10 Tipos de Dança para Emagrecer e Perder Barriga

10 Tipos de Dança que Ajudam a Emagrecer

Para quem quer emagrecer, cuidar da saúde e busca por algo diferente, saiba que existem diversos tipos de dança que contribuem com esses objetivos, muitas oferecidas em estúdios ou academias com profissionais capacitados.

Já pensou em combinar dança com emagrecimento? Perder peso é uma das maiores procuras das pessoas, seja por questões estéticas ou de saúde. Neste contexto, é fundamental não se esquecer de cuidar sempre da saúde.

Engana-se quem pensa que apenas musculação nas academias podem proporcionar a tonificação e perda de peso, hoje em dia, as opções são realmente variadas.  A seguir, veja os principais tipos de dança, descrições, os benefícios que oferecem e aproveite para escolher aquela que mais te agrade!

Confira Abaixo os 10 Tipos de Dança que Ajudam a Emagrecer em um Instante:

10 Tipos de Dança que Ajudam a Emagrecer

Fitdance

Trata-se de uma modalidade que surgiu nos últimos anos, que reúne passos descontraídos, em diversos tipos de ritmos, com movimentos de fácil assimilação. A didática, pode ser semelhante ao de outras danças, por exemplo, a zumba, que também tem ganhado grande espaço. O Fitdance é voltado essencialmente para a diversão, porém, dependendo da intensidade dos passos e de cada aula, é possível ajudar na perda de peso.

Samba de gafieira

O samba de gafieira é uma modalidade em que em torno de uma hora, a queima calórica pode chegar em cerca de 600 calorias. É um ritmo estimulante, que trabalha bem os músculos do corpo, principalmente as pernas. Ainda mais, ajuda a tonificar o abdômen, que também é muito trabalhado por causa dos passos praticados.

Aponta-se que o samba de gafieira tenha origens que contam desde os batuques africanos, com o samba de raiz. O sangue de gafieira propriamente dito, se firmou na década de 1940 e tem sua origem relacionada aos subúrbios e zonas portuárias no Rio de Janeiro. Naturalmente, ao longo dos anos, a dança sofreu algumas mudanças, principalmente em relação aos passos praticados, com características do tango, rock, maxixe, entre outros ritmos.

Zumba

A Zumba é um tipo de dança que ganhou grande popularidade nas academias nos últimos anos. O motivo? Além de proporcionar o emagrecimento, o exercício aeróbico mistura diversos ritmos nas aulas, por exemplo, merengue, mambo e sala. Aponta-se que em uma aula completa da modalidade, que conta com aproximadamente 45 minutos, é possível perder de 600 a 1000 calorias. No entanto, claramente isso dependerá da intensidade da aula e movimentos realizados.

Dança do ventre

Algumas pessoas acreditam que a dança do ventre causa flacidez na barriga, porém, é importante citar que isso não passa de um mito. Quando a postura e movimentação durante a dança é correta, a modalidade torna-se capaz de ajudar na perda de peso, enrijecer a barriga e definir o abdômen.

Acabar com o zumbido no ouvido

Embora algumas divergências apareçam em torno de suas origens, uma das principais raízes relacionada com a Dança do Ventre, é a oriental. Os movimentos geralmente são ondulatórios, desenvolvidos com batidas no quadril, entre outras formas de se movimentar que ajudam a trabalhar o corpo todo.

Balé

Comumente o fato de o balé ser categorizado como uma dança clássica, a associação desse tipo de dança com a perda de peso é deixada de lado. No entanto, trata-se de uma modalidade que exige precisão, concentração e dedicação. Todo esse conjunto resulta não apenas no aprendizado, mas na tonificação de músculos do corpo e contribui com a perda de peso.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Algumas crianças praticam balé e geralmente param ao seguir para outras escolas, entre razões diferentes. Às vezes, após crescerem, podem achar que não é possível retornar. No entanto, para os jovens e adultos que desejam praticar, é possível encontrar orientações precisas e profissionais capacitados em diversas escolas de música. Basta procurar um lugar de confiança.

Hip-hop

Essa é uma modalidade muito dinâmica, com movimentos sincronizados e geralmente intensos. Suas técnicas são muito utilizadas também para perder peso e tonificação muscular, já que os movimentos trabalham o corpo como um todo, principalmente os membros inferiores, como os glúteos e panturrilhas. Existem diversos grupos que praticam essa modalidade, para encontrar orientações profissionais, busque por uma escola de música ou centros culturais que contam com professores capacitados.

Pole Dance

Os movimentos praticados no pole dance, proporcionam a tonificação dos músculos, melhora da flexibilidade e queima calórica de aproximadamente 500 calorias em cada aula. A modalidade refere-se a um conjunto de misturas, que envolvem movimentos do balé, dança moderna e de ginástica. Algumas pessoas podem julgar de forma equivocada esse tipo de dança, porém, o pole dança pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e bem-estar! Além de ser, assim como diversas formas de dança neste artigo, uma experiência inovadora.

Salsa

A salsa movimenta o corpo todo, principalmente os membros inferiores, proporcionando melhoras na flexibilidade e na tonificação muscular. Com sensualidade, intensidade e diversão, é possível obter a queima de aproximadamente 594 calorias a cada hora da aula, dependendo da intensidade dos exercícios realizados.

Jazz

O jazz é um estilo musical que reúne origens populares, como a dança contemporânea, danças africanas e até mesmo o balé. Aponta-se que em uma aula, é possível ter uma perda calórica de cerca de 500 calorias. Todas as partes do corpo são trabalhadas, dependendo da intensidade dos movimentos praticados em cada aula.  Não se esqueça de contar com um profissional capacitado e um lugar de confiança. Apesar de o jazz ter sofrido diversas influências e mudanças ao longo do tempo, em diversos locais é possível encontrar formas mais tradicionais do ritmo.

Bolero

No bolero, o corpo todo acaba entrando na dança. Dessa forma, com aproximadamente uma hora de aula, é possível perder em torno de 350 calorias. Acredita-se que tenha raízes essencialmente espanholas com influências de vários outros locais. Com o passar do tempo, o bolero evoluiu de maneiras distintas com as influências locais presentes em cada país, mas de forma geral, ainda possui características românticas, sensuais e atualmente seus passos são mais ritmados e rápidos.

Tango

O tango tem a sensualidade e a elegância como duas características muito fortes. No entanto, a modalidade não se resume a apenas isso, com aproximadamente uma hora da dança, é possível eliminar em torno de 474 calorias, além de ajudar no fortalecimento corporal e na postura. A dança promove o bem- estar e pode contribuir de forma significativa para vencer a timidez, já que é realizada geralmente em duplas.

Sertanejo

Acredita-se que em uma hora de aula dessa famosa modalidade, é possível perder em torno de 350 calorias. Diversas academias oferecem aulas semanais, basta procurar uma em que se sinta confortável e atenda adequadamente às suas necessidades. O sertanejo é um ritmo que sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, hoje em dia, o de maior fama e ensinado em várias academias é o sertanejo universitário, porém, ainda é possível encontrar artistas, fãs e aulas voltadas para o sertanejo mais antigo.

Zouk

Aponta-se que a origem do Zouk esteja ligada com o Caribe e antigas colônias francesas das regiões de Guadalupe e Martinica. Essa modalidade que se caracteriza pelas batidas fortes, é praticada principalmente no Norte do Brasil. No entanto, em academias de diversas regiões é possível encontrar aulas para movimentar o corpo, se divertir com sua turma de dança e emagrecer. Acredita-se que a cada aula, com duração média de uma hora, é possível ter queima de até 600 calorias, além de se divertir com esse ritmo animado!

Forró

O forró é um ritmo animado, com forte presença no Nordeste, entre outras regiões. Acredita-se que a cada hora praticando essa modalidade, é possível eliminar 400 calorias. A dança também é chamada de arrasta-pé, e apesar de ter sofrido algumas mudanças no que diz respeito aos passos, continua animada e sendo tradicionalmente dançada em vários locais, principalmente em festas juninas e outras festas mais típicas.

Acabar com o zumbido no ouvido

Dança contemporânea

A dança contemporânea exige mais esforço, pois trabalha a flexibilidade e força muscular. Apesar de exigir tanto esforço, dependendo dos movimentos escolhidos, é capaz de fazer emocionar, pois em diversas combinações, passa leveza, entre outras emoções.  É um gênero essencialmente teatral, que conquistou diversos locais ao redor do mundo. Aponta-se que em torno de uma hora da aula, é possível queimar 450 calorias, além de promover o relaxamento e benefícios para o corpo todo.

Conforme foi visto neste artigo, uma das partes mais importantes das danças para emagrecer, é que são tantas possibilidades que cada um pode encontrar a que prefere e mais se diverte. A quantidade de calorias perdidas, claramente, depende da altura, peso e ritmo escolhido.

Outro grande benefício além da diversão e queima calórica, é a possibilidade de melhorar a sociabilidade e a memória, em especial quando se leva em consideração que grande parte das aulas são dinâmicas, com a formação de pares e ajudam as pessoas a perder a timidez.

A forma como as aulas são desenvolvidas também pode variar de acordo com cada ritmo e instrutores. Algumas academias oferecem pacotes com mais de um tipo de dança semanalmente, por isso, é indispensável buscar a opção mais adequada para se divertir, perder peso e cuidar da sua saúde!

Dicas

É iniciante no universo da dança? Deseja emagrecer aproveitando essa área? Confira algumas dicas simples, mas poderosas que podem te ajudar a perder peso dançando, com segurança, diversão e conforto!

Priorize o conforto

Ao praticar dança, assim como qualquer outro tipo de exercício físico, busque estar vestido adequadamente, afinal, as roupas e calçados errados podem te prejudicar durante as aulas. Os calçados devem ser bem escolhidos, pois dependendo do ritmo, podem causar grandes dores e desconfortos se forem escolhidos errados.

Escolha bem o seu ritmo

É fundamental escolher um ritmo que se identifique e que te ajude a alcançar seus objetivos. Afinal, ter aulas de uma modalidade em que não se sente bem praticando, pode ser realmente incômodo, levando até mesmo à desistência das aulas.

Opte por um lugar de confiança

Neste artigo já foi citada a importância de escolher adequadamente o local para ter as aulas, seja uma academia de dança, aulas particulares ou em uma academia. No entanto, não se esqueça de conferir o conteúdo programático, os recursos oferecidos, horários, pacotes oferecidos e os instrutores.