Fio Dental – Por Que Você Deveria Usar Neste Instante?

Fio Dental - Por Que Você Deveria Usar Neste Instante?

A limpeza dos dentes é um cuidado básico ensinado desde que somos pequenos. É uma necessidade comum na vida de todos, mas um detalhe que muitas vezes nos esquecemos é a respeito do fio dental.

I) 2 Razões para usar fio dental neste instante

1) Alcança áreas em que a escova não alcança

De acordo com o ortodontista Bruno Castilhos, o fio dental é necessário pois ele alcança áreas em que a escova de dentes não atinge. “Entre os dentes, onde tem a parte da gengiva, geralmente entra algum alimento e com a escova você não consegue alcançar essa região, e o uso do fio dental ele complementa a higienização”, afirma Castilhos.

Acabar com o zumbido no ouvido

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

2) Evita inflamaçôes de gengiva

O uso do fio dental pode muitas vezes evitar inflamações de gengiva que pode ocorrer devido ao acúmulo de alimentos gera, consequentemente, o surgimento de bactérias que se alimentam desse substrato, dando espaço para a doença da gengiva (periodontal). Além disso, também pode evitar a cárie.

Segundo o ortodontista o ideal é utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. “Para uma maior eficiência seria interessante utilizá-lo uma vez de manhã e uma durante a noite, mas acabamos esquecendo, então o principal seria ao menos uma vez ao dia”, reforça.

Acabar com o zumbido no ouvido

Castilhos alerta que em alguns casos como quando a pessoa possui um processo de retração de gengiva, o fio não é indicado. O fio dental pode acabar agredindo ainda mais a gengiva caso não seja utilizado de maneira adequada, é preciso de uma indicação com relação ao fio ou a fita dental e com a força que é aplicada.

II) 5 Passos para usar o fio dental:

Fio Dental - Por Que Você Deveria Usar Neste Instante?

  1. Enrole um pedaço de fio dental ao redor dos dois dedos médios, deixando um espaço entre eles
  2. Segure o fio entre o dedo polegar e o indicador – de mãos diferentes-, e o introduza entre os dentes, de maneira leve e com sentidos para cima e para baixo.
  3. Use o fio ao redor das bases dos seus dentes, sem força-los para evitar algum possível machucado na gengiva
  4. Não utilize o mesmo trecho de fio dental em todos os dentes, use sempre um trecho de fio limpo em cada dente
  5. Ao retirar o fio entre do meio dos dentes faça movimentos para trás e para frente.