10 Principais Causas de Morte no Brasil

10 Principais Causas de Morte no Brasil

Seja de forma direta ou indireta, as causas de morte no Brasil são alarmantes e assustadoras quando colocadas em estatísticas. E por mais que muitas pessoas não gostem destes números, devido a associação com algo “frio” como números ao falecimento de pessoas importantes, ter estes dados em mente é crucial.

Com uma noção mais clara quanto às causas de morte no Brasil, é mais fácil desenvolver soluções viáveis, seja por parte das autoridades e governantes, seja por parte da própria população. Por isso, preparamos uma lista com as causas de morte mais importantes e relevantes atualmente.

Mesmo que, em teoria, você não possa tomar todas as atitudes para acabar, sabê-las facilita suas prevenções e segurança. Vejamos quais são estas causas.

As Principais causas de Morte no Brasil

10 Principais Causas de Morte no Brasil

1 – Doenças Cardiovasculares

É uma das principais causas de morte no Brasil, ultrapassando mesmo os casos de homicídios e acidentes. Em 2014, foram registrados mais de 340 mil casos. O infarto do miocárdio, por si só, é o que lidera entre os casos de que levam a mortes.

Entre as principais causas que levam a essas doenças, estão o consumo excessivo de bebidas e , além de .

2 – Agressões e Acidentes de Trânsito

Com os casos alarmantes de acidentes de trânsito, seja dentro de centros urbanos como em estradas, os acidentes e agressões como um todo são outras das principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do IBGE, foram mais de 156 mil casos desde 2014.

A Imprudência no trânsito, o que inclui tanto a falta de respeito às leis de tráfego como o consumo de bebidas ao volante, são as causas relacionadas aos acidentes. Somado a estes pontos, temos ainda os casos de violência extrema entre a própria população, sendo um reflexo do momento atual do país.

3 – Pneumonia

Mesmo com as campanhas de prevenção e cuidados como um todo, a continua sendo uma das causas mais alarmantes de morte no Brasil. A doença, que decorre de uma inflamação nos sacos de ar em um ou nos dois pulmões, já matou mais de 200 mil pessoas desde 2014.

As causas, além da falta de uma vacinação adequada, ocorre de outras ausências de cuidados no sistema respiratório. Tabagismo, sedentarismo e outras , como a gripe e crises alérgicas, são algumas das responsáveis pelo aumento nos casos de pneumonia.

4 – Doenças Metabólicas

Este grupo de causas de morte englobam doenças endócrinas e nutricionais. Entre elas, a é a principal responsável por mortes no Brasil, seguidas de e distúrbios psicológicos como a bulimia e a . Quanto a diabetes, já foram registrados mais de 65 mil casos de diabetes desde 2013.

A falta de uma educação alimentar adequada é o principal fator que leva a estas doenças. Derivado a elas, a obesidade, e o consumo excessivo de alimentos pobres em nutrientes desde a infância intensificam estes casos.

5 – Doenças no Sistema Digestivo

Até aqui, várias das causas de morte no Brasil estão relacionadas ao consumo excessivo de alcoólicos. Mas a própria bebida também é causa de diversas mortes no Brasil de forma direta, ao contrários dos exemplos indiretos mostrados anteriormente.

Doenças no aparelho digestivo, principalmente por deficiência do fígado, são uma das causas de morte mais graves, e por incrível que pareça mais sutis no Brasil.

Embora o consumo de álcool seja o principal causador dessas doenças e mortes, outros maus cuidados com a alimentação, como é o consumo exagerado de frituras e outros alimentos que forçam o fígado ao limite, também são igualmente responsáveis.

6 – Homicídio por Armas de Fogo

Infelizmente, uma das principais causas de morte no Brasil recentemente. Agravada ainda mais em grandes centros metropolitanos, e cidades fronteiriças com outros estados ou mesmo países, os homicídios por armas de fogo foram responsáveis por mais de 50 mil mortes em 2013, com um aumento ainda mais assustador em cidades como e Salvador.

A insegurança causada pela crise política e nos setores policiais, somado ao aumento da criminalidade, são os fatores relacionados aos homicídios. Fatores socioculturais, como o desemprego, agravam ainda mais a sensação de insegurança para a população.

7 – Doenças no Sistema Nervoso

Aqui, a principal doença que leva a mortes no Brasil é o Mal de . Outras doenças que afetam diretamente o sistema nervoso, como , também estão entre as principais causas de morte no Brasil. O Alzheimer, em específico foi responsável por mais de 32 mil mortes desde 2013.

Embora não se saiba as causas exatas do Alzheimer e outras doenças que acomete o sistema nervoso, é importante ressaltar que os cuidados adequados com a saúde ao longo da vida são fatores que ajudam a amenizar seus sintomas e reduzir os índices de mortalidade.

8 – Doenças Hipertensivas

A hipertensão arterial, por si só, é uma das causas de morte no Brasil com mais intensidade. Desde 2012, já foram registrados mais de 50 mil casos de mortes relacionadas à hipertensão, insuficiência renal, e outras doenças relacionadas ao consumo extremo de sal e alimentos que aumentem a pressão sanguínea.

Além do consumo destes alimentos supersaturados, a hereditariedade é outro fator muito comum para o surgimento dessas doenças. Uma boa reeducação alimentar pode diminuir a possibilidade destas doenças ao longo das gerações.

9 – Violência Interpessoal

É uma das causas que tem crescido de forma surpreendente, e igualmente preocupante. Essa categoria inclui casos como suicídios, violência doméstica e abuso emocional, bullying e homicídios advindos de assaltos ou a criminalidade como um todo. Destes, o é o que tem chamado mais atenção.

Mais do que tratamentos psicológicos, os cuidados que a população deve ter em geral quanto a educação direcionada aos adolescentes, os principais afetados por esses casos de mortes, é uma das atitudes mais importantes a se realizar.

10 – Câncer

E por fim, temos a principal de causa de morte no Brasil. atualmente. O atingiu cerca de 250 mil pessoas desde 2014, sendo os tumores no pulmão, traquéias, e brônquios os principais afetados. Nos homens, o é ainda mais alarmante, enquanto as mulheres ainda possuem um índice expressivo de casos de .

De fatores hereditários a falta de cuidados na saúde como um todo, o câncer pode ter diversas causas para seu surgimento. Cabe a população, além de fazer exames preventivos, se atentar aos cuidados como um todo para evitar seu surgimento.

Saber das principais causas de morte no Brasil é apenas metade do caminho. Uma vida bem regrada, mais do que uma responsabilidade, é uma forma de garantir longevidade com saúde. Ainda que nem todas as causas estejam relacionadas a saúde, é possível garantir esta boa qualidade de vida. Não deixe de se cuidar, e até a próxima!

Veja também as 10 principais causas de morte no mundo (7:39):

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br