5 Principais Doenças Transmitidas pelo Gato 

5 Principais Doenças Transmitidas pelo Gato 

Gatos são uma fofura, não é mesmo? Só que é preciso estar atento já que, em alguns casos, esses felinos são responsáveis por realizar transmissão de doenças para as pessoas. Essas doenças transmitidas pelos animais são chamadas de zoonoses. Agentes que desencadeiam as enfermidades podem variar, levando em consideração cada infecção que o animal possa ter contraído. Quer identificar quais são as doenças? Fizemos uma lista com as cinco principais doenças que podem ser transmitidos através do gato.

Confira Abaixo as 5 Principais Doenças transmitidas pelo Gato:

5 Principais Doenças Transmitidas pelo Gato 

1 – Raiva

Já ouviu falar da raiva? Não, não é aquele sentimento que temos. Conhecida popularmente como raiva, a hidrofobia é uma enfermidade de origem viral que realiza alterações no cérebro e medula espinhal. Ao entrar em contato com um animal que sofre da enfermidade (na maioria dos casos obtida através da mordida do animal), seres humanos podem ser infectados com a doença. A doença costuma ser fatal.

Acabar com o zumbido no ouvido

2 – Toxoplasmose

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Normalmente nosso primeiro conhecimento sobre a toxoplasmose ocorre ainda na infância, quando conhecemos as doenças ocasionadas pela falta de higiene. O que é importante ressaltar é que a enfermidade é transmitida através de fezes dos gatos que detém o parasita no organismo.

Assim, se a pessoa não possui hábitos higiênicos, como o de lavar as mãos após entrar em contato com ambientes (como a caixa com areia), as chances de que o ser humano desenvolva a doença são maiores.

3 – Bartonelose Felina

Também denominado de “doença da arranhadura do gato”, a Bartonelose felina é uma enfermidade que, como o próprio nome já diz, é obtida quando o felino arranha uma pessoa. Dessa forma, depois de haver o arranhão, a pessoa entra em contato com uma bactéria, denominada bartonella henselae, e pode desenvolver a enfermidade. É importante ter atenção, considerando que os gatos não apresentam sintomas do problema.

4 – Salmonela

De origem bacteriana, a salmonela é uma doença que costuma ocasionar uma grave intoxicação alimentar. Quem contrai a doença, costumam ter disenteria, diarreia, vômitos, dentre outros problemas. Por isso, é preciso estar atento, pois a bactéria salmonella é encontrada nas fezes de gatos.

Acabar com o zumbido no ouvido

Neste caso, se o seu felino contraiu a bactéria, qualquer contato com o felino pode fazer com que você venha a desenvolver. Uma dos principais cuidados é ter a higiene em dia.

5 – Toxocaríase

A lombriga toxocara canis é quem causa a toxocaríase, e normalmente o que costuma desencadear a enfermidade em humanos em ambientes onde o saneamento básico é precário, tendo em vista que os hospedeiros definitivos da lombriga são os animais (sejam gatos ou cachorros). Em humanos, além de problemas inflamatórios, a doença pode ocasionar hemorragia.