10 Remédios Caseiros para Tratar a Dor de Ouvido em um Instante

10 Remédios Caseiros para Tratar a Dor de Ouvido em um Instante
Compartilhe
Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on Twitter

Você provavelmente já se pegou perguntando o que pode ser a ou vendo alguém nesse impasse. A verdade, é que ela pode surgir de diversas intensidades, em uma ou nas duas orelhas e ainda mais, estar ligada com muitas razões, não só necessariamente no ouvido, como também em regiões próximas, como a garganta ou até mesmo os dentes.

Normalmente, são pequenos incômodos que desaparecem muito rápido, mas como dito anteriormente, o quadro pode contar com dores mais intensas, sendo assim, é imprescindível procurar um médico para descobrir qual é o seu tipo de problema e se tem realmente a ver com o ouvido (causa otológica) ou não.

I) Quais são as principais causas otológicas para a dor de ouvido?

10 Remédios Caseiros para Tratar a Dor de Ouvido em um Instante

Como foi citado, causa otológica trata-se do ouvido, ou seja, nesse caso, de problemas que têm origem nele ou que precisam de cuidados diretamente nesse local, as mais comuns são infecções. Para compreender melhor, vale lembrar que o ouvido costuma ser dividido em três partes, externo, médio e interno.

Veja a seguir quais são as quatro principais causas, sintomas e tratamentos para a dor de ouvido:

  • Otite externa: é uma infecção do canal do ouvido externo que pode ser tratada por um médico, com remédios e orientações. Geralmente, é algo que pode ser resolvido em dias ou semanas, dependendo do quadro. Os sintomas, além da dor, envolvem a pele mais avermelhada e calor, mas algumas pessoas podem ter coceira e .
  • Otite média aguda: Essa infecção atinge o ouvido médio e geralmente, é causa por uma bactéria ou o acúmulo de líquido. Além disso, pode ter sua origem por infecções virais do trato respiratório, como as famosas gripes. Normalmente, atinge mais as crianças e é acompanhada de outros sintomas além da dor de ouvido, como febre e temporária, podendo ser tratada com orientação médica, com remédios, mas depende muito do caso, pois em alguns, apenas recomendações são passadas.
  • Obstrução no ouvido externo: Pode ocorrer a obstrução do ouvido externo por conta de um corpo estranho e até mesmo pela cera do ouvido, que é uma das causas mais comuns. Nesse caso, o médico avaliará o método mais eficiente de limpeza do local, pois se o tímpano estiver perfurado, o método de eliminação da cera pode variar e ser necessário o uso de um instrumento adequado.
  • Otite média crônica: outros tipos de otites podem ocorrer, como a média crônica, que pode comprometer muito a audição, essa infecção geralmente é provocada por uma lesão do tímpano e merece muita atenção, pois seu quadro de gravidade depende muito do tipo de lesão e qual região exatamente foi atingida.Além de poder comprometer a audição, pode ter complicações, como o aumento de secreção e inflamações. O seu tratamento envolve uma limpeza do local pelo médico, entre outros processos que podem ser necessários como operações e o acompanhamento de antibióticos.

II) Quais são outros motivos para a dor?

Outras razões para que as dores ou incômodos nos ouvidos surjam e que não possuem ligação apenas com eles como as causas citadas anteriormente, estão ligadas principalmente com gripes e resfriados, como a infecção na garganta e problemas dentários, como cáries, infecções, complicações com próteses, entre outros.

Quando estão ligadas com outras causas, o tratamento pode variar muito, afinal, o sintoma passa a não ser apenas a dor de ouvido, como no caso de gripes, onde a pessoa também sente dores pelo corpo, fadiga e febre. De qualquer forma, é imprescindível recorrer a um médico e ter cautela ao realizar a limpeza do ouvido, pois a dor também pode estar relacionada com o uso inadequado de cotonetes ou a introdução de outros objetos, como palitos, entre diversos itens.

III) Abaixo veja 10 remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido:

10 Remédios Caseiros para Tratar a Dor de Ouvido em um Instante

1) Cebola:

A tem propriedades antissépticas, antibacterianas e são ótimas para resolver o problema no ouvido. Aqueça uma colher de sopa do suco da cebola e quando estiver morno coloque de duas a três gotas do suco extraído na orelha infectada. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia.

 

2) Software Hearing Guardian v1

Você já deve ter tido uma sensação de . A maioria dos casos de zumbido é um dano nas células ciliadas, que ficam localizadas no , dentro da cóclea, que tem um formato de concha. As tais células captam as vibrações sonoras e enviam impulsos elétricos pelo nervo auditivo para o cérebro.

Quando as células ciliadas ficam lesadas, continuam enviando, por engano, informações sonoras às células do nervo auditivo. O software Hearing Guardian é o único programa que pode condicionar estas células danificadas e eliminar completamente o som de dependendo da sua causa. Você poderá visitar o website www..com.br, baixar o software e instalar o programa diretamente no seu computador.

Você deve estar se perguntando como um software pode resolver o meu problema da audição! Veja você mesmo como ele atua na sua audição (3:17):

3) Alho:

O tem propriedades antibióticas que podem ajudar a diminuir a dor no ouvido. Esquente uma colher de chá de alho e duas colheres de sopa de óleo de gergelim. Após esfriar, filtre o óleo e coloque duas ou três gotas do óleo de alho no ouvido infectado e espere até obter um resultado.

4) Basil:

Basil, mais conhecido como , tem propriedades analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, por isso, o manjericão é considerado um ótimo remédio caseiro para aliviar dores. Amasse as folhas até obter o caldo. Coloque três ou quatro gotas do suco no ouvido infectado, repita pelo menos duas vezes ao dia.

5) Bispo de erva:

O bispo de erva tem propriedade antisséptica e antimicrobianas, o que é ótimo para aliviar a dor de ouvido. Misture uma colher de chá de óleo de Bispo de erva, junto com três colheres de chá de óleo de gergelim e aqueça, até ficar morno. Depois, coloque o remédio no ouvido infectado e espere aliviar.

Outra receita: Esquente duas colheres de chá de óleo de e adicione meia colher de chá de Bispo de erva e um pouco de alho picado. Após a mistura, esquente até o alho ficar vermelho. Depois, filtre-o e coloque algumas gotas no ouvido infectado.

6) Água quente:

Ao colocar quente na orelha infectada, pode servir como um ótimo analgésico, pois, com o calor da água, ajuda a aliviar a dor. Use uma garrafa com água quente enrolada em um pano ou uma bolsa de água quente e pressione por alguns minutos sobre o ouvido infectado.

7) Gengibre:

O tem propriedade anti-inflamatórias, que podem ajudar no tratamento para a dor de ouvido. Tire o suco do gengibre e já coloque no ouvido infectado, aos poucos a dor vai diminuir. Outra receita é misturar uma colher de chá de gengibre ralado, junto a duas colheres de sopa de de oliva. Espere de cinco a dez minutos, após o procedimento, coloque algumas gotas do óleo no ouvido infectado.

8) Hortelã-pimenta:

As folhas de hortelã-pimenta e o óleo de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar a dor de ouvido. Retire o suco das folhas, e coloque diretamente no ouvido infeccionado.

Outra receita: Pegue um cotonete, aplique algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta, e passe na parte externa da orelha, não deixando entrar dentro do ouvido.

9) Neem:

O Neem há várias propriedades como o Bispo de erva, assim, podendo ajudar no alivio da dor no ouvido. Amasse algumas folhas até ter o suco. Depois coloque algumas gotas no ouvido e espere o efeito.

Outra receita: Molhe um algodão no óleo de neem e aperte até sair o excesso, depois coloque-o no ouvido. Deixe por alguns minutos e jogue-o fora. Repita as duas receitas, pelo menos duas vezes ao dia.

10) Azeite de oliva:

O Azeite de oliva serve como um lubrificante e um ótimo remédio natural para sumir com as dores do ouvido ou qualquer outras sensações no canal auditivo. Coloque de três a quatro gotas de azeite morno no ouvido. Para ser mais fácil, você pode utilizar um cotonete e espalhar no ouvido.

Fonte:

https://medlineplus.gov/ency/article/003046.htm


Compartilhe
Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on Twitter
Equipe Biosom

contato@biosom.com.br