Quantas Línguas Existem no Mundo?

Quantas Línguas Existem no Mundo?

Na bíblia diz que o mundo somente falava uma língua. Somente depois do incidente de Torre de Babel, surgiram várias línguas.

Desde então as línguas foram se desenvolvendo dentro de cada comunidade. Segundo Ethnologue – a instituição linguística responsável por catalogar os idiomas do planeta desde 1950 – existem mais de 7,000 línguas diferentes faladas ao redor do mundo atualmente.

E esse número aumenta constantemente no decorrer dos anos, pois estão constantemente realizando estudos e descobrindo a origem de outros idiomas.

1) Existem línguas em extinção?

No entanto, por mais que esse número seja abundante, a maior parte é falada por apenas 6% da população do mundo, e algumas estão se extinguindo aos poucos. Para ser mais exato, um terço de todos os idiomas existentes estão prestes a se tornarem línguas mortas caso não sejam ensinados a uma nova geração.

Alguns idiomas possuem menos de 1.000 falantes ou até mesmo um, enquanto 23 línguas representam quase toda população mundial. O Brasil detém 37 desses idiomas que correm risco, entre eles o catuquina, o lakondê e o sabanês, a boa notícia é que alguns especialistas visam resgatar algumas dessas línguas.

2) Quais são as línguas mais faladas?

Muitos idiomas se difundiram facilmente com a globalização, levando pessoas a conhecerem ou estudarem idiomas de outros países. A língua inglesa é a mais procurada entre elas, pois de uns anos para cá, vem sendo considerada um requisito para muitas vagas de emprego, se tornando quase que uma obrigação a ter como segundo idioma.

Acabar com o zumbido no ouvido

De acordo com o Ethnologue, atualmente 942 milhões de pessoas falam o inglês no mundo todo. Mas por incrível que pareça ainda não é a mais falada, quem assume esse posto é o mandarim, língua chinesa com aproximadamente1,310 milhões de falantes.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

As 10 línguas mais faladas no mundo, somando o número de falantes nativos e os que a possuem como segunda língua são:

  1. Mandarim (1,310 milhões)
  2. Inglês (942 milhões)
  3. Espanhol (570 milhões)
  4. Árabe (385 milhões)
  5. Hindi (380 milhões)
  6. Russo (260 milhões)
  7. Bengalês (259 milhões)
  8. Português (250 milhões)
  9. Malaio (250 milhões)
  10. Francês (220 milhões)

3) Quantas línguas existem no mundo?

Quantas Línguas Existem no Mundo?

Quase 2/3 dos idiomas mundiais se concentram na Ásia (aproximadamente 2.200 idiomas falados) e na África (aproximadamente 2.110 idiomas falados). Na região de Moçambique, por exemplo, além do português que é a língua oficial, é praticado mais de 40 idiomas diferentes.

O continente americano vem logo em seguida, são mais de 993 idiomas falados por aqui, alguns são até mesmo curiosos, por exemplo: o Holandês é falado em uma pequena ilha caribenha chamada Aruba, situada ao largo da costa da Venezuela.

Já a Europa é o continente com menos diversidade, apenas 234 idiomas do mundo são praticados lá, sendo que o mais comum é o espanhol.

Confira também no vídeo a seguir qual a língua mais difícil de se aprender (3:32):

Acabar com o zumbido no ouvido

https://youtu.be/nHOmR6cGPKA

Fonte:

https://www.ethnologue.com

 


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br