Teste de Gravidez de Farmácia: Saiba Tudo!

A gravidez é um momento muito esperado pela maioria das mulheres, por isso, ao sentirem os sintomas, procuram sempre realizar o teste de gravidez o quanto antes. Porém, ao invés de optarem pelo teste sanguíneo que é realizado por médicos, optam pelo teste de gravidez caseiro que pode ser adquirido na farmácia.

O teste de gravidez de farmácia também é bastante eficiente no resultado, possui 97% de precisão se caso utilizado corretamente, entretanto deve ser apenas uma forma inicial. Independentemente do resultado procure um médico, principalmente se o teste for positivo, o profissional responsável realizará o teste novamente e possivelmente um ultrassom, caso ainda for positivo, ele já poderá orienta-la para o pré-natal.

1) Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Ambos os testes de gravidez procuram identificar a presença da gonadotrofina coriônica humana, também conhecida por hCG, que é um hormônio presente no sangue e na urina da mulher, produzido, na maioria das vezes, quando ela está grávida.

Durante o primeiro trimestre caso a mulher estiver grávida, os níveis desse hormônio estarão elevados, porém durante o restante da gravidez ocorre uma considerável queda.

Em casos raros os testes caseiros podem apresentar algumas falhas, como por exemplo, ser positivo quando a mulher não está grávida, ou ser negativo quando ela está grávida, assim como explicamos logo a seguir:

A) Falso-negativos

Teste falso-negativo é o termo que se dá quando o teste não detecta hCG na urina, porém a mulher está grávida. Esse fato acontece em casos em que se é feito o teste muito cedo, e os níveis de hCG ainda estão baixos para serem detectados. É necessário atrasar uma semana até se utilizar o teste, esse intervalo irá assegurar a precisão.

O fato de a mulher beber muito liquido antes de realizar o teste também é algo que pode resultar em negativo mesmo que ela esteja grávida, pois o liquido diluirá ainda mais a urina incapacitando o teste de detectar o hCG.

B) Falso-positivos

Falso-positivo é o termo utilizado quando a mulher não está grávida, porém o teste é positivo, existem alguns fatores que justificam esse acontecimento, são eles:

  • Kit defeituoso
  • Prazo de validade vencido
  • Exposto a um longo período ao calor ou a humidade
  • A presença de sangue na urina
  • A presença de proteína na urina (como no caso de dano nos rins)
  • Uso de certos medicamentos (como para fertilidade, diuréticos ou tranquilizantes)

2) Como usar este tipo de teste de gravidez?

Teste de gravidez de farmacia

Para obter um resultado preciso e correto, o teste deve ser realizado a partir do primeiro dia do período perdido, ou seja, após o intervalo de sete dias após a ausência da menstruação. Isso assegurará a precisão do teste, pois os níveis de hCG poderão estar mais presentes.

Também é aconselhável fazer o teste logo pela manhã ao acordar, pois a urina estará mais concentrada, o que também facilitará a capitação do hormônio.

Para utilizar o teste é simples, basta adquiri-lo em qualquer farmácia próxima, esperar os sete dias após o fim da menstruação, e então leia corretamente todas as instruções contidas na embalagem e certifique-se de que está o utilizando de acordo com as recomendações.

Embora a forma de uso possa variar, de um modo geral possuem o mesmo método: basta urinar em um recipiente qualquer e emergir o produto na urina, outros testes são diferentes e devem ser segurados sob fluxo. É importante manter o teste sobre a urina pelo tempo determinado na embalagem.

Após terminar retire o teste e verifique o resultado, caso seja positivo marque uma consulta médica para mais avaliações e outros procedimentos. Mas caso tenha realizado todo o procedimento de forma adequada e o teste for negativo, é necessário realiza-lo novamente em um intervalo de pouco dias para ter certeza do resultado, ou simplesmente procure um médico.

3) Quando fazer este tipo de teste de gravidez?

Muitos testes de gravidez caseiros afirmam ser precisos, logo no primeiro dia da ausência da menstruação, ou até antes. É provável obter resultados mais precisos, no entanto, se aguardar até após o primeiro dia da ausência da menstruação ou, melhor ainda, uma semana após a ausência da menstruação.

  • Porque esperar? – sobre a razão de esperar, pouco após um óvulo fertilizado se unir com o revestimento uterino, implantação, a placenta se forma e produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana, hCG. Este hormônio entra na corrente sanguínea e urina.
  • Como o teste funciona? – durante a gravidez precoce, a concentração de hCG aumenta rapidamente, dobrando a cada 2 a 3 dias. O teste de gravidez identifica a concentração do hormônio hCG, presente apenas em mulheres grávidas. Quanto mais cedo for aplicado o teste de gravidez caseiro, mais difícil pode ser para o teste detectar hCG.

Manter em mente que o exato momento da ovulação pode variar entre mulheres ou até de mês a mês, e o óvulo fertilizado pode implantar no útero em momentos diferentes. Isto pode afetar quando a produção de hCG começa e se torna detectável.

Se for importante confirmar a gravidez imediatamente, a depender de quanto tempo está grávida, o profissional de saúde pode recomendar que faça um ultra-som, repita um teste de urina no hospital ou laboratório de clínica, ou faça um exame de sangue para medir o hCG.

4) Quais são os tipos de testes de gravidez de farmácia?

Tipos de teste de gravidez caseiro

Com a maioria dos testes, a ponta da vareta é posicionada no fluxo da urina, ou imergida em um recipiente de urina coletada. Alguns minutos depois, é revelado o resultado.

Veja como os testes informam o resultado:

  • Como um sinal de mais ou menos
  • Uma linha ou duas linhas
  • Uma tira ou uma tela
  • Com as palavras “grávida” ou “não grávida”

No entanto, alguns testes de gravidez caseiros são mais sensíveis do que outros. Em outras palavras, em alguns testes a quantidade de hCG necessária a ser detectada na urina para produzir um resultado de teste positivo é menor.

Para identificar, sempre leia as instruções cuidadosamente antes de aplicar, e sempre verifique a data de validade do mesmo.

5) São precisos estes tipos de teste de gravidez?

Muitos testes de gravidez caseiros afirmam ser 97% precisos. No entanto, a pesquisa sugere que muitos não são sensíveis suficientes para diagnosticar a gravidez em mulheres que tiveram recentemente ausência da menstruação.

  • Tempo de espera: Para resultados mais confiáveis, aguardar para aplicar o teste até uma semana após a ausência da menstruação.
  • Uso de outros medicamentos: Os medicamentos para fertilidade ou outros que contenham hCG podem interferir com os resultados de teste de gravidez caseiro. No entanto, a maioria dos medicamentos, incluindo antibióticos e pílulas anticoncepcionais, não afetam a precisão de testes de gravidez caseiros.

6) O resultado positivo pode estar errado?

Apesar de raro, é possível ter um resultado positivo do teste quando não está realmente grávida. Isto é conhecido como falso-positivo. Veja casos abaixo onde podem haver umfalso-positivo.

  • Pode acontecer se a mulher teve uma perda da gravidez logo após que o óvulo fertilizado se uniu ao revestimento do útero, gravidez bioquímica.
  • Falso-positivo: Ou a mulher aplicou o teste de gravidez tão logo após tomar um medicamento de fertilidade que contém hCG.
  • Uma gravidez ectópica, menopausa ou problemas com os ovários também podem contribuir para resultados de teste enganosos.

7) O resultado negativo pode estar errado?

É possível obter um resultado negativo de um teste de gravidez caseiro quando está realmente grávida. Isto é conhecido como falso-negativo, e é muito mais propenso a ocorrer do que o falso-positivo. É possível ter um falso-negativo se:

  • Fizer o teste muito cedo: Quanto mais cedo após ausência da menstruação for aplicado o teste de gravidez caseiro, mais difícil é para o teste detectar hCG. Para resultados mais precisos, fazer o teste uma semana após ausência da menstruação, quando o nível de hCG na urina é mais propenso a ser detectado. Se não puder esperar tanto, pedir ao médico por um exame de sangue.
  • Verificar os resultados do teste tão logo: É necessário dar tempo ao teste para funcionar.
  • Usar urina diluída: Para resultados mais precisos, fazer o teste como a primeira tarefa pela manhã, quando a urina é mais concentrada.

8) O que fazer na seqüência?

teste de gravidez

Com base nos próprios resultados do teste, considerar tomar os seguintes passos:

  • O teste de gravidez caseiro é positivo, ou foram feitos alguns testes caseiros de gravidez e obtido resultados mistos: Fazer uma consulta com o médico. É possível necessitar de um exame de sangue ou ultra-som para confirmar a gestação. E o mais rápido a gravidez é confirmada, mais rápido é possível começar o pré-natal.
  • O teste de gravidez caseiro é negativo: Se o ciclo não começar, repetir o teste em alguns dias ou uma semana, especialmente se fez o teste antes ou logo depois de ausência da menstruação.
  • A mulher continua a ter resultados de teste negativo, mas o ciclo não começa ou ainda pensa que pode estar grávida: Verificar com o médico. Muitos fatores podem levar às ausências de períodos menstruais, amenorréia, incluindo distúrbios da tireóide, baixo peso corporal, problemas com os ovários, exercício em excesso e estresse. Se não tiver grávida, o médico pode ajudar a ter o ciclo menstrual de volta em ordem.

Descubra como identificar os sintomas da gravidez no vídeo a seguir (4:23):

 

Fonte:

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/pregnancy-testing

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/getting-pregnant/in-depth/home-pregnancy-tests/art-20047940

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *