Saiba Tudo Sobre a Constipação Intestinal (Prisão de ventre)

Saiba Tudo Sobre a Constipação Intestinal (Prisão de ventre)

Para algumas pessoas basta sair de ou viajar que pronto ela aparece, a incômoda , mais conhecida como prisão de ventre. Apesar de ser um sintoma corporal e, não uma doença, como muitos pensam, ela traz muitos outros problemas para nossa saúde.

Os laxantes químicos podem aliviar o problema momentaneamente, porém a longo prazo são muito prejudiciais ao intestino e todos sistema digestivo, portanto, deve-se tentar usar alguns remédios caseiros para aliviar seu desconforto e mantê-lo bem. Mas se a dor e o incômodo persistirem procure ajuda médica.

1) Causas da Constipação (Prisão de ventre)

São diversos os fatores que podem desencadear a , uma mudança na rotina, pouca ingestão de líquidos, alimentos pobres em , alguns medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos e antiácidos, falta de exercício físico, o consumo excessivo de animal e de alimentos industrializados são apenas os mais comuns.

Nós devemos ir ao banheiro diariamente, a constipação se dá quando as fezes são duras, ressecadas e ao evacuar apresentam sinais, como insatisfação, esforço além do normal, dor, sangramento ou desconforto abdominal.

Na verdade, não existe um padrão para classificar a frequência normal de funcionamento dos intestinos, mas uma evacuação normal seria em torno de 3 a 12 vezes por semana, considera-se constipação quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou quando o esforço para evacuar é grande e provoca dor.

2) Sintomas da Constipação

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas alguns são bem característicos:

  • Dor abdominal, principalmente, no baixo ventre e, às vezes, nas costas
  • Distensão abdominal provocada por gases
  • Pouca evacuação
  • Eliminação de muco, sangue e de fezes moles alternadas com duras
  • Inquietude, uma sensação de desconforto geral
  • Indisposição, fadiga, alteração do apetite e  de humor
  • Dor de cabeça,  náusea e cefaleia

3) É preciso diagnosticar? 

Um exame clínico com as informações de frequência evacuatória, as características das fezes, como consistência, volume, cor, cheiro e exames laboratoriais como hemograma, sangue oculto nas fezes, de imagem, e tempo de trânsito das fezes.

Como já dissemos a constipação é apenas um sintoma e não uma doença, mas se persistir pode causar doenças como , hemorroidas, fissuras anais e colorretal.

4) Quais são os tratamentos?

Saiba Tudo Sobre a Constipação Intestinal - Remédios Caseiros

A constipação pode ser tratada de forma simples com reeducação do relógio biológico e remédios encontrados na farmácia.

Além disso, situações de e crises de aumentam o problema, tente manter a mente tranquila e sempre que puder, relaxe. Sempre inclua na dieta ameixas, mamão, , suco verde, chás e frutas vermelhas fará o intestino funcionar melhor aliviando o desconforto. No caso da constipação funcional crônica o tratamento envolve desde a correção comportamental até a administração de medicamentos e lavagens intestinais.

Clique aqui para ver os 10 remédios caseiros para a constipação intestinal

Veja também este vídeo sobre a constipação intestinal (2:58):

Fontes:

http://www.webmd.com/digestive-disorders/digestive-diseases-constipation

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br