5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne

As espinhas são um problema real no que diz respeito a sua quantidade e efeitos no organismo. Embora elas não causem efeitos graves, sob risco de morte, as sequelas causadas por tipos como a acne fulminante e a cística levam a cicatrizes que podem atrapalhar bastante os meios sociais. Por isso, procurar tratamentos que removem as cicatrizes de acne são essenciais para manter uma boa saúde da pele, e da autoestima também.

Atualmente, existem tanto tratamentos indicados por médicos, e obrigatórios para quem passou por casos mais avançados de acne, ou que passam constantemente, como existem os tratamentos caseiros, mais adequados para casos amenos ou “acidentes”, como aquelas espinhas estouradas manualmente. Neste artigo, veremos algumas sugestões de tratamentos dos dois tipos, lembrando sempre que o ideal, inicialmente, é buscar um apoio clínico antes de realizá-los.

Veja os 5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne

Peeling com Ácidos

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne - Peeling com acidos

É uma técnica feita com substâncias ácidas, que são aplicadas diretamente na superfície da pele cicatrizada, descamando-a. Com essa “pele morta” descartada, as células se regeneram e criam uma superfície lisa e rejuvenescida. Esse tratamento serve para os casos de acne mais moderados e até mais antigos, cujas cicatrizes ficam evidentes à partir dos 30 anos.

Como a técnica funciona?

O peeling trabalha com a ideia de renovação da pele. Para tanto, seus componentes, ácidos na maior parte das vezes, estimulam a produção de colágeno e elastina, essenciais para os procedimentos naturais de rejuvenescimento. Os tipos variam de acordo com a profundidade com os componentes entram na derme.

Não por acaso, uma das consequências diretas da aplicação de peeling com ácido são manchas na pele. Elas saem em alguns dias após a aplicação, variando entre 5 a 7 dias, para cada caso. Ao final do tratamento, elas saem naturalmente – mas caso isso não aconteça, é preciso ir ao dermatologista o mais breve possível.

Os peelings com ácido são divididos em três tipos, de acordo com a profundidade com que os componentes adentram a pele. Vamos conferi-los a seguir.

Peeling Superficial – Descama a pele em sua camada mais simples e direta. É mais utilizada para remover a acne, além de remover rugas e sardas. Além de ácido, o procedimento também faz uso de itens de esfoliação.

Peeling Médio – É mais utilizado para cicatrizes e rugas mais profundas na pele. É um procedimento menos caro em custos, com uma recuperação de até 15 dias. Contudo, ela não remove por completo as cicatrizes de acne.

Peeling Profundo – É pouco usado hoje em dia, salvo situações em que a pele está muito envelhecida. Os motivos dele ser pouco usado é que, além do ácido retinóico, ele ainda utiliza produtos como fenol, além de todo um procedimento cirúrgico complexo. Com tratamentos menos perigosos, ele só é utilizado apenas em casos críticos.

Para todos os casos, o ideal é buscar o peeling com ácido retinóico. Ele é o mais indicado para lidar com as espinhas e para estimular a produção de colágeno. Outras substâncias, como o salicílico, só são indicadas para casos de limpezas mais profundas, e geralmente são indicadas por dermatologistas quando a pele já está bem machucada.

Para quais casos é indicada?

Os casos mais comuns para aplicação de peeling com ácido, além de remover as cicatrizes de acne, são para quadros de melasma e manchas causadas por uma má alimentação. Seu uso estético também é muito procurado, mas para que a aplicação seja segura, é imprescindível ir a um dermatologista, para avaliar o seu quadro.

Uma vez autorizada, a aplicação de peeling com ácido é feita em clínicas especializadas. O tratamento dura em média 15 semanas, realizadas 1 vez a cada semana. Os efeitos são sentidos 48 horas depois da consulta.

Durante esse período, é importante fazer uso de cremes e protetores solares, para não expor a região sensível da pele ao sol.

Efeitos colaterais

O peeling não deve ser aplicado em casos de herpes e feridas no rosto, mesmo as causadas pela acne. Para este último caso, é necessário esperar o tempo de cicatrização da espinha, para depois aplicar a técnica.

Também não recomendado que o peeling com ácido seja aplicado em mulheres de pele negra e morena. Devido à alta concentração de melanina, existe a possibilidade do procedimento causar mais manchas no rosto do que remover as cicatrizes de acne.

Por fim, a aplicação do peeling com ácido, sobretudo no tipo médio, não acaba por completo as cicatrizes da acne. Dependendo do tipo, como vimos acima, a solução retrai as cicatrizes apenas por alguns dias. Esses detalhes vão depender da gravidade e da profundidade com que o rosto está prejudicado com a acne.

Acabar com o zumbido no ouvido

Fraxel Dual

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne - Fraxel Dual

É outra técnica de uso exclusivo dos dermatologistas, e um dos mais caros também. O Fraxel Dual é feito com um laser, tratando a pele em seu nível mais profundo até a superfície. O tratamento é muito eficiente, embora seja um pouco mais longevo – é feito uma vez por mês, durante um período que pode ir de três a quatro meses variando de acordo com o caso.

Como a técnica funciona?

O laser emite uma série de micro raios, de tamanho quase microscópico, que adentram a camada mais profunda da pele, até a superfície. Nas áreas em que ele atua, são feitos furos mínimos na pele, que estimulam e aceleram o processo de rejuvenescimento da derme. Os furos são bem suaves,  e sequer perceptíveis a olho nu. Ao final da aplicação, a pele fica levemente rosada, saindo em poucas horas.

A técnica foca principalmente no estímulo de colágeno nas regiões aplicadas, o que torna o seu processo mais rápido e eficiente. Para que essa técnica seja ainda mais efetiva, é interessante adicionar uma boa alimentação a base de colágeno e Vitamina A, mantendo os efeitos do Fraxel Dual a longo prazo.

Para quais casos é indicada?

É aplicada tanto para os casos de remoção de cicatrizes de acne como de rugas ocasionadas pela exposição excessiva ao sol, retirar manchas e diminuir os efeitos de envelhecimento da pele. Como mencionado acima, o tratamento pode levar de três a quatro meses, com uma aplicação mensal.

Para tanto, o dermatologista realiza uma série de fotografias para análise da técnica antes e depois da mesma, além de exames com ultravioleta para atestar a gravidade das manchas ou marcas de acne no rosto. Apenas então é recomendado o Fraxel Dual ou não.

Efeitos colaterais e Cuidados

Não há efeitos colaterais perigosos na aplicação de Fraxel Dual no rosto. No máximo, além de um leve incômodo durante a aplicação, uma ardência no rosto devido ao uso do laser. Esse efeito é facilmente amenizado com gelo, e dura no máximo meia hora.

Durante o período de recuperação da técnica, além de um leve inchaço, surgem algumas casquinhas sutis na superfície do rosto, trazendo um aspecto mais bronzeados na pele. Tudo isso, porém, faz parte do processo de recuperação. Em poucos dias, com ajuda de cremes prescritos pelo dermatologista, a pele está renovada.

Como a pele está sensível neste período, é importante tomar cuidado com a exposição ao sol. Além dos cremes indicados pelos médicos, não deixe os protetores solares de lado.

Apesar de muito eficiente, os preços para aplicar o Fraxel Dual são muito dispendiosos. Em algumas clínicas, o tratamento pode custar até R$1000,00 por sessão. Em outras palavras, considere a opção apenas se deseja algo mais garantido para remover as cicatrizes de acne, e possui bons recursos para manter o tratamento caso ele estenda para além de um trimestre.

Cremes e Medicamentos

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne - Cremes e Medicamentos

Esse é outro dos tratamentos mais simples e diretos contra a acne. Os cuidados com a pele, de forma geral, são o básico para garantir a prevenção de espinhas. Vejamos em detalhes quais são esses produtos, para que tenha uma noção mais clara de como utilizá-los em seu dia a dia.

Cremes

Cremes agem diretamente na produção de colágeno na pele, embora de uma forma mais superficial. É a indicação mais prática e direta para tratar cicatrizes leves no rosto. Eles podem vir tanto na forma de cremes, um pouco mais líquidos, como pomadas, que nesse caso devem ter um uso mais moderado, para evitar que a pele fique oleosa.

Loções

São mais indicados para manter a pele protegida de novas acnes e espinhas, bem como terminar o tratamento iniciado por outros produtos do tipo. Sua aplicação é sumariamente a noite, para garantir que os efeitos sejam mais duradouros, além de potencializados pelos efeitos anteriores.

Sabonetes Esfoliantes

Junto aos cremes, é uma das soluções mais diretas para remover as cicatrizes de acne. Também serve para os casos em que a espinha foi recentemente espremida ou estourada de alguma forma, direta ou indiretamente.

Sabonetes esfoliantes geralmente são aplicados durante o banho, abrindo os poros da pele e tratando as cicatrizes diretamente. E justamente por isso são feitos durante o banho, para que tanto os efeitos sejam imediatos, como protejam a pele ao longo do tempo.

Em casos mais extremos, como a Acne Fulminante que traz problemas reais para o corpo, e pode evoluir para outros sintomas mais extremos, o uso de medicamentos é perfeitamente viável. Basicamente, são utilizados antibióticos e antiinflamatórios para esse tipo de tratamento, sempre precedidos de indicações médicas. Alguns dos exemplos podem ser vistos a seguir.

Antinflamatórios

  • Roacutan
  • Nimesulida
  • Differin

Antibióticos

  • Azitromicina
  • Ácido Azelaico
  • Peróxido de Benzóica

Os adolescentes são os mais recomendados a fazerem o tratamento tanto com medicamentos, como através de produtos. Como é uma fase em que a acne está mais presente, as prevenções evitam que os efeitos das cicatrizes surjam nos anos seguintes.

Esfoliação Caseira

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne - Esfoliação Caseira

Se você não deseja realizar esses tratamentos caríssimos para renovar a pele, sugerimos a esfoliação caseira. São técnicas feitas a partir de produtos naturais e facilmente acessíveis em qualquer supermercado ou em casas de produtos naturais.

Vejamos alguns exemplos bem práticos.

1) Esfoliação com Açúcar e Óleo de Amêndoas

É a mais básica e conhecida entre elas. A mistura consegue remover gradativamente as cicatrizes causadas pela acne, limpando a área mais superficial da pele. Realizando uma vez por semana, o tratamento consegue retirar as cicatrizes de casos mais amenos de acne.

Para fazer a esfoliação caseira, você vai precisar de duas colheres de sopa de açúcar, ou borra de café, e 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Misture os ingredientes em um copo até ficar homogêneo, e massageie as áreas cicatrizadas levemente por alguns minutos.

Enxágue com água morna, para abrir os poros da pele e facilitar a absorção da mistura, e termine a limpeza com um creme para o rosto.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Esfoliante com Bicarbonato de Sódio

Além de tirar as cicatrizes superficiais da acne, o bicarbonato também tira manchas evidentes na pele, e são até mais simples de usar do que o açúcar e o óleo de amêndoas, já que possui outras tantas propriedades antisépticas.

Preparar o esfoliante com bicarbonato é muito fácil. Misture uma colher de sal do composto junto ao creme facial que utiliza frequentemente, ou com meio copo americano de água. Misture bem, e ela vai formar uma pasta.

Passe-a nas regiões manchadas ou com cicatrizes de acne, e massageie por aproximadamente 3 minutos. Mantenha na pele por mais 10 minutos, e depois retire com bastante água. Faça 3 vezes na semana, em dias intercalados, para acabar com as cicatrizes da acne, ou com a própria dita cuja.

3) Esfoliante de Café

Além de esfoliante, o pó de café ainda possui uma outra propriedade antiinflamatória. Trata-se do ácido cafeico, que também potencializa os efeitos do colágeno na pele. Em suma, é uma ótima forma de remover as cicatrizes de acne leves e moderadas.

Para tanto, basta misturar uma colher de sopa de pó de café com uma colher de sopa de água ou azeite de oliva. Misture até formar uma pasta, e massageie na região machucada por até 3 minutos. Deixe por alguns instantes, e lave bem com água. Para finalizar bem os cuidados, aplique um hidratante, para não ressecar a pele.

4) Esfoliante de Abóbora

Além de ajudar a tirar cicatrizes provenientes da acne, o esfoliante de abóbora ajuda a dar mais brilho a pele, e facilita a desobstrução dos poros, o que significa uma pele mais saudável e livre de oleosidade.

Para tanto, basta adicionar uma xícara de bicarbonato de sódio, um quarto de xícara de mel, e uma xícara e meia de abóbora espremida. Coloque todos os ingredientes em um recipiente, e misture com uma espátula até ficar homogêneo. Aplique nas regiões afetadas pelas cicatrizes por cerca de 5 minutos, deixe por mais alguns instantes, e depois retire bem com água.

DermaRoller

5 Melhores Tratamentos para Remover as Cicatrizes de Acne - Dermaroller

Essa não chega a  ser uma solução caseira ou um tratamento clínico, por se tratar de um aparelho. Entretanto, ela não deve ser negligenciada na hora de remover as cicatrizes de acne, já que suas funcionalidades são versáteis e incrivelmente úteis.

Como funciona?

O Dermaroller é um aparelho facilmente encontrado em lojas de materiais de beleza, online ou offline. O aparelho possui uma série de agulhas bem pequenas, enfileiradas, que fazem furinhos bem pequenos na pele, estimulando a produção de colágeno no rosto.

É essencial usar o aparelho com bastante cuidado, para que os furinhos gerados por ele não gerem infecções. O ideal, para um tratamento caseiro como ele, é utilizar agulhas de 0,2 mm, tanto para maior precisão como evitar efeitos colaterais na pele. Após o uso, passe cremes para o rosto que agilizem a recuperação da pele.

Para quais casos é indicado?

O dermaroller pode ser usado em qualquer tipo de caso de cicatrizes provocadas pela acne. Para quem está preocupado com técnicas de peeling com ácido ou o laser Fraxel Dual, é uma alternativa viável e igualmente prática.

A técnica também é indicada para casos mais profundos de cicatrizes de acne, cujos tratamentos a laser são muito caros para realizar. A aplicação é feita em sessões mensais, a custos relativamente menores do que o Fraxel.

Cuidados essenciais

É muito importante buscar um dermatologista antes de usar o Dermaroller. Por ser um método mais “físico” comparado ao laser e a aplicação de peeling, os exames e consultas vão ajudá-la a buscar as melhores agulhas e especificações técnicas para usar o aparelho.

Por falar na aplicação em si, é mais seguro procurar por um profissional capacitado para usar o aparelho ao invés de usá-lo em casa. Os riscos acabar lesionando a pele, ao invés de estimular sua recuperação, são menores.

Quando mal utilizado, o dermaroller pode causar outras lesões a pele, deixando-a exposta a infecções e outros tipos de ferimentos a pele. Sempre que utilizar esse tipo de aparelho, busque o máximo de referências, e também fique atento aos valores de custo: a média ideal está entre R$250 e R$500, de acordo com a região onde mora.

Os tratamentos para recuperar a pele das cicatrizes da acne acabam beneficiando não apenas a esse problema, mas diversos outros males da pele. Procure sempre dar a devida atenção aos seu corpo, e até a próxima!


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br