O que é Catapora (Varicela)?

catapora varicela

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença viral que se propaga facilmente e afeta principalmente crianças com até 10 anos de idade. É uma doença infecciosa viral, sendo altamente contagiosa, transmitida por contato direto ou secreções respiratórias através de espirros, tosse, compartilhamento de objetos ou comida.

Suas principais características são a coceira intensa e o aparecimento de manchas vermelhas e bolhas ao redor do corpo (essas erupções costumam secar e se tratadas corretamente, desaparecem). Geralmente leve e mais contraída por crianças, a catapora também pode se desenvolver em adultos e deixar o organismo propicio a doenças mais graves, como pneumonia e infecções.

Quem adquire pela primeira vez a varicela, desenvolve imunidade contra o vírus, ou seja, muito dificilmente a doença será contraída novamente. Agora, quem nunca teve é melhor tomar cuidado, o risco é sempre muito grande.

1) O que causas a catapora (varicela)?

A catapora (Varicela) é causada pelo vírus chamado varicela-zoster. O vírus pode ser transmitido de diversas formas, como por espirro, tosse, contato com roupas ou com a região infectada. É importante lembrar que a doença se torna contagiosa cerca de dois dias antes das bolhas e até elas ficarem completamente secas. Ela pode ser diagnosticada facilmente e não há necessidade de fazer exames laboratoriais.

2) Quais são os sintomas?

Portrait of sick girl with chickenpox lying in bed and measuring temperature

As manchas vermelhas pelo corpo são, sem sombra de dúvidas, o sintoma mais aparente da catapora. Elas podem aparecer a partir do tronco e do pescoço e se espalhar pelo corpo. Com duração média de 10 dias, as bolhas formadas são cheias de líquidos e podem aparecer também no couro cabeludo, na boca e ao redor dos olhos, o que pode causar muita dor.

Outros sintomas da doença são:

  • Infecção esverdeada no começo, após isso tornam-se vermelhas.
  • Rigidez no pescoço
  • Sonolência
  • Meningite e encefalite (em casos mais graves)
  • Febre
  • Vômitos
  • Convulsões
  • Diminuição do apetite
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Dor de garganta

3) Tratamentos

catapora tratamento varicela

O tratamento da varicela visa aliviar os sintomas, geralmente, feito em regime domiciliar, utilizando principalmente cremes ou loções que secam as erupções, desinfectam e aliviam a coceira, também podemos aliar o uso de paracetamol para controlar a dor e a febre ou anti-histamínicos contra a coceira.

Acabar com o zumbido no ouvido

Por ser uma doença contagiosa, o primeiro conselho médico é deixar a criança ou adulto de repouso e com o menor contato possível com outras pessoas antes das bolhas secarem por completo.

Os médicos costumam recomendar analgésicos que aliviem a dor, o inchaço e a coceira. Já os antibióticos são recomendados quando há infecção da pele ou quando a pessoa infectada desenvolve pneumonia.

O medicamento chamado de aciclovir é usado para encurtar os sintomas, o que inclui as dores e coceiras. O remédio é mais usado por adultos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico mais fraco.

4) Como trata em casa?

Alguns tratamentos caseiros são conhecidos para aliviar as dores e as coceiras da catapora, veja alguns truques:

A) Bicarbonato de Sódio

Recomenda-se a mistura do bicarbonato de sódio com água para a aplicação nas partes afetadas. Algumas pessoas dizem que essa solução ajuda no controle da coceira e diminui a irritação.

Bicarbonato-de-sódio

B) As cenouras e coentro

Sopas feitas de cenouras e coentros são recomendadas para acelerar o processo de cura, já que são ricos em antioxidantes. Para efeito mais rápido, a sopa deve ser consumida todos os dias por cerca de um mês. Além da sopa, também orienta-se comer cenouras cozidas e folhas de coentro.

IMG_5645

C) Aveia

Um banho de aveia e adeus coceira. Pelo menos é isso que dizem as pessoas que experimentam o banho “milagroso”.

aveia-em-flocos

D) Vinagre Marrom

Esse tipo de vinagre alivia a irritação e ajuda na cicatrização de possíveis lesões decorrentes da catapora. O aconselhável é adicionar meia xícara de vinagre à água morna e tomar um banho por cerca de 10 minutos.

Malt-vinegar-006

Acabar com o zumbido no ouvido

3) Como prevenir?

Hoje, já são conhecidas vacinas para a doença. A vacina também previne outras doenças virais como o sarampo, caxumba e rubéola. Ela está disponível para crianças a partir do 15º mês de idade e deve ser tomado em duas doses. A segunda dose deve ser tomada entre 4 e 6 anos. Segundo o Ministério Público, a vacina pode reduzir em 80% as chances de internação pela doença.

Veja mais neste slide sobre catapora que fala mais sobre o grupo de risco, casos, sintomas e vacina.

Veja também este video para tirar todas as dúvidas sobre a catapora (6:19):

Fontes:

http://www.webmd.com/vaccines/tc/chickenpox-varicella-topic-overview

http://www.webmd.boots.com/children/guide/chickenpox-symptoms

http://www.top10homeremedies.com/home-remedies/home-remedies-for-chickenpox.html


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br