Nova Pirâmide Alimentar: Conheça os Principais Nutrientes de Cada Grupo!

Nova Pirâmide Alimentar: Conheça os Principais Nutrientes de Cada Grupo!

A pirâmide alimentar tem como função fornecer uma base para que cada pessoa elabore uma dieta equilibrada e variada, que englobe todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Cada parte que forma a pirâmide retrata um grupo de alimentos com a quantidade necessária por dia. O ideal é que se consuma alimentos de todos os grupos para que supra a necessidade que o nosso corpo tem de nutrientes.

No Brasil a primeira pirâmide criada foi no ano de 1999, que com o passar dos anos sofreu algumas alterações. Desde 2013, foram incluídos na dieta dos brasileiros alimentos mais saudáveis como arroz integral, óleos vegetais, folhas verde-escuras, , entre outros alimentos.

Agora o valor energético diário passa a ter 2000 , dividas em 6 vezes ao dia.

Outra mudança está na forma com que alguns alimentos foram distribuídos. Na base se encontra os alimentos que tem de ser consumidos em maior quantidade e no topo estão o grupo de alimentos que devem ser evitados. Mas note que carboidratos e gorduras se encontram nesse 2 grupos.

Grupos da Nova Pirâmide Alimentar

Base da pirâmide: O primeiro grupo da pirâmide não é formado por alimentos em si, mas por ações que promovem uma vida saudável. Exercícios físicos regulares e ingerir muita é primordial para o correto funcionamento do organismo, inclusive auxilia na absorção de nutrientes.

I) Alimentos energéticos

Grupo 1

Pão integral, arroz integral, batata, massa integral, mandioca, biscoito integral, farinha integral, aveia e quinoa. Óleos vegetais que possuem o bom (lipoproteína de alta densidade) como é o caso do azeite de oliva e do óleo de coco.

A) QUANTIDADE DE CONSUMO

Devem fazer parte de todas as refeições (6 vezes ao dia).

B) NUTRIENTES

  • Carboidratos complexos que são fontes de energia para o corpo.
  • Vitaminas do complexo B que evitam e tratam anemia, melhoram a pele e o nosso sistema imune.
  • Fibras dietéticas.

II) Alimentos reguladores

Grupo 2

Verduras e legumes: o que inclui , , repolho, folhas verdes escuras, cenoura, couve-flor e .

Grupo 3

Frutas: banana, maça, laranja, morango, entre outros.

A) QUANTIDADE DE CONSUMO

3 porções variadas por dia.

B) NUTRIENTES

  • Fibra que ajuda no funcionamento correto do intestino e diminui o colesterol.
  • São ricos em água: ajuda a manter os órgãos hidratados.
  • Vitaminas: A, B (folato), C, D, E.
  • Minerais: , , fósforo.
  • Fitonutrientes: como a clorofila responsável por limpar e oxigenar o sangue.
  • Antioxidantes: que tratam e previnem doenças como câncer.
  • Possuem baixo teor de gordura e calorias.

III) Alimentos construtores

Grupo 4

Laticínios: leite, queijo e iogurte desnatados.

Grupo 5

Carnes e ovos: carne vermelha magra, frango, peixes (principalmente salmão e sardinha) e .

Grupo 6

Feijões e leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja e castanhas.

A) QUANTIDADE DE CONSUMO

Laticínios: 3 porções por dia

Carnes, feijões e leguminosas: 1 porção diária

B) NUTRIENTES

  • Laticínios: minerais como que ajudam na formação dos ossos e tecidos, potássio, que é essencial para o bom funcionamento do metabolismo, , gordura e açúcares que fornecem energia ao corpo.
  • Carne e ovos: animal que auxilia na formação de músculos e ossos, gordura boa, antioxidantes capazes de eliminar os radicais livres,
  • Feijões e leguminosas: fibra, proteína vegetal, do complexo B (folato), minerais como ferro, selênio e zinco.

IV) Alimentos energéticos extras

Grupo 7

Gorduras, açúcares e carboidratos.

A) QUANTIDADE DE CONSUMO

A quantidade fica a critério de cada um, porém devem ser consumidos com moderação devido há grandes quantidades de calorias.

B) NUTRIENTES

  • Vitamina E que combate os efeitos causados pelo estresse.
  • Ácidos graxos essenciais.
  • Carboidratos que fornecem energia.

Fontes:

http://healthyeating.sfgate.com/six-food-groups-nutrients-5955.html

http://healthy-kids.com.au/food-nutrition/5-food-groups/

Equipe Biosom

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