Por que a Semana Tem 7 Dias?

Por que a semana tem 7 dias?

Você já se perguntou por que as semanas têm 7 dias? Embora em alguns lugares do mundo existam semanas de 5, 9 ou até 10 dias, este formato de calendário foi definido ainda na antiguidade, em que vários povos tomavam como base as fases da lua. Com vários nomes para os dias da semana, diferentes para cada povo, pode-se dizer que esta foi uma das primeiras questões da humanidade em que foram unânimes.

Mas como isso foi possível? E como ele funciona até hoje? Vejamos de uma forma simples.

1) Qual é a teoria dos 7 dias da semana?

7 dias de semana

A explicação mais básica para uma semana ter 7 dias é que a lua leva aproximadamente este tempo para passar de uma fase para outra. Tanto que é comum nos calendários atuais terem a data exata de quando uma fase se inicia e termina.

Mas isto é outro caso, pois o calendário gregoriano, que utilizamos atualmente, viria apenas muitos séculos depois. O que importa aqui é que este detalhe foi percebido ainda na antiguidade, principalmente entre os Romanos e os Babilônios.

Para facilitar e enaltecer o próprio conhecimento, os dias que ligavam cada símbolo da fase lunar era dado de acordo com os corpos celestes visto a olho nu pelo povo antigo. Assim, temos o dia dedicado ao Sol, a Lua, e aos planetas Marte, Júpiter, Vênus, Mercúrio e Saturno. Os Babilônios acreditavam que cada dia era regido por um deles.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) E no Brasil?

7 dias de semana

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Você deve estar se perguntando o porquê desta explicação não se aplicar aos nomes dos dias em português. Os nossos dias da semana foram nomeados ainda nos tempos do Império Romano sob a crença do Cristianismo. Lá, o imperador Flávio Constantino, convertido a religião vigente, criou o sistema de Dies Solis.

Vamos explicar melhor. No começo do Cristianismo, a Páscoa durava uma semana, em que as atividades profissionais eram reduzidas, e o restante dos dias eram dedicados a orações. Esses dias de orações dentro da páscoa eram chamados Feriaes, ou feriados. Tomando como base o Sábado, o dia de descanso dos hebreus, cada dia era denominado em sua ordem. Assim, viria a Feira-Prima, Segunda-Feira, Terça-Feira, e assim em diante.

Para completar a nomenclatura, Constantino denominou que a Feria-Prima seria o Dia do Senhor, ou Dominica, e assim se transformaria no domingo para a maioria dos falantes das línguas latinas.

3) E nos outros países?

Como dito lá em cima, os antigos povos nomeavam os dias da semana de acordo com os astros que eram conhecidos naquele tempo, embora as línguas latinas tenham seguido por outro caminho. Nos tempos romanos antes da adoção do Cristianismo, os dias eram uma referência aos seus principais deuses, como uma forma de homenagem aos mesmos.

Enquanto a língua portuguesa seguiu pelo caminho descrito acima, as outras línguas latinas e saxãs fizeram uma mescla de ambas as nomenclaturas. No espanhol e no francês, por exemplo, Sábado e Domingo foram adotados, enquanto os demais dias da semana seguiram a nomeação romana.

Já na língua inglesa, alemã e todas as derivadas do idioma saxão, houve uma adaptação curiosa. Enquanto os deuses romanos eram nomeados de acordo com os planetas que circulavam o sistema solar, e estes nomeavam os dias da semana, os povos que hoje formam boa parte do Leste Europeu nomearam de com seus deuses.

Assim, enquanto Domingo e Segunda são respectivamente Sunday (dia do Sol) e Monday (dia da Lua), de segunda a sexta ficam da seguinte forma, com nomes de divindades nórdicas:

Acabar com o zumbido no ouvido
  • Tiw’s Day – Tuesday
  • Wonden’s Day – Wednesday
  • Thor’s Day – Thursday
  • Friga’s Day – Friday

Agora que você já sabe como as semanas tem 7 dias, e o porquê delas serem nomeadas, fica muito mais fácil acompanhar esse ciclo tão natural da natureza, e ao mesmo tempo tão misterioso, não é verdade? E se ainda não apreciava a lua, agora pode enxergar com mais precisão cada um de seus ciclos espetaculares. Não há forma mais incrível de apreciar esse espetáculo da vida.

Veja este vídeo divertido do Denis Lee que fala “Por que a semana tem 7 dias?” (4:21):

Fontes:

http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/04/the-origin-of-the-7-day-week-and-the-names-of-the-days-of-the-week/