Perda auditiva pode mudar a personalidade de idosos

personalidade de idosos

Lidar com a perda de audição pode ser muito complicado, podendo desencadear até mudanças de personalidade dos idosos. Esta foi uma das conclusões de um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Gothenburg, na Suécia, comprovou.

Os pesquisadores analisaram 400 pessoas com idade entre 80 e 98 anos durante um período de seis anos. A cada dois anos, foram avaliadas as condições físicas e mentais dos indivíduos, bem como os aspectos de personalidade, como extroversão, que mostra se a pessoa tem facilidade em socializar com outras pessoas e estabilidade emocional.

Os resultados da pesquisa mostraram que os participantes mantiveram sua estabilidade emocional constante durante o período da análise, apesar de terem se tornado cada vez mais antissociais e introvertidos.

Curiosamente, os pesquisadores não conseguiram fazer uma ligação entre as mudanças observadas e as deficiências físicas e cognitivas ou dificuldades relacionadas à idade. O único fator que poderia estar ligado à introversão e falta de socialização foi a perda auditiva. Portanto, a conclusão foi a de que o isolamento social é causado pela queda na qualidade de percepção da interação social.

Acabar com o zumbido no ouvido

A ligação entre a personalidade de idosos com a perda auditiva

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

personalidade de idosos

A ligação entre a perda auditiva e o retraimento social constitui uma ameaça potencial para o bem-estar das pessoas mais velhas. O estudo mostra a importância de reconhecer e tratar a perda de audição entre os idosos e, ainda mais importante, prevenir a perda de audição.

 

Acabar com o zumbido no ouvido

Fontes:

http://www.news-medical.net/news/20140401/Hearing-loss-linked-to-personality-changes-in-older-adults.aspx

http://www.epilife.sahlgrenska.gu.se/news-events/?contentId=1211106