O tempo parece passar tão rápido, por que?

tempo

A cada dia o tempo parece passar cada vez mais rápido. Por quê?

Nós já falamos aqui que nosso cérebro não guarda informações, como em um HD de computador. Na mente, as informações são guardadas através de sensações que, por sua vez, são geradas através de repetição.

Como funciona o nosso cérebro?

tempo parece voar 1

Quanto maior a repetição, melhor o cérebro decora a informação ou função, até que entra em modo automático.

Por exemplo: No primeiro dia em que você foi ao trabalho, precisou se concentrar passo a passo no caminho. Sendo assim, você precisou dar atenção às coisas como praças, restaurantes, bares, esquinas etc.

Provavelmente, na segunda vez, reparou em novos detalhes como outros restaurantes, postos de gasolina, pipoqueiros e assim por diante.

Acabar com o zumbido no ouvido

Porém, depois de algumas semanas, muito provavelmente, não deu atenção a nenhum detalhe ao longo do percurso. Isso acontece porque você já é capaz de ir ao trabalho sem pensar no caminho. Seu cérebro entra em “piloto automático” e, quando você perceber, já estará em sua função começando o expediente.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ao longo do tempo, o mesmo que aconteceu com seu caminho, acontece no trabalho e quando você perceber já estará voltando para casa depois de meses de trabalho.

Por que isso acontece?

Isso chama-se rotina. E pode ser muito útil. Quando você decorar uma função mecânica, pode começar a exercer outras funções. Pode, por exemplo, ler um livro ao longo do caminho ou ouvir música no carro bem como planejar o dia.

A rotina também ajuda quando se trata de função intelectual. É possível tomar decisões mais acertadas de acordo à quantidade de vezes que determinada situação aconteceu e que tipo de medida foi tomada. Com o tempo, as melhores escolhas tornam-se automáticas.

Por que o tempo parece voar?

tempo parece voar 4

Compare o que acontece com sua atenção ao caminho no primeiro dia de trabalho.

A partir do momento em que nossa vida é resumida a tarefas que se repetem em determinado ciclo, seja diário, semanal, quinzenal ou mensal, o cérebro começa a decorar todas as experiências vividas até que entra em modo automático. Rotina.

Nós não percebemos o dia passar, assim como não percebemos, em menor escala, o caminho ao longo do trabalho. Logo não iremos perceber as semanas, meses… até que chegue, novamente, o ano novo.

Acabar com o zumbido no ouvido

Conclusão

O ano novo é a súbita quebra de toda essa rotina. A sensação de nova experiência surge e percebemos, enfim, que um ano se foi.

Existem algumas dicas para fazer o tempo parar de voar. Uma delas é: adicione novas experiências a sua rotina. Isso irá fazer com que sua mente tenha algo para dar atenção. Além disso, procure reparar em ações que já fazem parte de sua rotina. Isso irá ajudar a retomar sensações importantes em sua vida.

 

Fonte:

https://www.psychologytoday.com/blog/cutting-edge-leadership/201212/why-time-flies-you-age