10 Dicas Infalíveis para se Proteger da Poluição Sonora

poluição sonora

A poluição sonora é caracterizada quando a quantidade de ruído é superior ao que é considerado normal para o ser humano. Infelizmente, hoje em dia nas grandes cidades está difícil escapar dela.

Ver pessoas ouvindo música alta, assistir televisão com o volume alto, barulho de trânsito, até cachorro latindo no meio da noite. Tudo isso já faz parte do nosso cotidiano, mas quando o som da televisão nos impede de dormir ou o barulho do trânsito faz a cabeça doer, começa a virar poluição sonora. Saber reconhecer um ambiente propenso a poluição sonora ajuda na escolha de onde não ir para evitar problemas auditivos.

Veja 3 dicas para reconhecer um ambiente que pode danificar a audição.

  1.  Há necessidade de gritar em um determinado ambiente para se fazer ouvir?
  2.  Zumbidos ocorrem após você visitar este ambiente?
  3.  Você tem a sensação de ouvidos cheios ou de diminuição de audição após a visita?

Caso alguma dessas opções aconteça, não frequente esses lugares sem proteção auditiva. Veja mais a seguir.

I) Algumas Causas da Poluição Sonora

Poluição sonora

1) Transportes:

Grande número de veículos nas ruas, aviões voando por cima das casas, trens e metrôs produzem ruído em excesso. Pessoas não se acostumam facilmente com isto, barulhos altos levam a pessoa a perder a qualidade de sua audição. Uma pesquisa realizada há vários anos entre os moradores de Curitiba, com a população de 1,7 milhões, mostrou que o tráfego foi o principal responsável (73%), seguido por vizinhos barulhentos (38%). Não é de se estranhar que os participantes da pesquisa foram mais impactados pelo tráfego, pois a maioria dos sons urbanos excedem em muito o limite de 80 dB. Por exemplo, um caminhão de lixo registra 100 dB, uma buzina de carro a 110dB, e uma sirene de ambulância a 120.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Construções:

Construção de prédios, estações de metrô, obras nas ruas, acontecem em todos os lugares. Essas construções são necessárias o crescimento da cidade, mas os equipamentos e máquinas que são usadas causam muita poluição sonora.

3) Domicílio:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

No geral, o ruído de vizinhança foi citado como o tipo mais preocupante de ruído. Para as pessoas que ficam em suas casas também têm aparelhos que podem piorar sua audição, por exemplo: casas noturnas, televisão, rádio, celular, aspirador de pó, panela de pressão. Esses eletrônicos podem trazer malefícios à sua qualidade de vida.

II) Efeitos da Poluição Sonora

1) Problemas Auditivos:

Qualquer tipo de som em excesso pode causar problemas em nosso corpo. No nosso dia-a-dia virou normal ter que ouvir barulhos de buzinas, sirenes, britadeiras, máquinas e outros. Mas a exposição a esses ruídos pode facilmente danificar nossa audição, causar zumbido, e reduzir nossa sensibilidade aos sons que nos rodeiam.

2) Problemas de Saúde:

a poluição sonora em escritórios, locais de construção, bares e outros, podem influenciar em nossa saúde. Estudos nos mostram que o comportamento agressivo, não conseguir dormir, stress, fadiga e hipertensão pode ter ligação com o excesso de ruído, estes podem causar problema mais graves, como doença crônica na vida adulta.

3) Problemas de Comunicação:

um ruído de alto decibéis, pode afetar na comunicação das pessoas, não permitindo a boa qualidade comunicação. Pode-se causar mal entendimento e dificulta na compreensão das outras pessoas. Ruído agudo pode causar dor de cabeça, afetando sua emoção.

 

III) 10 dicas para você se proteger da poluição sonora:

poluição-sonora-perda-auditiva

  1. O volume dos aparelhos de MP3 e celulares com fones de ouvido não podem passar de 60 decibéis.
  2. Use protetores auditivos sempre que for exposto a sons altos.
  3. Tente deixar as janelas do carro fechadas ao transitar pelas ruas, o barulho externo pode danificar o ouvido e também causar estresse.
  4. Opte por fones de conchas, eles distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição.
  5. Os sintomas da perda auditiva são quase imperceptíveis, por isso, fique atento a quaisquer mudanças na capacidade auditiva.
  6. Na suspeita de perda de audição e/ou zumbido visite um otorrinolaringologista.
  7. Evite ficar perto de caixas de som.
  8. Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos.
  9. Não ligue o rádio, a TV, máquina de lavar, liquidificador e outros eletrônicos de uma só vez.
  10. Use o software Hearing Guardian v1 para prevenir e melhorar a sua capacidade auditiva.

Assista esse vídeo e veja mais sobre a poluição sonora:

Acabar com o zumbido no ouvido

Fontes

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm

http://www.conserve-energy-future.com/causes-and-effects-of-noise-pollution.php

http://www.healthyhearing.com/content/articles/Hearing-loss/Causes/47496-Noise-pollution-hearing-loss