10 Principais Alimentos que Podem Provocar a Gota

10 alimentos que provocam a gota

Gota é o acúmulo de cristais em volta de articulações causada pelo excesso de no sangue. Essa patologia pode ser classificada como uma forma dolorosa de , com duração de alguns dias ou vários meses. Os principais locais em que a gota ataca são tornozelos, joelhos, mãos e pés.

A formação de ácido úrico se dá pela quebra de uma substância chamada purina. Ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo, mas também pode ser encontrada em certos alimentos.

Gota não tem cura, mas medicamentos e boa alimentação tem um papel fundamental no controle da mesma. O contrário também ocorre, existem alimentos que quando consumidos em excesso pode levar ao excesso de ácido úrico no sangue.

I) Conheça quais são os principais alimentos que provocam gota

1- Cerveja

A cerveja tem um efeito duplo na formação de gota em pessoas predispostas. Ela aumenta a produção de ácido úrico e o retém no organismo, dificultando sua excreção pela urina.

Pacientes em fase de tratamento são proibidos de beber álcool.

2- Bebidas açucaradas

Refrigerantes e sucos de frutas com certas quantidades de xarope de compõem em sua fórmula edulcorantes que estimulam a produção de ácido úrico.

3- Ervilha

Ervilhas estão em grupo de risco para o surgimento de gota. Especialistas mostram que para cada 100g de ervilhas ingeridas produz mais de 100mg de ácido úrico no organismo.

4- Aveia

A está entre o grupo de cereais saudáveis, porém para pessoas com tendência a gota, a aveia pode ser um gatilho para produção de ácido úrico. A purina presente na aveia que é a responsável por esse mal.

5- Carnes vermelhas

Carne vermelha contém purina capaz de sintetizar ácido úrico em gota. Seu consumo exagerado também contribui para o aumento de peso que por sua vez pode piorar o problema. Nesse caso opte por carne branca.

6- Peru

Carne de peru incluindo o peito é extremamente rica em purina em comparação com outras carnes. Se possível evite consumi-la, opte por carnes de frango ou de porco.

7- Aspargo

Mesmo contendo ótimas fontes de vitaminas A e C que beneficiam as articulações, esse é um alimento proibido justamente por conter altas quantidades de purina.

8- Frutos do mar

Frutos do mar no geral são contraindicados, pois são responsáveis por causar e agravar a gota. Se for consumir, modere para apenas uma vez por semana.

9- Fígado e miúdos

Miúdos em geral provenientes de qualquer animal são proibidos. Devem ser evitado principalmente durante as crises de gota e no tratamento.

10- Bacon

O bacon por fazer parte de carnes embutidas e processadas é proibido na sua totalidade. Opte por outros tipos de carne.

II) Veja a lista de alguns alimentos que combatem a gota:

A melhor forma de prevenir a gota é simplesmente buscando um equilíbrio na alimentação. Veja alguns dos alimentos que podem ajudar a combater o problema. Alimentos com grandes quantidades de Vitamina C, como laranja e limão, e os expressivos em cafeína, como café e chá, devem ter seus usos moderados, para que o excesso não cause insuficiência renal. Quando utilizados de maneira correta, os benefícios são valiosos para evitar a chance de excesso de ácido úrico no sangue.

  • Alcachofras
  • Abóbora
  • Cebola
  • Laranja
  • Limão
  • Café
  • Chá
  • Alho
  • Cenoura

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br