10 Remédios Caseiros para Aliviar Constipação Intestinal10 Remédios Caseiros para Aliviar Constipação Intestinal

Para algumas pessoas basta sair de casa ou viajar que pronto ela aparece, a incômoda constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre. Apesar de ser um sintoma corporal e, não uma doença, como muitos pensam, ela traz muitos outros problemas para nossa saúde.

Os laxantes químicos podem aliviar o problema momentaneamente, porém a longo prazo são muito prejudiciais ao intestino e todos sistema digestivo, portanto, deve-se tentar usar alguns remédios caseiros para aliviar seu desconforto e mantê-lo bem. Mas se a dor e o incômodo persistirem procure ajuda médica.

1) Causas da Constipação (Prisão de ventre)

São diversos os fatores que podem desencadear a constipação, uma mudança na rotina, pouca ingestão de líquidos, alimentos pobres em fibras, alguns medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos e antiácidos, falta de exercício físico, o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados são apenas os mais comuns.

Nós devemos ir ao banheiro diariamente, a constipação se dá quando as fezes são duras, ressecadas e ao evacuar apresentam sinais, como insatisfação, esforço além do normal, dor, sangramento ou desconforto abdominal.

Na verdade, não existe um padrão para classificar a frequência normal de funcionamento dos intestinos, mas uma evacuação normal seria em torno de 3 a 12 vezes por semana, considera-se constipação quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou quando o esforço para evacuar é grande e provoca dor.

2) Sintomas da Constipação

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas alguns são bem característicos:

  • Dor abdominal, principalmente, no baixo ventre e, às vezes, nas costas
  • Distensão abdominal provocada por gases
  • Pouca evacuação
  • Eliminação de muco, sangue e de fezes moles alternadas com duras
  • Inquietude, uma sensação de desconforto geral
  • Indisposição, fadiga, alteração do apetite e  de humor
  • Dor de cabeça,  náusea e cefaleia

3) É preciso diagnosticar? 

Um exame clínico com as informações de frequência evacuatória, as características das fezes, como consistência, volume, cor, cheiro e exames laboratoriais como hemograma, sangue oculto nas fezes, de imagem, colonoscopia e tempo de trânsito das fezes.

Como já dissemos a constipação é apenas um sintoma e não uma doença, mas se persistir pode causar doenças como diverticulite, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.

4) Quais são os tratamentos?

A constipação pode ser tratada de forma simples com reeducação do relógio biológico e remédios encontrados na farmácia.

Além disso, situações de estresse e crises de ansiedade aumentam o problema, tente manter a mente tranquila e sempre que puder, relaxe. Sempre inclua na dieta ameixas, mamão, couve, suco verde, chás e frutas vermelhas fará o intestino funcionar melhor aliviando o desconforto. No caso da constipação funcional crônica o tratamento envolve desde a correção comportamental até a administração de medicamentos e lavagens intestinais.

5) Veja abaixo os 10 alimentos para aliviar a constipação intestinal!

10 Remédios Caseiros para Aliviar Constipação Intestinal

1- Mamão

É um dos melhores remédios caseiros para aliviar constipação. Ele contém papaína que ajuda na digestão de proteínas e a melhor na absorção dos nutrientes fazendo com que o que não é necessário ao nosso organismo seja eliminado rapidamente, mas cuidado, seu excesso pode causar diarreia.

2- Ameixa

Todo mundo sabe, mas ninguém acredita que a ameixa é um poderoso laxativo natural, apenas uma por dia vai fazer com que você se sinta limpo e leve.

Coloque um copo com água e uma ameixa dentro, tampe e deixe descansar durante a noite, pela manhã tome a água e coma a ameixa em poucas horas o intestino voltará ao normal mas tome cuidado pois o excesso causa diarreia e gases.

3- Milho verde

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O milho é um dos alimentos que mais auxiliam na prisão de ventre por ser riquíssimo em fibras, o melhor é cozinhar o milho fresco e comer. O enlatado também é bom, só é necessário cuidado, pois por ser conserva tem maior quantidade de sal, muito bom para os celíacos, pois é rico em carboidratos e não contem glúten.

4- Farinha de aveia

A aveia é um cereal pouco processado e, por isso, contém uma grande quantidade de fibras. Além disso, é excelente fonte de vitaminas e carboidratos, uma xícara de leite com duas colheres de sopa são suficientes para manter o intestino saudável, você pode também fazer um mingau de aveia usando uma xícara de leite, três colheres de farinha de aveia e uma colher de açúcar, leve ao fogo até engrossar e pronto.

5- Couve

A couve é uma excelente aliada no bom funcionamento do intestino, para que ela desempenhe seu papel deve-se ingerir crua ou levemente refogada ou também em forma de suco que além das fibras tem água que também é importante na digestão e trânsito intestinal.

Para fazer o suco verde é necessário 2 folhas de couve lisa, 2 folhas de couve-de-bruxelas, 1 rama de couve-flor, 1 rama de brócolis, 4 cenouras, 1 maçã pequena com casca e 1 copo de suco de laranja, bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce com mel. O suco pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes e está pronto.

6- Melaço de cana

O  melaço de cana tem um efeito levemente laxativo, indicado para crianças, pois não contém químicos e medicamentos que destroem a flora intestinal. Possui grandes quantidades de vitaminas e minerais e é rico em magnésio, que é muito importante para o intestino, recomenda-se tomar uma colher de chá de melaço, mas se for muito forte o sabor você deve adicionar uma xícara de água morna ou chá para diluir o sabor mas não exagere pois pode causar diarreia.

7- Fibras

As fibras alimentares podem ser encontradas em muitos grupos de alimentos, ela auxilia na prevenção da constipação intestinal e reduz o tempo de trânsito intestinal. Quanto mais lento o processo maior o risco de doenças, como diverticulite e hemorroidas, a função das fibras fica melhor se junto com as elas houver  uma maior ingestão de água também.

As fibras podem ser encontradas em feijões, sementes e cereais, batata doce, frutas (se consumidas com casca é melhor ainda) brócolis, alcachofra, aveia, farelo de trigo, cereal matinal e alimentos integrais.

8- Suco de limão

O limão é extremamente poderoso para o organismo, seu suco faz com que as paredes do cólon se limpem de forma natural. Esprema um limão e misture com um copo de água morna, tomar 1 copo cheio logo ao acordar, você  deverá ficar pelo menos 20 minutos sem comer mais nada.

9- Azeites e óleos

Os óleos e azeites são semelhante aos remédios para prisão de ventre, eles  estimulam o sistema digestivo e se for tomados regularmente podem impedir o intestino preso.

O azeite de oliva deve ser tomado em jejum para que o  trânsito intestinal se ative e estimule o sistema digestivo. Tome uma colher de sopa de azeite, se preferir misture ao suco de limão.

O óleo de linhaça também é muito bom para o bom funcionamento do intestino, deve-se tomar uma colher de sopa de óleo de linhaça misturado a um copo de suco de laranja com a polpa isso resolverá seu problema de constipação.

10- Chás

Alguns chás são grandes remédios caseiros para constipação porque tem poder de amenizar as dores causadas pelos gases, o chá de Cascara sagrada é muito bom, prepare 0,5 g da casca da Cascara sagrada, 150 mL (uma xícara de chá) de água, adicione a casca da Cascara sagrada na água e leve ao fogo, deixando ferver por cerca de cinco a dez minutos, beber de meia a uma xícara de chá antes de se deitar. Outros chás muito bons  são quebra-pedra, folhas de abacateiro, cana do brejo, folhas de bardana, chá verde/banchá,  hortelã, sementes de habú, raiz de dente de leão, genciana, raiz de alface, ruibarbo, raiz de sabugueiro, sementes de linhaça e sementes de melancias.

6) Dicas essenciais para o bom funcionamento do intestino

Além dos remédios caseiros para constipação é importante saber o funcionamento do seu intestino.

a) Prestar atenção no relógio biológico

Nosso corpo é como um relógio, suas funções acontecem cada uma no tempo exato, fome, sono e a vontade de evacuar também tem sua hora então não segure e vá ao banheiro sempre que a vontade aparecer, cada vez que você “segura” o organismo absorve a água das fezes e as resseca fazendo com que a evacuação se torne difícil e dolorosa.

b) Rotina

Com a vida corrida, às vezes, não temos horário para comer direito, mas manter hábitos regulares pode melhorar o bom funcionamento do corpo, ter horário para acordar, comer, fazer exercícios faz com que o corpo se acostume à rotina e trabalhe melhor.

Fontes:

  • http://www.thehealthsite.com/diseases-conditions/top-10-home-remedies-for-constipation/
  • http://www.rd.com/health/conditions/home-remedies-constipation/
  • http://www.webmd.com/digestive-disorders/digestive-diseases-constipation


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