Diversos afazeres do dia a dia, incluindo trabalhos, estudos e outros compromissos, nos impedem até de ter uma alimentação saudável, o que é o primordial para uma vida com saúde, quem dirá conseguir tempo para organizar a casa? O tempo parece cada vez menor para dedicar à sua , não é? Os cuidados com a casa muitas vezes parecem tomar um tempo maior do que temos. Mas saiba que conseguir organizar a casa é uma tarefa importantíssima para o bem estar e produtividade.

Marie Kondo, guru da organização, é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time. Ela lançou diversos livros especializados em organização. Grande parte desses livros logo viraram best seller. Nos baseamos em suas dicas e listamos dez principais para você. Veja a seguir.

Veja as 10 Dicas Incríveis para Organizar a Casa

1 – Faça um cronograma

organizar a casa 1
É importante começar de algum lugar. Obviamente, a casa não fica organizada sozinha e nem de uma hora para outra. Mas organizar começa com pequenos passos. Dedique alguns minutos e realize um cronograma de tudo que precisa ser feito no seu lar, e dedique algumas horas para isso.

2 – Doe o que não precisa

organizar a casa 1

Parece fácil, mas não é. A maioria das pessoas deixa inúmeros objetos que poderiam ser doados. Além de ajudar a quem precisa, é uma ótima dica para organizar a casa. Dê uma conferida no guarda-roupa, junte sapatos e brinquedos e entregue para alguém que fará um maior e melhor uso!

3 – Tire um dia para organizar cada cômodo

organizar a casa 1

Após realizar o cronograma, é importante concretizá-lo. Dedique um dia na semana para cada cômodo da casa. É importante não se distrair e passar mais tempo do que realmente precisa em algum lugar, já que você tem outras atividades para realizar durante o dia. Também é importante não passar muito tempo, pois você pode ficar enjoado de arrumar a casa.

4 – Divida tarefas

organizar a casa 4

A bagunça não aparece sozinha, certo? Na hora da arrumação, a família precisa estar unida. Além de ser um momento para estarem juntos, é importante a cooperação da família para que se estabeleça uma rotina saudável de organização na família.

5 – Utilize um cardápio semanal

organizar a casa cozinha

Anotar os cardápios que serão utilizados durante a semana é um bom passo para preparar as refeições e organizar sua cozinha. Uma boa ideia é anotar na primeira semana todas as refeições para que, nas próximas, você consiga organizar e lembrar todas as utilizadas.

6 – Livrem-se do que é lixo

organizar a casa 6

Em toda casa há aquela gaveta cheia de objetos que poderiam ir imediatamente para o lixo. Notas fiscais, manuais de produtos que não existem mais, comprovantes, meias que estão furadas, roupa íntima que não se usa mais… Jogar fora o que não é útil para você (e nem para ser doado) ajuda a organizar a casa.

7 – Não acumule tarefas

organizar a casa 7

Os cronogramas são importantes – como citamos em alguns itens – porque assim não é preciso acumular tantas tarefas. Lavar logo a louça que está na pia, jogar os papéis que não são mais úteis fora ajuda a organizar a casa.

8 – Faça um cronograma de limpeza

organizar a casa 8

Assim como o cronograma de alimentação, o de limpeza ajuda a determinar uma rotina de limpeza. Esta dica é incrível, principalmente, para as pessoas que trabalham o dia todo fora e que possuem pouco tempo para cuidar da casa.

9 – Verifique os pontos de bagunça

organizar a casa 9

Toda casa possui o cantinho da bagunça. As vezes, mais de um cantinho. Mapear os locais que são mais difíceis de organizar ajuda a evitar as possíveis desorganizações. Se, mesmo assim, elas continuarem a ocorrer, o mapeio ajuda a organizar de maneira mais rápida.

10 – Não tenha medo da rotina

organizar a casa 10

É preciso adequar o nosso cérebro para as mudanças. E se adequar em uma rotina de arrumação é realmente um grande desafio, mas será necessário mudar sua rotina, se o seu objetivo é manter a casa organizada. Ou seja, criar novos hábitos.

Para criar um novo habito, neurocientistas afirmam que é preciso repetir o ato por 21 vezes consecutivas. Por isso, procure investir na arrumação todos os dias, para se acostumar com isso e depois irá fazer naturalmente.

Será preciso disposição, para isso, escrevi também o artigo Como adquirir disposição em apenas 5 minutos. Confira e comece hoje mesmo.

Veja este vídeo com dicas da Marie kondo, você pode usar legendas automáticas em português (3:16)

Fonte

http://www.realsimple.com/home-organizing/organizing/marie-kondo-organizational-tips-for-kids-room

http://www.vogue.com/13394333/marie-kondo-closet-organizing-cleaning-konmari-spark-joy/

http://www.today.com/series/one-small-thing/life-changing-magic-tidying-testing-marie-kondos-method-t21356

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br