O cérebro e as funções do ouvido esquerdo e direito

as funções do ouvido

Você sabia que as funções do ouvido esquerdo e direito são diferentes? Eles processam sons diferentes, devido à divisão do cérebro: hemisfério direito e esquerdo. Os hemisférios do cérebro controlam o lado contrário do corpo, ou seja, o hemisfério esquerdo é ligado ao ouvido direito e o hemisfério direito ao ouvido esquerdo.

Em nosso cérebro, ambos os hemisférios trabalham em conjunto para a realização de todas as tarefas. Porém, no que se refere ao som, os cientistas dizem que seu hemisfério esquerdo é melhor em processar informações verbais, enquanto o direito em processar informações não verbais (músicas).

Segundo os estudos de especialistas da Universidade da Califórnia, o ouvido esquerdo consegue captar melhor os sons musicais e frases com conteúdos emocionais. O ouvido direito capta melhor frases com conteúdos lógicos.  O ouvido direito dos homens é mais ativo, porque os homens usam mais o lado esquerdo do cérebro.  Já o das mulheres é esquerdo, que usam mais o lado direito do cérebro.

O processo auditivo do ser humano, ocorre primeiramente no ouvido e depois é encaminhado ao hemisfério correto. Graças ao funcionamento simultâneo dos hemisférios, conseguimos ter uma conversa. O hemisfério esquerdo faz a produção do discurso, enquanto o hemisfério direito processa o tom que vai ser dito.

Acabar com o zumbido no ouvido

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Sendo assim, quando quiser que alguém te entenda melhor, fale do lado direito dessa pessoa. E quando quiser entender melhor aquela música que está tocando baixinha, preste atenção usando seu ouvido esquerdo. Certamente, segundo os cientistas, isso irá fazer uma diferença.

Exemplos sobre o cérebro e as funções do ouvido

as funções do ouvido

  • As funções do ouvido e a percepção da linguagem estão diretamente interligadas com o cérebro. Portanto podemos dizer que ouvimos pelo cérebro e não simplesmente pelos ouvidos.
  • O cérebro usa o som de ambas orelhas para determinar a distância e a direção do som.
  • Os hemisférios de cérebro, embora tenha sua própria funcionalidade, trabalha simultaneamente fazendo inúmeras caminhos e conexões cerebrais. Cada hemisfério tem a sua função de receber, selecionar e perceber inúmeros estímulos que bombardeiam em milésimo de segundo.
  • A inter-conectividade entre os dois hemisférios e as funções dos ouvidos faz nós entendermos significados mais profundos na nossa comunicação.

 

Fontes:

http://cerebroemente.weebly.com/hemisfeacuterios-cerebrais.html

Acabar com o zumbido no ouvido

http://veja.abril.com.br/271004/p_076.html

http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8116321.stm