10 Principais Causas da Dor nas Articulações

10 Principais Causas da Dor nas Articulações e Principais Tratamentos

As articulações unem os ossos, suportam o peso e, acima de tudo, permitem que você se movimente. Porém, às vezes, elas sofrem desgastes, que podem causar dor nas articulações, também conhecida como artralgia, que podem ser extremamente desconfortáveis.

As dores nas articulações (como em seus joelhos e quadris) podem ser causadas por uma série de fatores diferentes, como artrite, gota, fibromialgia ou até gripe. No entanto, há uma série de coisas que você pode fazer para aliviar as dores bem como evitá-las.

I) Veja quais são as 10 principais causada da dor nas articulações:

Dor na articulações

1) Artrite

É uma inflamação das articulações. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, com diferentes causas e métodos de tratamento. A artrite é mais comum em mulheres do que homens e naqueles que estão com sobrepeso. A artrite pode causar dor nas articulações, rigidez e inchaço.

2) Síndrome da Fadiga Crônica

É uma doença debilitante caracterizada por fadiga extrema que não desaparece com o repouso. A causa é desconhecida, mas entre os sintomas, está a dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta.

3) Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica marcada por dor generalizada, inexplicável nos músculos e articulações.

4) Gota

É uma inflamação das articulações, causadas por um acúmulo de ácido úrico. Esse acúmulo afeta os pés, especialmente o dedão do pé. As pessoas que têm gota sentem inchaço e dor nas articulações do pé.

5) Luxações

Normalmente resultam quando uma articulação sofre um impacto inesperado. Isso pode acontecer se você cair e atingir a área afetada. Entre os sintomas estão, a dor durante o movimento, dormência ao redor da área e sensação de formigueiro.

6) Tenossinovite

Um tendão é um tipo de tecido fibroso que liga os músculos aos ossos. Este tecido ajuda em ações, como correr, saltar, agarrar, e pular. Sem tendões, você não seria capaz de controlar o movimento de seu corpo. A lesão do tendão pode resultar no mau funcionamento. Se isso ocorrer, o líquido sinovial não será fabricado. Isto poderá causar inflamação ou inchaço causando sintomas como rigidez, inchaço e dor nas articulações.

7) Bursite

Bursas são sacos cheios de líquido que ficam sobre suas articulações. A lubrificação ajuda a reduzir o atrito durante o movimento. Bursite é uma inflamação das bursas, que causam dor e desconforto no local afetado, limitando a maneira que você move suas articulações.

8) Osteomielite

Pode resultar quando as bactérias ou fungos invadem um osso. Em crianças, infecções ósseas ocorrem nos ossos longos dos braços e pernas. Em adultos, geralmente aparecem nos quadris, coluna e pés. Normalmente, o primeiro sintoma a aparecer é a dor no local da infecção. Outros sinais comuns são febre e calafrios, vermelhidão na área infetada, irritabilidade, inchaço e rigidez.

9) Espondilite Anquilosante

A espondilite anquilosante é uma forma de artrite que afeta principalmente as articulações na coluna. Ela provoca inflamação grave das vértebras que podem eventualmente levar à dor crônica nas articulações e até à deficiência.

Acabar com o zumbido no ouvido

10) Gripe e Resfriados

São infecções contagiosas que afetam o sistema respiratório. Ambas são doenças transportadas pelo ar, através da tosse e espirros. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça e no corpo, causando uma fadiga leve.

II) Como a dor nas articulações é diagnosticada?

  • O seu médico irá realizar um exame físico.
  • Ele também irá fazer uma série de perguntas sobre a sua dor nas articulações. Isso poderá ajudar a diminuir as possíveis causas.
  • Um raio-X pode ser necessário para identificar possíveis lesões.
  • Um exame de sangue poderá ser feito para identificar certas doenças autoimunes.
  • Eles também podem executar um teste de velocidade de sedimentação para medir o nível de inflamação no corpo.

Dor nas articulações é muitas vezes resultado do dano que ocorre através de desgaste normal ou um sinal de uma infecção.

III) Qual o tratamento para a dor de articulação?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Suas opções de tratamento dependerão da causa da sua dor:

  • Em alguns casos, o seu médico irá tirar o líquido acumulado na área,
  • Eles também podem recomendar uma cirurgia para substituir a articulação,
  • Usar analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir a dor, inchaço e inflamação,
  • Fazer exercícios físicos moderados,
  • Alongamentos antes do exercício,
  • Manter o seu peso corporal sob controle – isto irá diminuir o peso sobre as articulações,
  • Massagem,
  • Banho quente,
  • Descanso suficiente,
  • Mudanças no estilo de vida.
  • Compressa fria e compressa quente.
  • Sempre procure ajuda médica ao sentir dor nas articulações, prevenindo possíveis deficiências causadas pelo diagnóstico tardio.

IV) Aqui estão as 10 Maneiras de Aliviar as Dores nas Articulações em um Instante:

1) Crioterapia

As temperaturas frias reduzem o fluxo sanguíneo e, portanto, reduzem o inchaço dos tecidos. A primeira vez que você sentir dor, aplique uma compressa de gelo sobre a área afetada durante 15 minutos, durante todo o dia. No dia seguinte, aplique o gelo apenas quatro ou cinco vezes, durante 15 minutos.

Este processo é vital para o alívio da dor nas articulações. Lembre-se, para evitar queimaduras de gelo, não coloque o gelo diretamente sobre a pele; envolva-o em uma toalha ou pano.

2) Hidroterapia

A água quente vai aliviar a pressão sobre as articulações e músculos. Portanto, um bom banho quente pode fazer maravilhas para aliviar a dor nas articulações em seus joelhos e quadris. Mergulhe a área afetada na água e faça massagem, a fim de estimular o fluxo sanguíneo.

3) Massagem

A massagem é um excelente meio para aliviar as dores nas articulações em seus joelhos e quadris. Poderá fazer com um profissional ou em casa mesmo, e use um óleo hidratante.

Além disso, lembre-se que quando massagear seu corpo, a direção deve ser sempre voltada ao coração.

4) Medicamentos

Alguns medicamentos, como o ibuprofeno, são muito bons para o alívio das dores nas articulações. Anti-inflamatórios irão ajudar a aliviar o inchaço e a rigidez, e relaxantes musculares prescritos pode ajudar na redução dos espasmos musculares.

5) Ervas Naturais

Misturas de ervas naturais são um excelente meio para aliviar, bem como evitar as dores no joelho e quadril.

Nem todas as dores nas articulações vêm de doenças. Apenas pode ser quando você não consegue dormir o suficiente ou quando não se exercita.

6) Exercícios

Ao escolher um exercício, deve ser um que seja suportável e não cause mais as dores nas articulações. O exercício ajuda a aumentar a densidade óssea, melhora a força muscular e flexibilidade das articulações e melhora o equilíbrio. Participe de caminhadas regulares, natação, danças, alongamentos, ciclismo e atividades de baixo impacto.

7) Fisioterapia

Um fisioterapeuta especializado será capaz de ajudá-lo a aliviar a sua dor nas articulações, fortalecendo os músculos ao redor da articulação e melhorando os movimentos.

Acabar com o zumbido no ouvido

8) Tratamentos Alternativos

Práticas de medicina alternativa, como acupuntura, não só podem melhorar o movimento das articulações, como também ajudar a aliviar a dor.

9) Imobilizar a articulação

Se a dor é muito forte, tente imobilizar a área com uma tala ou cinta. Isto não deve ser feito em todos os casos, apenas se você não conseguir suportar.

10) Descanso

Uma das melhores maneiras de aliviar a dor articular é o descanso e o relaxamento. Isto irá restaurar a energia, bem como permitir que o corpo para se recupere naturalmente. Além disso, descansar entre períodos de exercício, vai evitar assim a dor nas articulações.

Se você está sofrendo de dor nas articulações por um longo período, é absolutamente importante que você agende uma consulta com o seu médico o mais rápido possível, a fim de avaliar e aliviar a sua dor. O exercício físico regular, uma dieta equilibrada e um peso saudável podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver dores nas articulações.

Extra – Como aliviar as dores de escritório

Para quem trabalho em escritório, é comum ter dores devido a postura e/ou muito tempo na mesma posição. Siga as dicas no infográfico a seguir para fazer alongamentos rapidamente no escritório.

10 Principais Causas da Dor nas Articulações e Principais Tratamentos

Sempre procure ajuda médica ao sentir dor nas articulações, prevenindo possíveis deficiências causadas pelo diagnóstico tardio.

Fonte:

http://www.healthline.com/symptom/joint-pain

http://life.gaiam.com/article/10-ways-relieve-and-prevent-joint-pain

http://www.webmd.com/pain-management/guide/joint-pain