O que é Bepantol?

bepantol

O Bepantol é um produto usado para o cuidado da pele. É um dos mais versáteis para tratamentos. Serve tanto para hidratação da pele, como para tratar assaduras e até mesmo agilizar o processo de cicatrização de feridas. Sua composição é feita com base na Vitamina B5 combinado a várias outras vitaminas, além de óleo de amêndoas e lanolina.

Antes considerado um medicamento, o Bepantol se tornou tão versátil que hoje ele é listado como um cosmético. Seu uso é válido para crianças e adultos, e um dos mais comuns é justamente para bebês, no combate e prevenção de assaduras.

1) Como funciona o Bepantol?

As propriedades presentes no bepantol fortalecem e recuperam os nutrientes perdidos nas áreas onde são aplicadas. O princípio ativo, o Dexpantenol, é o principal responsável por trazer os benefícios ao corpo. Por não ser agressivo ao organismo, é possível ser usado diariamente. Porém, ainda assim é importante ter um direcionamento médico, para um melhor uso.

Embora a pomada seja a forma mais conhecida do Bepantol, ele também é apresentado na forma líquida, sendo aplicado nos cabelos. Existe ainda o Bepantriz, que possui o mesmo princípio ativo, porém tem cheiro e textura um pouco mais fortes, o que demora na absorção pelo organismo.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) As formas de uso do Bepantol

a) Pomada:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Este é o formato mais conhecido. É aplicado na pele em qualquer região onde seja necessário. Basta passar uma fina camada nas regiões afetadas uma vez ao dia, ou à noite, para que o produto surta efeito. Funciona para os casos de queimaduras, assaduras, cicatrização de cortes, e cuidados com a pele em geral.

b) Líquido:

Para uso unicamente nos cabelos, porém com a mesma função da pomada quanto a hidratação. Os frascos costumam vir na quantidade de 50 ml, com quantidades variadas na aplicação.

3) Indicações de uso do Bepantol

O Bepantol possui alguns usos bem específicos além dos já citados anteriormente. A pomada, por exemplo, pode ser usada em casos de ressecamento na boca em épocas mais frias. Quanto a hidratação, ela também é indicada para aliviar a pele após procedimentos como tatuagens, ou mesmo depilação. Outra indicação bem curiosa é para diminuição de olheiras.

Já para os cabelos, além de hidratante, seu uso pode ser aplicado na regeneração celular do couro cabeludo, o que pode ser útil para quem está com fios muito finos ou ressecados. À longo prazo, o fortalecimento das raízes vai trazer um cabelo forte.

4) Contra-indicações e Efeitos Colaterais do Bepantol

contraindicação do bepantol

Acabar com o zumbido no ouvido

Exceto pelos casos de alergia para alguns dos componentes da fórmula, não existem quaisquer complicações ou restrições de uso para o Bepantol. O que existe são situações específicas em que, caso o produto não surta efeito, ele deve ser interrompido, e uma ajuda médica procurada. Veja algumas destas situações:

  • Caso ele não acelere o processo de cicatrização.
  • Tipos específicos e desconhecidos pelo paciente de lesões na pele.
  • Não deve ser usado para caso de contaminações e infecções.
  • Quaisquer situações cujos efeitos do produto sejam diferentes do esperado.

Com eficiente facilidade de uso e poucos riscos reais ao organismo, o Bepantol é a solução mais prática para quem deseja os cuidados mais básicos com a pele, seja no sentido estético ou de saúde.

Fonte:
http://www.medicinanet.com.br/bula/892/bepantol.htm

Farmacêutica Especializanda em Assistência Farmacêutica Hospitalar Instituto Central do Hospital das Clinicas de Sao Paulo.