A emoção que os sons nos causam

audicao saudavel

Todos os nossos cincos sentidos se completam e são importantes por igual. No entanto, de acordo com culturas e sociedades diferentes ao logo da história, um sentido tende a ser mais percebido que os outros, de acordo com as atividades cotidianas.

O tato e olfato, por exemplo, já foram muito mais utilizados para a caça e viver na floresta. Hoje, já não precisamos de tantas habilidades olfativas para sobreviver.

Com o advento do cinema, grandes obras de artes e fotografia, a visão tem sido muito explorada. No entanto, a audição é um dos sentidos mais percebidos, pois ela ativa diversas sensações. Listamos algumas delas.

 

Instinto de sobrevivência

audicao saudavel 1

Estar em uma rua deserta durante a noite, por exemplo, deixa qualquer um apreensivo. Ficamos de olho para qualquer movimento suspeito à nossa frente.

Porém, a audição não tem barreira tridimensional. Fica ativa em todas as direções. Qualquer barulho acima, abaixo, atrás, afrente ou dos lados, nos faz ter ideia de onde está o perigo.

Acabar com o zumbido no ouvido

Podemos identificar cada timbre. Seja de uma lata rolando no chão, ou de um caminhar de alguém escondido. Tudo, apenas ouvindo.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

 

Nostalgia

audicao saudavel 2

O som não tem barreiras naturais. Não precisa ver uma fotografia antiga para lembrar da infância, por exemplo, basta fechar os olhos para reviver vários momentos.

Quando toca aquela música que te lembra as brincadeiras infantis, amigos há tanto tempo distante, é inevitável se emocionar. Não se pode fechar os ouvidos.

A audição é poderosa. Capta tudo a nossa volta. Mesmo quando estamos dormindo, nossa audição continua a funcionar normalmente. É nosso cérebro que “ignora” maior parte dos sons para que assim possamos dormir.

 

Felicidade / tristeza 

audicao saudavel 3

Acabar com o zumbido no ouvido

Dois sentimentos similares e muito fortes. Não é a toa que choramos com a mesma intensidade quando estamos felizes ou tristes. O que muda é a fonte da emoção.

A audição tem o poder de captar sons peculiares. Os quais são capazes de ativar fortes emoções. O contato com a natureza, por exemplo, ouvir o vento, o mar, os animais. Tudo reforça a imensa beleza captada pelos olhos.

Viagem entre as montanhas é ainda melhor quando se ouve o apito de uma Maria Fumaça. Ainda que não tenhamos vivido nesta época, isso nos conecta a um passado nostálgico, de tal maneira natural que nos faz sentir bem. Isso é percebido pois, não importa a idade. Seja uma criança ou um idoso. Todos gostam do som que faz sobre os trilhos e acenam para dar tchau.

Além disso, precisar músicas, independente do estilo, é atividade mais recorrente que necessidade, expressamente, da audição.

 

Preserve a audição!

Agora que você aprendeu como os sons podem estimular as nossas emoções, preserve a sua audição para poder ouvir o resto da sua vida. Baixe o software Hearing Guardian e ele será o guardião para a saúde da sua audição.