O que é Ilusão auditiva e como funciona?

ilusao auditiva
Quando uma árvore cai no meio da mata, e não existe absolutamente ninguém por perto, existe barulho quando ela bate no chão?
O mundo a nossa volta é moldado em função de nossas experiências ao longo da história. Sociólogos afirmam que nossos hábitos, seja qualquer um deles, são construídos de acordo com a cultura de cada sociedade.
Com nossos sentidos não é diferente. Aqui, iremos comentar especificamente da audição. A pergunta que inicia esse artigo, pode aparentar trazer um conceito filosófico. No entanto, a resposta envolve apenas física e biologia.

O que é barulho?

ilusão auditiva

Antes de tudo, barulho, envolve uma manifestação de desconforto diante um determinado som. Logo, para existir barulho, é necessário som. O que nos leva a conclusão óbvia que existir som, é necessário um receptor, no caso, um ouvido.
No artigo “Como funciona a audição“, é possível entender que o som só existe, quando nós o interpretamos assim. Antes disso, o que existe são apenas ondas que deslocam o ar à sua volta.
Como sabemos, os ouvidos são apenas receptores, nos ouvimos com o cérebro e nossa audição está suscetível a falhas. Pode ser uma questão da mente que, por exemplo, te faz ouvir seu celular tocar ou alguém chamar seu nome quando nenhuma dessas duas coisas aconteceram de fato.
Ou uma questão externa. Neste caso, as ondas e suas fontes de origem podem contribuir para isso ocasionando ilusão auditiva.

Ilusão auditiva

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

ilusão auditiva 2

Acabar com o zumbido no ouvido
Acabar com o zumbido no ouvido
Nosso cérebro interpreta as informações recebidas por nosso sistema auditivo que, por sua vez, trabalha com dois receptores: Ouvido esquerdo e direito.
Utilizando um sistema complexo, nosso cérebro consegue medir a mínima diferença do tempo que um som chega em um ouvido e em outro, assim, sabendo o que está no lado esquerdo ou direito.
Quando uma fonte de som consegue projetar um áudio que confunde esse sistema, acontece a ilusão auditiva.

Audio binaural

O áudio produzido com tal característica é chamado de “áudio binaural”. Ele traz a profundidade auditiva que temos no mundo real. A seção é equivalente a ver um filme 3D.
Ouvir um áudio comum e um binaural é como ver um vídeo comum e um 3D. Por isso, também é conhecido como áudio 3D.
Acima está um dos exemplos mais famosos de áudio binaural. Coloque os fones, aperte play e feche os olhos completamente.
Nossa audição é muito poderosa e precisa de cuidados. Veja mais sobre a audição e os cuidados devidos que podem ser tomados utilizando o software Hearing Guadian.