Como Ler Mais Rápido Lembrando Tudo?

Como ler mais rápido? Não é de hoje que há uma procura por métodos ou formulas que agilizem a leitura, afinal estamos no século XXI e o que mais as pessoas procuram é rapidez e agilidade, seja na leitura ou em qualquer coisa que façam.

E ler demanda tempo, por isso as pessoas desejam realizar essa atividade rapidamente, seja para ler mais livros em um curto espaço de tempo e evitar o acumulo dos não-lidos (que é o meu caso), ou por estarem atoladas de livros que precisam ser lidos para a faculdade/escola por causa de alguma avaliação, ou pelo simples desejo de ler rápido mesmo.

Enfim, saiba que você não está só, muitos leitores compartilham desse mesmo sentimento, sempre ficamos com aquela sensação de que poderíamos ter lido mais, mesmo depois de muitas horas dedicadas a leitura.

Pois então, nesse artigo você conhecerá algumas técnicas bastante efetivas que podem lhe ajudar, isso serve não só para leitores de livros, mas sim para leitores no geral, aplique-as no seu dia-a-dia e verá o resultado, garanto que você vai ler o dobro ou até mais do que lia antes.

Veja estas 6 dicas incríveis para você ler mais rápido e entender tudo!

Como Ler Mais Rápido Lembrando Tudo?

1) Leve sua atual leitura para qualquer lugar

Sabe aquela fila do banco em que geralmente você passa horas sem fazer absolutamente nada? Ou quando pega o transporte público, e bate aquele tédio pois não há nada para fazer durante o trajeto, além de ficar esperando chegar no destino desejado? Então! Talvez a leitura possa trazer um pouco de entretenimento para essas ocasiões, além do mais, você irá aproveitar essas horas em que geralmente não se faz nada, para dar um gás na leitura.

Resumindo, leia em qualquer hora vaga que surgir durante o dia: quando sobrar aquele tempinho no horário de almoço, em qualquer fila, ou até mesmo andando – acredite, já me deparei com pessoas que conseguem andar e ler ao mesmo tempo, incrível! – Mas claro, tome cuidado.

2) Crie ou participe de um grupo de leitura

Ler em conjunto o mesmo livro com pessoas ou amigos, sempre serve de motivação e isso fará com que você procure ler mais rápido. Pois nesses grupos de leitura geralmente há uma data para terminar o livro, para que todos possam discutir juntos a respeito do final e partes acharam interessantes. É uma experiência muito boa, tanto para estimular a leitura quanto para interagir com pessoas novas e compartilhar opiniões.

3) Acompanhe a leitura com o dedo indicador

Pode até parecer bobo, mas não é, esse método é conhecido como “ponteiro” e com certeza irá ajudar você a aumentar seu ritmo de leitura. Basta acompanhar a leitura com o indicador, quanto mais rápido o dedo for, mais rápido a leitura irá fluir.

Acabar com o zumbido no ouvido

Isso ocorre, pois, ao ler, o olho não se atenta a uma só palavra, mas tudo que a rodeia, ao apontar você estará auxiliando o olhar para um ponto especifico e consequentemente focalizará as palavras conforme a leitura. Experimente! Comece por ler artigo!

4) Livre-se da vocalização e da subvocalização

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Caso você tenha o hábito de mexer a boca e os lábios enquanto lê na forma sonora da palavra, ou simplesmente ouve sua voz mentalmente durante a leitura, saiba que esses costumes são bastante comuns, afinal quando crianças aprendemos a ler com o acompanhamento da voz, mas isso prejudica consideravelmente o ritmo da leitura.

É uma grande pedra no sapato para quem procura uma leitura mais dinâmica, pois o cérebro e o olhar são bem mais rápidos que os movimentos, ou seja, eles capitam e assimilam as palavras antes mesmo que você consiga pronuncia-las. O hábito da vocalização e da subvocalização servirá apenas para você ficar preso na fala ou na mentalização dela, e não lhe ajudará em nada.

Então para acabar com essa “mania”, basta acelerar um pouco o ritmo enquanto lê, logo perderá esse hábito naturalmente, pois você não terá tempo para formular a voz. Criar uma distração também pode ajudar, como contar do 1 ao 5 suscetivelmente enquanto lê, ou simplesmente aplique a técnica do “ponteiro” que citei anteriormente, pois ela também pode ajudar.

No começo pode ser difícil, até mesmo causar um estranhamento por não conseguir assimilar inteiramente o que lê, mas saiba que é apenas questão de prática. Esse método é o mais aconselhável para se adquirir uma leitura mais dinâmica.

5) Agrupe as palavras

Somos acostumados a ler uma palavra por vez para entendermos o significado de uma frase, e nem preciso dizer que isso também reduz a velocidade da leitura. Mas aí você me pergunta: Tem outro jeito de ler a não ser esse? Tem sim, e é mais simples do que imaginamos.

A técnica consiste em agrupar três ou quatro palavras em um relance durante a leitura ao invés de lê-las individualmente. O melhor de tudo é que isso não vai prejudicar sua compreensão.

Isso se explica pelo simples fato de o cérebro conseguir assimilar palavras sem necessariamente precisar lê-las. As letras podem até mesmo estarem embaralhadas, mesmo assim conseguiremos ler desde que a primeira e a última letra estejam no lugar correto. Incrível não?

6) Utilize metas

As metas sempre funcionam, basta ter força de vontade e persistência para cumpri-las, então estipule um número de páginas a serem lidas diariamente, ou até mesmo um número de livros a serem lidos durante o mês.

Você pode se desafiar e acabar colocando um número auto, ou se manter na zona de conforto, o importante mesmo é procurar ler todo o dia. Então deixe a preguiça de lado, afinal você quer ler rápido ou não?

Acabar com o zumbido no ouvido

 

Espero que essas dicas tenham ajudado, e não deixe de conferir esse vídeo que explica um pouco mais sobre o tema (6:25):

 

Fonte:

http://lifehacker.com/5973158/can-i-learn-to-read-faster-and-get-through-my-backlog-of-books

http://thinksimplenow.com/productivity/7-keys-to-reading-faster/

 


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br