Quais são os Limites da Audição Humana?

Antes de saber os limites da audição humana, você precisa saber que o som é a propagação de uma onda gerada pelo deslocamento de um objeto em um meio material. Cada onda tem uma oscilação por segundo, e cada oscilação é conhecida como frequência. A medida da frequência, ou seja, quanto cada onda oscila por segundo, é medida pela unidade Hertz.

A audição humana consegue captar sons cujo as onda oscilam de 20 vezes por segundo a 20 mil vezes por segundo, ou seja, entre a faixa de 20 hertz a 20 mil hertz.

I) Como funciona a audição (Sistema Auditivo)?

cóclea_gif

Seus ouvidos são órgãos responsáveis pela audição que captam todos os sons ao seu redor e, em seguida, traduzem essa informação de uma forma que o seu cérebro possa entender. Uma das coisas mais notáveis desse processo é que ele é completamente mecânico. Seu senso de olfato, paladar e visão envolvem reações químicas, mas seu sistema auditivo é baseado unicamente em movimento físico.

Quando entender como funciona a audição (sistema auditivo), será fácil notar que suas orelhas são uma das partes mais incríveis do seu corpo! Para entender como seus ouvidos ouvem o som, primeiro você precisa entender o que é som.

O ouvido, órgão responsável pela audição é constituído de três partes:

  • Ouvido externo: capta o som e envia ao ouvido médio
  • Ouvido médio: constitui-se de três ossículos
  • Ouvido interno: é composto pela cóclea e pelo aparato vestibular

Quando algo vibra na atmosfera, move as partículas de ar ao seu redor. Estas, por sua vez, movem as partículas de ar à sua volta, carregando as vibrações através do ar.

Quando a vibração atinge nosso ouvido externo, ela percorre o canal auditivo até chegar no tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões mesmo muito pequenas.

Acabar com o zumbido no ouvido

O tímpano de uma orelha simplifica as vibrações de pressão de ar de entrada para um único canal de amplitude. No ouvido interno, a distribuição das vibrações ao longo do comprimento da membrana basilar é detectada por células ciliadas que estão localizadas na cóclea. O padrão de espaço-tempo de vibrações na membrana basilar é convertido para um padrão espacial-temporal de acessos ao nervo auditivo, que transmite informação sobre o som para o tronco cerebral, fazendo com que tenhamos a percepção do som.

II) Qual são os limites da audição humana?

1) Frequências baixas

Quais são os Limites da Audição Humana?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

No limite inferior, onde as frequências são menores, o som é percebido como um ritmo. Ou seja, conseguimos ainda notar cada oscilação e sentir a pulsação.

A medida que a frequência aumenta por segundo, fica cada fez mais difícil perceber a pulsação já que a quantidade de oscilações por segundo ficam acima de nossa capacidade de processamento.

2) Frequências altas

Quais são os Limites da Audição Humana?

Segundo a ciência, o ser humano nasce conseguindo ouvir até 20 mil hertz. Ao longo da idade, as pessoas vão perdendo primeiro as frequências altas. Além do fator idade, a capacidade auditiva também diminui de acordo ao desgaste que a poluição sonora promove na nossa audição.

Veja o vídeo abaixo para ter uma ótima ideia do som, frequências etc de cada Hertz. O som vai de 20 Hertz a 20 mil Hertz. O volume do som se mantém o mesmo durante o vídeo todo, o que muda é apenas a frequência das ondas.

Atenção: não aumente o volume, esse vídeo pode gerar som intenso; os dados não são clínicos, para qualquer teste medicinal, procure um especialista.

A audição é realmente incrível e é imprescindível que cuidemos dela. Proteja sua audição com o software Hearing Guardian que utiliza a tecnologia TSC para condicionamento auditivo.

Saiba mais clicando aqui, ou clique ao lado para baixar o software gratuitamente direto para Windows ou Mac OS X.

Acabar com o zumbido no ouvido

III) O infrassom e o ultrassom

Quais são os Limites da Audição Humana?

Os sons que estão aquém, ou além, da capacidade de captação da audição humana, ou seja, sons que não estejam entre os intervalos de 20 hertz a 20 mil hertz, são chamados de infrassom ou ultrassom respectivamente.

Esses sons não são reconhecidos pela audição humana, pois não provocam sensações ao nosso sistema auditivo.

IV) Idade auditiva

Com o passar dos anos, ouvimos ainda menos frequências. Levando em conta que normalmente as frequências agudas são perdidas naturalmente a cada ano, é possível determinar sua idade auditiva analisando quantas frequências consegue ouvir.

Para fazer um teste mais apurado de sua audição, baixe o software Hearing Guardian. Ele irá ajustar cada lado, assim irá identificar onde tem uma perda auditiva mais acentuada.

Além disso, o software Hearing Guardian usa com exclusividade no Brasil, a tecnologia TSC que pode proteger sua audição.

Saiba mais clicando aqui, ou clique ao lado para baixar o software gratuitamente direto para Windows ou Mac OS X.


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br