10 Principais Sinais de Autismo nas Crianças

Biosom | Dicas e informações sobre saúde, bem estar e viagem

O Transtorno do Espectro Autista, mais conhecido somente como é uma condição em que a pessoa possui uma grande variação no que se refere aos comportamentos sociais, de comunicação, dentre outros fatores, que fogem do comumente realizada pela maior parte das pessoas.

Nas crianças, por ainda estarem em um processo de desenvolvimento, muitas vezes acaba-se confundindo os sintomas com o tempo próprio de cada criança e, por isso, estar atento aos sinais é imprescindível para o diagnóstico correto. Para auxiliar no processo que envolve a descoberta do transtorno, separamos uma lista com dez sinais de autismo que as crianças, em algum momento, experimentarão.

Confira a Lista Abaixo as 10 Principais Sinais de Autismo nas Crianças:

1 – Desafios  sociais

É preciso estar bastante atento às crianças, pois o desenvolvimento de cada uma delas é diferenciado, apesar de existir um padrão médio. No caso de crianças autistas, os desafios sociais, ou seja, a interação com outros indivíduos, como olhar para as pessoas, buscar as vozes, ou mesmo agarrar um dedo são realizadas de formas tardias.

 2 – Dificuldade de aprendizado

Como no primeiro sinal, a dificuldade de aprendizado se torna uma das principais características da criança com autismo, ou seja, além de não realizar interações com outras pessoas, a criança também possui uma dificuldade maior em realizar tarefas consideradas “fáceis”.

3 – Hiper ou Hiposensibilidade

A entrada sensorial em indivíduos com autismo é processada de forma diferente. Neste caso, a criança autista pode desenvolver tanto a hiper como a Hiposensibilidade, sendo ambos referentes a questões como luz, sons, cores, texturas, gostos e cheiros. Dessa forma, a hipersensibilidade faz com que a criança não goste de determinadas cores, sons, enquanto na Hiposensibilidade ela buscará os sons, luzes e cores que a estimulam como, por exemplo, pulando na direção da luz.

4 – Anexo do objeto

Como a maior parte das crianças autistas tem dificuldade de interação com outras pessoas, elas costumam substituir essa interação para realizar com bonecos ou brinquedos que, à primeira vista, podem ser considerados prediletos.

5 – Fascinações

Assim como no tópico anterior, as crianças autistas que possuem algum objeto preferido costumam ficar fascinadas por ele, buscando conhecer todos os fatos ou detalhes que envolvam a preferência em específico.

6 – Aparente falta de empatia

Enquanto a empatia é um sentimento facilmente percebido na maioria das crianças, pode haver certa dificuldade em detectá-la na criança com autismo, tendo em vista que elas possuem uma maior dificuldade em entender as situações a partir da perspectiva de outra pessoa.

7 – Indiferente à interação humana

A dificuldade de comunicação e do desenvolvimento social interfere diretamente nesse sinal de que a criança possa ter o transtorno. Crianças com autismo não costumam estabelecer relações, sendo comum que elas não se interessem por jogos ou atividades que incluam socialização.

8 – Comportamentos repetitivos

Considerado um dos sintomas centrais do autismo, a criança que possui o transtorno costuma realizar comportamentos repetitivos, como movimentos de mão, arrumar objetos, repetir sons ou frases.

9 – Disfunção do sono

Não ter o sono regular também é uma das características das crianças com autismo que, se não tratadas, podem afetar também os adultos que convivem com o transtorno.

 10 – Desenvolvimento da comunicação não verbal

Pelas dificuldades, já citadas aqui, de comunicação, interação e desenvolvimento social, a criança autista costuma estabelecer uma grande relação com a comunicação não verbal. Dessa forma, desenhos, fotos ou gestos podem tornar-se uma forma de estabelecer o contato com elas.

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br