10 Razões pelas quais Você Deveria Chorar Quando Estiver com Vontade

10 Razões pelas quais Você Deveria Chorar Quando Estiver com Vontade

Chorar faz bem, acredite.  Os monges budistas acreditam que chorar purifica a alma.

Seja qual for a razão, ou o tipo de lágrima, chorar é uma poderosa linguagem não verbal, ato de chorar tem uma série de benefícios para o nosso corpo e a nossa mente. 

Choramos  por diversos motivos,alegria, alívio, tristeza, frustração, dor física ou emocional ou até quando nos sentimos realizados, não importa o motivo chorar faz bem á saúde, vamos á eles!

Veja Abaixo as 10 Razões pelas quais Você Deveria Chorar Quando Estiver com Vontade:

10 Razões pelas quais Você Deveria Chorar Quando Estiver com Vontade

1- Alivio do stress e da tensão

Chorar alivia a tensão do sistema nervoso, quando estamos com raiva, nervosos ou tensos o corpo reage deixando os músculos enrigecidos, o coração acelerado e a respiração curta e ofegante, quando você tem uma crise de choro, o corpo fica completamente relaxado,  ocorre a diminuição da frequência cardíaca e faz a respiração voltar ao ritmo normal. Em consequência, seu corpo todo relaxa, aliviando a ansiedade que estava. 

2- Melhora o humor

Quando dizemos a palavra chorar logo pensamos em tristeza, pois ela nos remete lembranças de dor e sofrimento. O choro quando não liberado pode transformar psicologicamente, deixando-nos com um mau humor insuportável. Quando você chora o nosso estado emocional entram em equilíbrio. 

Acabar com o zumbido no ouvido

3- Chorar melhora a visão

As lágrimas tem em sua composição água, sais minerais, proteínas e gordura, sua principal função é garantir a lubrificação dos olhos, e mantê-lo limpo e protegido de lesões decorrentes de micro-organismos e sujeira.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Existem algumas doenças provocadas pela falta de lágrimas, uma delas é a síndrome do olho seco, que leva ao ressecamento dos olhos, provocando vermelhidão, coceira e ardor, em caso mais avançado ocorre até mesmo a dificuldade de movimentar as pálpebras, outro problema é a obstrução das vias lacrimais que faz com que a pessoa pareça estar chorando o tempo todo, as pálpebras fiquem vermelhas e inchadas e os olhos não param de lacrimejar.

As lágrimas fazem com que tenhamos uma visão de qualidade pois eliminam com rapidez determinadas bactérias, através do fluido Lisozima, que combate germes e muitas outras doenças. 

4- As lágrimas eliminam toxinas

O estresse é um dos maiores causadores de toxinas acumulados no nosso corpo. Chorar ajudará a eliminar as toximas porque elas têm capacidade de matar as bactérias e germes causadores de gripe e resfriado.

5- Recupera a função digestiva

Quando uma pessoa está muito nervosa, ela pode sentir um mal estar; consequentemente, causando vômito, perda de apetite ou crises de diarreia. Chorar faz com que o nosso corpo a retome o processo de digestão, aliviando estes sintomas, pois regula a pressão e alivia a tensão. 

6- Limpeza do nariz

Você provavelmente deve ter visto algumas pessoas com o nariz escorrendo quando eles choram. Isso nada mais é do que lágrimas, acredite, as lágrimas são produzidas constantemente e são lançadas pelas glândulas lacrimais na superfície dos olhos , lá elas são drenadas e levadas por um  canal chamado de via lacrimal ou duto lacrimal que vai dos olhos até o nariz, depois de passar pelo nariz vão para a garganta, quando há  acúmulo de muco no nariz, as lágrimas ajudam a soltá-lo e ajudam a manter a limpeza do nariz. 

7- Chorar mostra que você precisa de ajuda

As vezes queremos passar a imagem de que somos fortes e em momentos da vida aguentamos o choro. Reprimir nossas emoções, como estresse, depressão e angústia podem provocar infarto e danificar certas áreas do cérebro. Ao chorar, você demonstra que precisa de ajuda e as pessoas te oferecerão ajuda.

 8- Faz bem para a saúde

Nos momentos de grande tristeza ou nervosismo, os níveis de hormônio chamado cortisol aumentam, enfraquecendo o nosso sistema imunológico. Isso deixa nosso corpo mais vulnerável a doenças como gripes, resfriados e faringites.

Acabar com o zumbido no ouvido

Quando choramos as lágrimas transportam o cortisol, eliminando as toxinas e protegendo o nosso organismo. 

9- Chorar faz as pessoas se sentirem mais confortáveis perto de você

Chorar é uma das expressões mais íntimas dos nossos sentimentos, chorar na frente de alguém, é algo muito íntimo, as lágrimas ajudam a criar uma conexão muito especial, uma conexão única, chorar é uma forma de pedir ajuda, mesmo que seja de maneira indireta, pessoas que te virem chorando vão saber que você é uma pessoa mais receptiva e vão se sentir mais confortáveis em procurar você quando estiverem enfrentando algum problema. 

10- Chorar ajuda sim. 

Certamente você já ouviu a frase “Pare de chorar, isso ão vai adiantar nada ou não vai resolver nada”, isso é um grande engano, ao chorar estimulamos a produção das endorfinas, que são hormônios capazes de aliviar a dor e promover uma sensação de bem-estar.

Todo choro tem algum benefício, quando choramos de tristeza passamos uma mensagem de desamparo, um pedido de ajuda o que faz com que sejamos atendidos em algum problema, choramos também em solidariedade ao outro, quando sentimos empatia pelo sofrimento de alguém, muitas vezes temos essa reação, e isso pode ajudar o outro a se sentir compreendido e amparado, como já vimos eliminamos toxinas e aumentamos a imunidade do corpo, aliviamos o stress e ficamos mais tranquilos. 

Talvez chorar não faça diferença no problema em si; contudo, ao aliviar um pouco suas emoções, você certamente ficará com os pensamentos mais tranquilos para encontrar uma saída. Portanto, se você sentir vontade, não tenha medo de chorar – somente os corajosos, que não têm medo de si mesmos, podem fazer isso!