A diarreia trata-se de fezes aquosas soltas que perderam consistência. O individuo com este problema precisa evacuar diversas vezes ao dia, o que pode levar a um quadro de desidradatação. A duração considerada normal é de dois a três dias, acima de duas semanas pode indicar presença de alguma doença grave.

1) Quais são os tipos de diarreia?

Existem dois tipos de diarreia, a aguda que possui curta duração de até duas semanas e pode ser curada em casa com hidratação e remédios que acalmam a flora intestinal. Além de excesso de defecação, os sintomas incluem também náuseas, cólicas moderadas e flatulências em demasia.

A crônica ultrapassa o período de duas semanas e pode estar vinculado a uma infecção no intestino, parasita ou câncer. É importante não deixar passar o estágio de duas semanas e os sintomas não devem ser ignorados. A desidratação na diarreia crônica é perigosa, quanto mais a pessoa evacuar mais desidratada ela fica, é recomendável ir ao pronto socorro de imediato.

2) O que causa a diarreia?

Como Aliviar a Diarreia em um Instante?

A diarreia varia de pessoa pra pessoa. Podemos avaliar a gravidade também pelos sintomas; sangue e muco nas fezes, febre, perda de peso, dores severas no abdômen/reto e vômitos são graves.

O tipo agudo pode funcionar também como uma limpeza, devemos permitir que nosso corpo expulse aquilo que não está nos fazendo bem, este período pode durar de dois a três dias. E quando há mudança brusca de alimentação e o corpo não está acostumado acaba reagindo com uma diarreia. Em viagens, no retorno principalmente se houver diarreia não é um bom sinal e um médico deve ser consultado. Todas as causas e sintomas são de risco quando se trata de mulheres grávidas, crianças e bebês.

As principais causas são:

  • Excesso de álcool
  • Água sem tratamento
  • Comidas gordurosas
  • Dificuldade de absorção de alguns alimentos pelo organismo
  • Distúrbio hormonal (hipertiroidismo)
  • Câncer no intestino
  • Síndrome do intestino irritável
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Infecção por bactérias, as mais comuns são Salmonella e Shigella
  • Infecção viral
  • Parasitas
  • Intolerância a lactose
  • Efeito colateral de algum medicamento

3) Como aliviar a diarreia em um instante?

A) Tome remédios – você pode adquirir remédios, como subsalicilato de bismuto (posologia) e loperamia (Imosec) na farmácia. Eles diminuem os movimentos intestinais e ajudam a parar a diarreia. Além disso, também é recomendável utilizar probióticos que ajudam a repôr a flora intestinal e a regular o intestino, como Biovicerin. Para as crianças, é recomendável consultar um médico para uma melhor receita.

B) Aplique a almofada térmica – a diarreia pode ser causada por cólicas abdominais. Se este for o caso, então é importante para você acalmar os músculos contraídos. Você pode fazer isso colocando a almofada térmica no seu estômago por um tempo. Mas sempre use um pano para proteger a pele do calor.

C) Prepare remédios caseiros: Gengibre e mel – o gengibre é excelente para tratar diarreia, dor abdominal e cólicas abnominais. Ele contém substâncias que regula o intestino irritado que causa a diarreia. Melhor maneira de tomar estes dois alimentos é fazendo chá de gengibre com mel Outra opção é o Chá de camomila que tem propriedades antiespasmódico para reduzir dores de estômago e inflamação intestinal. O chá verde também é uma alternativa, pois ajuda no funcionamento do sistema digestivo. Confira mais remédios naturais abaixo!

4) O que fazer durante a diarreia?

Durante o tratamento deve ser feito a prevenção da transmissão em casos de infecção viral, parasitas e por bactérias; estima-se que cerca de 70% dos casos são virais. São atitudes simples que evitam a transmissão como: lavar muito bem as mãos após defecar, ou após limpar uma criança que defecou, usar somente água potável e manter uma boa higiene no preparo de alimentos e antes de consumi-los.

O tratamento baseia-se em se manter hidratado, quando há vômitos acompanhado da diarreia o cuidado deve ser dobrado. Logo a pessoa perderá o apetite e mesmo que não consiga ingerir alimentos sólidos, os líquidos nunca devem ser abandonados. Uma forma de se manter hidratado é tomar três goles devagar a cada 10/15 minutos. Os líquidos que devem ser tomados são: água mineral, isotônicos e água de coco.

Evite alimentos industrializados e gordurosos, prefira alimentos sólidos e salgados como batatas, arroz e legumes cozidos. Evite cafeína, leite,frutas que podem soltar o intestino e álcool durante o tratamento e três dias após a melhora

Em caso crônico o médico vai determinar o tratamento certo a ser feito, pois pode se tratar de uma doença grave e a hidratação somente não consegue curar ou tratar de forma eficaz.

5) Confira Abaixo os 10 Remédios Caseiros para a Diarreia:

Diarreia é um transtorno gastrointestinal que provoca evacuações frequentes com fezes aquosas e dores abdominais.

Essa condição é uma forma de defensa do corpo contra organismos estranhos que precisam ser expulsos. Sua causa pode ser uma infecção, intoxicação alimentar, a presença de micróbios, parasitas e bactérias.

Existem dois tipos de diarreia, classificadas de acordo com sua duração: diarreia aguda e crônica. No primeiro caso, a duração é de alguns dias, já o segundo tipo pode levar várias semanas ou até meses.

A diarreia em si não é uma condição perigosa, porém deve-se ter o cuidado para que não ocorra a perda de fluidos, resultando na desidratação.

Em casos simples não há necessidade de tratamento, uma simples mudança na alimentação e maior ingestão de líquidos já são suficientes. Agora se a diarreia persistir por vários dias procure seu médico.

Outro método bastante eficaz é o uso de remédios caseiros que podem ser feitos com ingredientes que você tem em casa.

1- Chá de gengibre e mel

Desde muito tempo atrás, o gengibre tem sido utilizado como remédio caseiro para intoxicação alimentar e consequentemente para diarreia.

Ele é capaz de aliviar dores e cólicas abdominais. Além de promover a liberação do suco gástrico responsável pela digestão dos alimentos.

Preparo: Corte um pedaço pequeno de gengibre e acrescente a medida de um copo de água. Ferva por uns minutos, coe e beba no máximo 3 vezes por dia.

2- Banana

Pode parecer estranho, mas a banana é uma grande aliada para combater a diarreia. Sua alta concentração de pectina, uma fibra solúvel em água, regula a função intestinal.

Também, as altas quantidades de potássio presentes na banana é importante para manter o corpo hidratado.

[wd_hustle id="drconsulta" type="embedded"]

E por ser um alimento leve, ela é ideal para a reposição de vitaminas e minerais que o corpo perdeu.

3- Chá preto

Chá preto é uma boa opção pra acalmar o intestino diante de todo estresse sofrido por causa da diarreia. Por conter taninos, um adstringente natural, realiza uma limpeza nas mucosas do intestino e reestabelece fluidos.

Porém, tenha um especial cuidado de escolher chás que não contenham cafeína, já que o efeito seria contrário. Chá de amora e framboesa são boas opções de chás.

4- Vinagre de maçã

Vinagre de maçã é conhecido por suas mil e uma utilidades e mais uma vez ao tratar a diarreia, ele prova sua eficiência.

Por ser antibacteriano ele é capaz de eliminar bactérias prejudiciais que ficam alojadas no estômago e a pectina presente alivia a dor.

Preparo: misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água e beba 2 vezes ao dia.

5- Mantenha-se hidratado

Como dito acima uma das preocupações de quem sofre de diarreia é procurar meios de se manter hidratado. Nesse caso a água tem um papel fundamental. Uma segunda opção, é o consumo de sopa de osso que repõe eletrólitos e aminoácidos.

A água de coco além de saborosa também cumpre o mesmo papel.

6- Chá de camomila

Assim como a camomila relaxa a mente, ela também tem função espasmódica e acalma o intestino diminuindo as frequentes idas ao banheiro. E melhor ainda ela também combate a inflamação intestinal.

Prepare o chá e beba 3 vezes ao dia até aliviar a diarreia.

7- Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta possui propriedades incríveis que ajudam a melhorar a inflamação e a diarreia.

Ele possui menoterpina um antiespasmódico potente capaz de bloquear canais de cálcio dos músculos intestinais. Esse efeito diminui as dores e as frequentes eliminações de fezes.

8- Chá de casca de laranja

Chá de casca de laranja orgânica sem adição de pesticidas promovem uma boa digestão. A casca possui propriedade anti-inflamatórias maior do que a própria poupa de laranja e ajuda no tratamento de azia.

Preparo: retire a casca da laranja e coloque em uma panela com água fervente, espere fermentar por alguns minutos. Deixe esfriar, adoce com mel e beba.

9- Chá de folha de goiaba

Para quem sofre com diarreia, a folha de goiaba diminui o número de evacuações, pois ela “prende” o intestino.

O preparo é simples, misture 400g de folhas de goiaba para 1 litro de água. Ferva, deixe esfriar e coe. Beba 3 vezes ao dia.

10- Arroz integral

Diferente do arroz branco, o integral é rico em vitamina B ideal para uma dieta de reposição de nutrientes.

Além de conter fibras que é essencial para uma boa digestão. O consumo do arroz integral cozido facilita a eliminação de toxinas.

Informações úteis:

Não fique sem comer, entretanto escolha alimentos leves. Café, álcool, leite (com exceção de derivados probióticos) e comida picante devem ser completamente evitados.

  • Em caso de diarreia leve, use remédio sem receita para o tratamento.
  • Tome suplementos de probióticos, como Lactobacillus. Durante a crise de diarreia o número de bactérias boas diminui, por isso há a necessidade de suplementação.

Fontes:

https://draxe.com/how-to-stop-diarrhea/

How To Get Rid of Diarrhea

https://www.rd.com/health/conditions/home-remedies-diarrhea/

 

http://www.webmd.com/digestive-disorders/digestive-diseases-diarrhea

http://www.enkivillage.com/how-to-get-rid-of-diarrhea.html


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br