6 Principais Causas da Dor nos Olhos

Principais causas da dor nos olhos

Dor nos olhos é algo um tanto incomum no dia a dia. Mesmo que existam outros tipos de dores, consequências de quadros clínicos, esforços físicos e outras causas, algo muito sensível como os olhos podem indicar problemas gravíssimos, seja no globo ocular, seja em outras regiões do organismo.

Os tipos de dores mais comuns que ocorrem nos olhos são coceiras, queimação, além de uma dor localizada que pode ocorrer na parte interna do globo ocular. Cada um dos sintomas podem indicar uma série de quadros, que vamos detalhar mais adiante.

I) Quais são as principais causas da dor nos olhos?

6 Principais Causas da Dor nos Olhos

Quadros alérgicos, presença de corpos estranhos ou mesmo possíveis doenças oculares são algumas das razões que precedem as dores nos olhos. É essencial buscar um oftalmologista para que o quadro não se agrave. Algumas das causas estão a seguir.

1) Conjuntivite

Além da dor nos olhos, ocorre vermelhidão, coceira intensa e ardência nos olhos. Causada por vírus ou bactérias, além de fatores como poluição ou ainda um quadro de alergia, a conjuntivite é uma das doenças mais comuns a se atingir os olhos, e seus efeitos podem ser drásticos na visão se não forem tratados devidamente.

2) Ceratite

É uma doença causada pelo uso inadequado de lentes de contato, e traz como sintomas comuns secreção excessiva nos olhos, visão embaçada, e sensibilidade à luz. O tratamento é feito com colírios anti-inflamatórios e antibióticos, além de uma limpeza mais apurada das lentes, e caso não seja bem tratada, pode levar a cegueira.

Acabar com o zumbido no ouvido

3) Glaucoma

Acompanhada de uma pressão no globo ocular e a perda gradativa da visão periférica, o glaucoma pode levar o enfermo a cegueira. Felizmente, seus sintomas podem ser controlados com um tratamento adequado, evitando a perda da visão.

4) Gripe

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Algumas infecções e vírus que afetam todo o corpo podem levar a dor nos olhos. Além da gripe, outras doenças causam o mesmo efeito, como sinusite, dengue, e crises alérgicas em geral. O tratamento não leva em conta a dor nos olhos em si, variando para cada doença.

5) Inflamações

Acompanhadas de vermelhidão, lacrimejamento e visão embaçada, as inflamações podem ocorrer em áreas como córnea, pálpebras, nervo óptico ou ainda na íris do olho. O tratamento, embora feito com anti-inflamatórios, varia para cada tipo de inflamação.

6) Aumento de pressão

Problemas de pressão alta podem ser percebidos com o aumento da pressão ocular. Diferente de um quadro de glaucoma, em que apenas os olhos são os principais prejudicados, uma possível hipertensão também vem acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, sangramento nasal e tontura.

II) Quais são principais sintomas da dor nos olhos?

  • Ardor
  • Dor de Cabeça ou Dor na Testa
  • Olhos Secos ou Lacrimejando constantemente
  • Queimação
  • Fadiga
  • Visão Embaçada

E claro, a própria dor nos olhos pode ser considerada um sintoma, que vem acompanhada de um ou mais sintomas descritos acima. Este tipo de dor pode ser sentida constantemente, ou apenas em ações específicas, como piscar ou se movimentar, por exemplo.

Existe uma série de causas que podem levar a uma dor nos olhos. E saber identificá-las pode prevenir sua visão de ter um dano permanente ou mesmo causar uma cegueira. Vejamos algumas das causas mais comuns.

III) Como Tratar?

Pelos quadros descritos acima, o tratamento para a dor nos olhos pode variar tanto no uso de colírios anti-inflamatórios, antialérgicos ou antibióticos, como em cuidados simples de higiene. Isso inclui muitas vezes lavar bem as mãos (além de evitar o contato direto com os olhos), como manter os cuidados na limpeza e na conservação das lentes de contato, principalmente nos modelos gelatinosos.

Acabar com o zumbido no ouvido

Consultar o oftalmologista com frequência, em média 2 vezes por ano, pode levar a um bom direcionamento no cuidado com a visão. Melhor do que realizar consultas de urgência sob o risco de perder a visão, é realizar os exames regulares principalmente se apresentar quadros que pode acarretar em dor nos olhos. Portanto, cuide bem da saúde.

Veja também a reportagem sobre a dor nos olhos (4:04):

Fontes:

http://www.webmd.com/eye-health/eye-pain-causes-symptoms-diagnosis-treatment#1