Qual é o Volume Máximo que o Ser Humano Aguenta?

Volume-máximo

O volume máximo que o ouvido humano aguenta sem sofrer danos:

  • 8 horas de ruídos a 85 decibéis
  • 4 horas a 90 decibéis
  • 2 horas a 95 decibéis
  • 45 minutos a 100 decibéis
  • 30 minutos a 105 decibéis
  • 15 minutos a 110 decibéis
  • 7 minutos a 115 decibéis.
  • A partir de 125/130 decibéis pode causar sensibilidade, dor e pode ocorrer, em casos graves, rompimento do tímpano.

Atualmente, nem os mais jovens conseguem escapar dos temidos problemas de audição, pois seu modo de vida tem grande influência neste problema. Trânsito, bares, baladas e o uso de aparelhos de mp3 aumentam o risco de desenvolvimento de perda auditiva precocemente. Essa exposição intensa aos ruídos é prejudicial à saúde dos jovens.

A perda de audição pode acontecer com o envelhecimento natural, cerca de 30% das pessoas entre 60 e 75 anos de idade sofrem de algum grau de perda auditiva. Como a perda é gradual, a pessoa demora para saber que está perdendo a audição.

Para evitar ou tardar a perda auditiva é bom que evite ambientes com volume máximo. Se o seu trabalho faz com que você conviva diariamente com alto nível de ruído, use um protetor auricular.

1) Um software que poderá prevenir a sua audição para o resto da sua vida. 

Você deve estar se perguntando como que um software pode proteger a nossa audição. A Coreia desenvolveu um software chamado Hearing Guardian, que testa os níveis de frequência da sua audição de uma maneira bem simples.

Depois que o software testa a sua audição pelas faixas de frequência, o programa gera o sinal na faixa de frequência que está com problema. Depois de algumas semanas de uso, você poderá sentir uma melhora notável na sua audição. Você poderá entrar no website www.biosom.com.br e baixar diretamente no seu computador.

Veja este vídeo que mostra como que funciona o software Hearing Guardian (3:17):

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Mas qual será o volume máximo de barulho que conseguiríamos suportar?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

volume máximo

O limiar da dor, ou seja, o ponto entre o suportável e o insuportável, é por volta dos 120 dB. Para se ter ideia, um show de rock bem alto chega a 130 dB. É o mesmo nível de som de um motor a jato.

Quanto mais alto, mais problemas à saúde. Veja abaixo implicações causadas por cada nível de volume acima do limiar da dor:

  • 135 dB: a vibração faz o ar ficar menos presente.
  • 140 dB: a garganta e cordas vocais começam a vibrar.
  • 142 dB: começamos a sentir trancos no peito. Como socos.
  • 148 dB: a vibração pelo corpo todo fica desconfortável e dolorosa.
  • 150 dB: Surge uma sensação de pressão sobre o corpo, como embaixo d’água.
  • 155 dB: A expansão e compressão da vibração é sentida bem no interior do corpo.
  • 158 dB: A vibração fica mais violenta e causa náusea.
  • 190 dB: Os tímpanos são rompidos.
  • 198 dB: A pancada do choque de onda sonora é tão forte que causa a morte.

Logo, o volume máximo que o ser humano consegue ouvir é inferior a 198 db. No entanto, o volume máximo saudável não deve chegar aos 120 db.

2) A Força do Som

O vídeo acima é um trecho da primeira cena do filme De Volta Para o Futuro, onde Marty McFly utiliza um amplificador gigante, o qual é chamado de CRM 114, e aumenta o volume ao máximo de tal maneira que quando o áudio é produzido, a onda sonora é tão poderosa que lança o personagem para o fundo da sala.

Acabar com o zumbido no ouvido

Uma notícia nada boa. A onda sonora dessa magnitude iria atravessar o corpo, de uma maneira tão violenta, que danificaria consideravelmente os órgãos internos, podendo causar a morte.

Nem o volume máximo do nosso cotidiano chega a este nível de perigo, mas representam perigo para a audição. Por isso, previna-se não ouvindo música alta e proteja-se com o software Hearing Guardian, o único com uma tecnologia capaz de preservar através de condicionamento sonoro. Visite este website para baixar o software www.biosom.com.br

3) Veja abaixo o limite de tempo que pode ser exposto aos volumes

volume maximo e tempo ouvir som alto

No infográfico abaixo você poderá ver o nível de decibel de alguns sons. volume máximo

Fonte:

http://www.noiseaddicts.com/2008/09/loudest-speaker-in-the-world/