10 Dicas para Curar Gripe e Resfriado em um Instante

10 Dicas para Curar Gripe e Resfriado em um Instante

Aquele incômodo no corpo, uma sensação de cansaço… Vem resfriado por aí! Ou será que é uma gripe? Muitas pessoas confundem gripe e resfriado. Pensando nisto, trouxemos algumas diferenças entre as duas enfermidades que, apesar de muitas vezes serem confundidas, possuem alguns sintomas e tratamentos diferentes (Veja no infográfico).

A confusão entre os dois ocorre porque muitos sintomas são parecidos, veja alguns:

Mas a principal diferença entre a gripe o resfriado está na intensidade dos sintomas sentidos pelo paciente. Na maioria dos casos, os sintomas da gripe são mais intensos enquanto que os sintomas do resfriado são mais leves. Além disso, o resfriado possui uma menor duração. A gripe ocorre geralmente no período do inverno e seu contágio é muito mais fácil de acontecer do que em um resfriado.

Veja a Diferença entre Gripe e Resfriado! 

10 Dicas para Curar Gripe e Resfriado em um Instante

A) Gripe

Também conhecida como influenza, a gripe é uma doença respiratória aguda, ocasionada por agentes virais. As principais características da gripe são:

  • febre alta
  • dor de cabeça
  • mal-estar
  • mialgia (dor muscular)
  • calafrios
  • tosse seca
  • dor de garganta
  • coriza.

Veja também: 10 Remédios Caseiros para Gripe

B) Resfriado

Já no resfriado o quadro é mais leve e autolimitado, com sintomas mais localizados no trato respiratório superior. As crianças são mais suscetíveis de contraírem o resfriado, visto que não apresentam imunidade adquirida para a maioria dos vírus causadores do resfriado comum. Com os pricnipais sintomas:

  • Falta de apetitie
  • Dor de garganta
  • Espirros
  • Tosse Comum
  • Vômitos

Veja também: 10 Remédios Caseiros para Resfriado

É importante estar bem atento aos sintomas e consultar o médico sempre que preciso. O especialista é a pessoa mais indicada para realizar o diagnóstico, bem como de indicar os melhores tratamentos que poderão ser feitos, respondendo o histórico do paciente.

Agora que você já entendeu a diferença entre gripe e resfriado, confira como tratá-las de maneira caseira:

Remédios caseiros para Combater a Gripe e o Resfriado

A) Alho

O alho possui propriedades antibacterianas e antivirais que auxiliam no tratamento do resfriado. Além disso, o uso do alho (seja em chás ou em xaropes) auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a abertura de passagens respiratórias.

Confira algumas receitas:

  • Misture metade de uma colher de chá de pimenta de Caiena ou vermelho-pimenta em pó, uma colher de chá de mel, duas colheres de chá de limão suco e um dente de alho esmagado. Consuma diariamente até a diminuição dos sintomas;
  • Ferva quatro ou cinco dentes de alho picado em um copo de água e adicionar uma colher de chá de mel. Beba duas a três vezes por dia.
  • Coma alho cru ou use algumas gotas de óleo de alho na sua comida e bebidas.

B) Mel

O mel é o queridinho para tratar os resfriados, pois funciona como calmante para a garganta irrita. A elevada quantidade de nutrientes e enzimas do mel também auxilia a matar as bactérias e vírus que causam resfriados.

Confira as receitas:

  • Misture uma colher de chá de suco de limão e duas colheres de chá de mel. Beba de duas em duas horas para obter o alívio dos sintomas. O uso desses dois ingredientes contribui devido à vitamina C presente no limão ao fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ingerir uma colherada de mel cru também pode auxiliar. O mel consumido de maneira pura é importante no combate aos sintomas da gripe.

Estamos em temporada de gripes e resfriados, você já pegou gripe esse ano? Poucas pessoas estão respondendo que não, porque infelizmente o contagio da gripe é rápido uma vez que ela é transmitida pelo ar através das pessoas contaminadas que soltam espirros e tosses. Outra forma de contagio e ter o contato com o vírus através das mãos contaminadas coçando olhos e boca. Evitar é a melhor maneira, mas se você já tem os sintomas, veja o que fazer para curar a gripe e se recuperar mais rapidamente. Confira a seguir

8 Dicas para Curar a Gripe e Resfriado em um Instante

[wd_hustle id="drconsulta" type="embedded"]

10 Dicas para Curar Gripe e Resfriado em um Instante

1) Consuma líquidos extras

Beba muita água ou conserve bebidas quentes como chá de ervas ou caldo. Os fluidos evitarão a desidratação e tornarão sua garganta melhor. Eles também diminuirão o muco e reduzirão o risco de infecções nos pulmões ou ouvidos. Mas evite bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois podem contribuir para a desidratação em vez de preveni-la.

2) Dê ao seu nariz uma ajuda extra

Uma solução salina (spray nasal ou gotas) pode aliviar o enchimento no nariz. Previne danos ao tecido e limpa as passagens e permite que o muco se mova. Além disso, é perfeitamente seguro. Essa é uma vantagem sobre as pulverizações nasais. Você pode comprar um enxágue salino na farmácia, ou fazer em casa usando sal decapado, bicarbonato de sódio e água fervida. Para tratar o catarro “coriza” do nariz é preciso um xarope expectorante.

3) Gargarejo com água salgada

Gargarejo com água salgada quente (meia colher de chá de sal por vidro) muitas vezes fará sua dor de garganta ficar bem melhor, embora temporariamente. Experimente a cada duas horas ou mais. Também pode evitar novas infecções, ajudando você a voltar ao normal antes que ela se agrave.

4) Descanse

Uma boa noite de sono – ou três – ajudará seu corpo a se recuperar mais rapidamente. Deixe seu sistema imunológico descansar para ajudar a curá-lo. Você tem uma casa ocupada que inevitavelmente se desmorona sem você se você parar para repousar? Obtenha ajuda do seu parceiro, ou ligue para amigos para ajudar com as crianças e as refeições.

5) Alimente-se bem

Seu corpo também se baseia em uma dieta saudável e equilibrada para ficar bem, então tenha certeza de que você está tendo refeições e lanches nutritivos frequentemente. O apetite de todos parece ser pequeno quando estamos doentes, mas faça um esforço pela sua saúde. As coisas que são mais toleradas são coisas como sopas e chás que aumentam a imunidade.

6) Pare de fumar

Se você fuma, pare. Se você não puder, tente diminuir os cigarros enquanto estiver doente. A fumaça pode irritar o sistema respiratório, fazendo o seu resfriado durar mais e aumentando o risco de outras infecções respiratórias.

7) Umidifique o ar

Trate seus tecidos irritados com o ar mais umidificado. Os efeitos secundários do resfriado podem ser irritantes para as passagens nasais, e a umidade pode ajudar isso. Se você usar um vaporizador, limpe-o completamente primeiro para que não esteja inalando sujeira e bactérias. Após tomar banho fique um pouco mais no banheiro para aproveitar o vapor do banho quente.

8) Fique saudável

Claro, a melhor maneira de reduzir os sintomas é evitar a captura de germes em primeiro lugar. Recomenda-se seguir um estilo de vida saudável, dieta e deixar de fumar e consumir muito álcool. É importante lavar as mãos regularmente e corretamente. Reduzir o contato com pessoas que estão espirrando e tossindo ativamente.

O que esperar do tratamento de gripe e resfriado?

O que não funciona para gripe e resfriado? A maioria de nós sabe que tomar antibióticos não vai te livrar de um vírus da gripe e pode ainda contribuir para a resistência do vírus aos antibióticos. Os xaropes da tosse também não encurtarão sua doença.

O que funciona para gripe e resfriado?

O importante é você começar a se tratar assim que começar os sintomas. Poucas pessoas sabem, mas é preciso cuidar da gripe nas primeiras horas em que ela se instala, por isso invista em bons remédios caseiros para gripe e resfriado e cuidados de saúde.

  • Febre: tome banho para diminuir a temperatura e tome paracetamol.
  • Dores: tome paracetamol ou outro analgésico indicado.
  • Garganta: assim que começar a doer faça gargarejos com antisséptico bucal ou outra solução para limpar ao máximo a região.
  • Hidratação: tome, chás, sopas e água o máximo que puder.
  • Coriza ou catarro: use xarope expectorante adequado a sua saúde.
  • Infecção: é um caso grave e um médico deverá ser consultado, desconfie em caso de febre, dores aguda e garganta irritada com pus.

E quanto ao exercício durante uma gripe ou resfriado?

O conselho é polêmico sobre se a atividade física ajudará ou impedirá sua recuperação. Mas provavelmente é melhor evitar o exercício intenso nessa fase de recuperação e se concentrar no resto. Com exercícios pesados durante qualquer tipo de doença, você tende a ficar mais doente por mais tempo. E você pode ser mais propenso a ferimentos se você não estiver no seu melhor período. Dependendo de onde você se exercita você também pode estar passando o vírus para outras pessoas. Então, até que esteja melhor, prefira o repouso.

Confira também este infográfico com os principais alimentos para curar a gripe e refriado:

Alimentos para combater gripes e resfriados

Veja também o vídeo abaixo com dicas para acaber com a gripe rapidamente: