10 Dicas Imperdíveis para Você Ser Aprovado na Entrevista de Trabalho

entrevista de trabalho

A entrevista de trabalho, ás vezes, é sua única chance de fazer uma boa primeira impressão e “vender-se” como o candidato perfeito para o emprego. Então, a partir de agora, aprenda a se planejar e evitar erros comuns em entrevistas de emprego.

1) As 10 Dicas Imperdíveis para Você ser Aprovado na Entrevista de Trabalho:

entrevista

1) Pesquise antes

Você mostrará ser um candidato sério se vier para a entrevista sabendo os objetivos da empresa.

2) Faça uso do mesmo vocabulário

Se você está tentando trabalhar como um editor em uma revista de moda, você precisa fazer saber a “linguagem’ usada nesse ramo.

3) Saiba o nome do seu entrevistador

Saber alguns detalhes sobre o papel dessa pessoa na empresa pode ajudá-lo a ter um melhor diálogo durante sua entrevista, que muitas vezes leva o entrevistador a formar uma impressão mais positiva.

Uma entrevista de emprego não é um interrogatório. É uma conversa.

4) Não fale muito e rápido demais

A parte mais estressante da entrevista de trabalho é descobrir como responder às perguntas que serão feitas. Responda de forma sincera mas que reflita positivamente sobre como você é. Outro ponto, pense antes de falar. Um erro comum é falar muito e rapidamente. Você não precisa preencher silêncios constrangedores com conversas sem sentido. Apenas ouça e fale sem exageros.

5) Se conheça

Qual é o seu maior desafio relacionado com o trabalho? Qual é a sua maior qualidade? Fraqueza? Estas são algumas das perguntas da entrevista mais frequentes, e a entrevista é o momento em que você quer dar uma boa resposta. Se você está tentando uma posição de destaque, é importante ressaltar suas qualidades de liderança e sua autoconfiança.

Acabar com o zumbido no ouvido

6) Reveja seu currículo

Adapte as informações do seu currículo de acordo à necessidade da empresa e tenha todos os documentos necessários antes do tempo. Dependendo do processo de entrevista, é útil você trazer uma cópia extra do seu currículo, referências, carteira de trabalho e uma carta de apresentação, se for o caso. Olhe se tem erros ortográficos e gramaticais. Peça a alguém para revisar e corrigir quaisquer erros bobos que você possa ter cometido.

Não fale de dinheiro. A entrevista não é o momento de perguntar sobre os benefícios ou a possibilidade de um aumento. Você está tentando conseguir um trabalho, então é hora de se concentrar em suas habilidades e qualificações.

7) Vista-se de acordo

Escolha uma roupa que faça você parecer profissional e confiante. Na maioria dos casos, ternos de cor escura são apropriados para entrevistas, a menos que você esteja concorrendo a um trabalho não exija algo muito formal. Neste caso, terno e uma camisa limpa são adequados ou um vestido modesto.

8 ) Chegue a tempo

Nada parece pior do que chegar a uma entrevista de trabalho atrasado. Chegue de 10 a 15 minutos antes do horário marcado.

9) Ouça com atenção

Uma das piores coisas que você poderia fazer em uma entrevista, seria perguntar ao entrevistador para repetir a pergunta porque você não estava prestando atenção. ( Veja abaixo as 6 perguntas mais prováveis de serem feitas). Não se desqualifique deixando sua mente vaguear.

A maioria das entrevistas não vai demorar mais que 15 minutos. Por isso, concentre-se na conversa e responda prontamente. Sente-se e mantenha as costas eretas. Incline-se para frente e ouça atentamente,   olhando para o entrevistador.

Não fale mal do seu chefe anterior. Fazer comentários mesquinhos sobre colegas de trabalho anteriores, superiores ou outro trabalho, em geral, deve ser evitado.

10) Seja você mesmo

Em uma entrevista, você provavelmente vai se sentir nervoso e deseja dar o seu melhor. É uma situação assustadora, não há dúvidas sobre isso. Mas tente lembrar-se de que só precisa ser você mesmo. Concentre-se em manter a calma e ouvir atentamente a conversa.

Extra:

11) Desligue o telefone

Nunca tire o seu telefone e olhe para ele em qualquer momento na entrevista de emprego. Desligue o telefone, deixe no carro ou na bolsa e jamais dê ao entrevistador, a impressão de que uma mensagem de texto é mais importante que a entrevista.

12) Não minta

Estar disposto a fazer o que é necessário para a posição não significa que você deva mentir sobre suas experiências. Por exemplo, se você nunca cozinhou uma refeição em sua vida, você não deve dizer ao gerente de cozinha que você é um grande cozinheiro.

2) Erros comuns feitos durante entrevistas de emprego

entrevista

Acabar com o zumbido no ouvido
  • Não conseguir fazer contato com os olhos
  • Não dar um sorriso
  • Ter má postura
  • Ter um aperto de mão fraco
  • Pegar muito nos cabelos ou no rosto
  • Cruzar os braços
  • Usar muitos gestos de mão
  • Ter falta de humor ou personalidade
  • Não mostrar interesse ou entusiasmo suficiente
  • Concentrar muito no que você quer
  • Tentar ser tudo para todas as pessoas
  • “Voar” (se distrair) na entrevista
  • Deixar de mostrar o que você tem de diferente dos outros candidatos

3) As primeiras impressões são determinadas pela(s)

entrevista 5

  • Maneira de se vestir, agir e andar
  • Qualidade da voz e confiança
  • Palavras que você escolhe para dizer

4) Coisas que têm um impacto sobre as primeiras impressões

  • Os empregadores não querem candidatos que andem excessivamente na moda
  • Gerentes dizem que a roupa pode ser o fator decisivo entre dois candidatos semelhantes, por isso, roupas de cores vivas não são interessantes.

5) 6 perguntas mais prováveis de serem feitas

entrevista 3

  1. Como foi sua experiência como…?
  2. Por que você quer trabalhar para nós?
  3. O que você sabe sobre a nossa companhia?
  4. Por que você deixou seu emprego anterior?
  5. Por que você é um bom candidato para esta empresa?
  6. Descreva um momento em que você superou um desafio no trabalho.

6) 3 dicas de entrevista mais importantes

  • Tenha uma posição específica em mente que você gostaria de preencher
  • Reveja as suas qualificações para o trabalho.
  • Esteja preparado para descrever brevemente sua experiência.

Gastar um pouco de tempo e esforço se preparando podem ser o fator decisivo para ser aprovado em uma entrevista de emprego.

Confira também este infográfico com 33 dicas para sua entrevista de emprego.

dicas entrevista de emprego

Fontes:

http://www.collegeatlas.org/34-crucial-job-interview-tips.html


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br