Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

barulho-som-ruido

Já comentamos aqui como poluição sonora pode danificar a audição. Som alto, barulho da cidade e ruídos constantes que somos submetidos diariamente, sobrecarregam a audição, o que torna necessário cuidados específicos. Mas você sabe qual é a diferença entre som, barulho e ruído? Descubra abaixo!

Som

Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

Todo fenômeno sonoro está relacionado à vibração de um objeto em um meio mecânico. Como um diapasão (objeto) vibrando no ar (meio mecânico). Sendo assim, o som é a onda resultante dessa vibração.

Ondas podem ter, ou não, periodicidade. Quando existe periodicidade entre duas ondas, temos harmonia. Quando as ondas não combinam acerca de seus períodos, temos dissonância .

Ruído

Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

Após entender o que é o som e como funcionam as ondas, podemos dizer que ruído é a ausência de periodicidade das ondas sonoras.

Suas frequências e componentes não possuem relações harmônicas. Quando essa dissonância bate no ouvido, gera uma sensação de desconforto. Quanto mais dissonante, maior a estranheza. Vale pensar que, embora dissonante, a estranha possa se dar por um processo cultural.

Acabar com o zumbido no ouvido

Barulho

Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Já o barulho não deve ser confundido com ruído. Ruído, como vimos, está relacionado a física. Independe do receptor. A aceitação desse ruído pode ser uma questão cultural. Porém, barulho trata-se de uma opinião pessoal. Chamamos de barulho qualquer tipo de som indesejável.

Mesmo uma música erudita, repleta de harmonia e periodicidade, pode ser considerada um barulho para alguns. Principalmente se estiver em alto volume a ponto de prejudicar a audição.

Vamos agora entender mais sobre frequência. Sons variam muito em suas características. Sons simples como tons puros contém um componente de freqüência única, enquanto sons complexos como a fala ou ruído consiste de componentes de várias frequências. A maioria dos sons do cotidiano que ouvimos são sons complexos.

Frequência

frequência-som Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

A frequência de um som é o número de ciclos de uma onda de som em um segundo. A unidade de medição é hertz (Hz).

A frequência de um som aumenta à medida que o número de ciclos por segundo aumenta. Vibrações entre 20 e 20.000 ciclos por segundo são interpretados como som por um indivíduo saudável. Um som agudo poderia ser uma flauta piccolo ou um pássaro cantando. Sons graves poderiam ser ouvido de uma longa distância como a do trovão ou tons de uma guitarra baixo.

Decibel (dB)

decibél-db-som-frequência Entenda a Diferença entre Som, Barulho e Ruído

Acabar com o zumbido no ouvido

O termo dB (decibéis) e a escala dB é utilizado em todo o mundo para a medição dos níveis sonoros. A escala de decibéis é uma escala logarítmica, onde uma duplicação da pressão do som corresponde a um aumento de 6 dB.

É muito importante entender que ‘dB’ tem significados diferentes e não é um valor fixo como o volt. O valor de um dB depende do contexto em que é usado.

É muito frequente a pressão do som ser expresso em dB SPL, onde o som mais fraco detectado por uma pessoa com audição normal é de 1000 Hz ou em dB HL que corresponde ao limiar de audição normal de um som específico (por exemplo, a partir de 125 Hz a 8000 Hz) , 0 dB SPL e 0 dB HL, portanto, não são o mesmo.

Exemplos de intensidades diferentes de som expressados em dB (HL)

  • 180 dB: Foguete na descolagem
  • 140 dB: Motor de um avião na decolagem
  • 120 dB: A banda de rock
  • 110 dB: Barulho de trovão
  • 90 dB: Trânsito da cidade
  • 80 dB: Rádio Alto
  • 60 dB: Conversa ordinária
  • 30 dB: Sussurro muito suave
  •   0 dB: Som mais suave que uma pessoa pode ouvir

Fontes:

http://www.hear-it.org/what-db-and-frequency