sistema imunológico

O sistema imunológico humano, conhecido também como sistema imune ou imunitário, é um importante mecanismo responsável pela defesa do nosso organismo. Composto por proteínas, células especiais, tecidos e órgãos, defende-nos de agentes externos como vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos que podem nos causar diversos tipos de doenças.

O sistema imunológico também mantém o nosso corpo saudável e previne as infecções. Portanto, problemas com o sistema imunológico podem levar a doenças e infecções.

1) Como funciona o sistema imunológico?

Em termos de defesa, existem no corpo humano diferentes formas de se organizar. Muitos agentes invasores tendem a ser rápidos e destrutivos, frente a isto, o organismo humano necessita ser muito eficiente.

A pele, as mucosas, saliva, lágrimas e acidez estomacal são exemplos do que chamamos de barreiras físicas. Elas dificultam a entrada de agentes patológicos ao nosso organismo.

Mas quando algum microorganismo, como por exemplo as bactérias, conseguem adentrar ao organismo, então entra em ação o sistema imunológico que funciona da seguinte maneira:

Passo 1

Os glóbulos brancos são células sanguíneas que atuam como uma frente de proteção, agindo de forma específica contra cada tipo de invasor;

Passo 2

Os macrófagos são as células que iniciam o combate. Eles capturam o agente invasor ao mesmo tempo que emitem um alarme para o sistema imune, avisando sobre a invasão.

Acabar com o zumbido no ouvido

Passo 3

Em seguida, dois tipos especiais de glóbulos brancos entram em ação, são eles:

  • Linfócitos T – Identificam o agente invasor capturado anteriormente pelos macrófagos e então acionam os Linfócitos B.
  • Linfócitos B – Assim que recebem o sinal dos Linfócitos T, começam a agir produzindo anticorpos que irão recobrir os invasores.

Passo 4

Assim que os agentes invasores são recobertos pelos anticorpos, eles são englobados e em seguida destruídos pela ação dos macrófagos.

Passo 5

Depois de sofrer um ataque, o sistema imunológico tem a capacidade de criar uma memória do anticorpo utilizado no ataque daquele determinado invasor.  Assim, caso o organismo seja atacado novamente pelo mesmo invasor, a resposta imune será muito mais rápida.

2) Como fortalecer o sistema imunológico? 

sistema imunológico

Seguem algumas dicas práticas que podem ser inseridas em seu dia a dia a fim de fortalecer naturalmente o sistema imunológico:

  • Reduza o máximo possível seu estresse cotidiano pois ele é capaz de causar depressão e ansiedade, o que afeta negativamente nosso sistema imunológico.
  • Pratique atividade física regularmente. Os benefícios desta prática têm ação direta no sistema imune.
  • Inclua sempre que possível em sua dieta alimentos que sejam fontes de vitamina C e E pois essas ajudam fortalecer o sistema imunológico.
  • Também inclua na dieta carotenoides que são ricos em betacaroteno e podem ser encontrados em alimentos como pêssego, milho, melancia, abóbora, beterraba, couve, entre outros.
  • Selênio e zinco também são importantes e são encontrados em cereais integrais, nozes, atum e carnes vermelhas, feijão, mariscos e produtos lácteos.

3) Fatos Interessantes sobre o sistema imunológico

sistema imunológico 2

  • Existe uma variedade de anticorpos produzidos pelos linfócitos B. Para cada tipo de invasor, ele tem a capacidade de produzir um anticorpo específico.
  • As vacinas são eficientes devido à capacidade das células de memória de armazenar informações de ataques anteriores. Ao serem introduzidos em nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos para aquele agente invasor. Assim, além da pessoa não desenvolver a doença, ela acaba se tornando imune a ela.
  • O sistema imunológico não é ativado somente com a entrada de um agente patológico. Ele também detecta anomalias que ocorrem dentro do organismo, como no caso do aparecimento de um câncer. Ele percebe o surgimento de uma célula “doente” e, em alguns casos, pode até mesmo eliminá-la antes que se reproduza de forma desenfreada, originando os tumores.
  • Quando nosso sistema imunológico cessa completamente a sua atividade e deixa de nos proteger, ou seja, quando morremos, incrivelmente leva apenas cerca de algumas semanas para que os micro-organismos à nossa volta invadam totalmente o nosso organismo e destrua por completo o nosso corpo.
  • Apesar de toda a sua incrível funcionalidade, existem algumas doenças que chamamos de auto-imunes. Elas são como “falhas” em nosso sistema imunológico, onde ele acaba detectando como invasor células normais e sadias do próprio organismo e consequentemente as ataca a fim de destruí-las. Nestes casos o uso de medicamentos prescritos por um médico especialista pode ser necessário e em casos mais graves, tratamentos hospitalares específicos.

Veja também os mitos e as verdades sobre o sistema imunológico:

Parte 1 (7:11)

Acabar com o zumbido no ouvido

Parte 2 (4:21)

 Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_imunit%C3%A1rio

http://www.vaccines.gov/basics/prevention/immune_system/

 


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br