10 Principais Doenças Transmitidas pelos Ratos

Os ratos se manifestam próximos aos lugares úmidos como rios, esgotos, lixos acumulados e até mesmo em residências, entre muitos outros locais. Muitas pessoas não sabem do risco que podem sofrer com doenças transmitidas por eles, nas quais são muitas, e bem perigosas sujeita levar a óbito.

Para podermos evitar situações e problemas de saúde, é necessário conhecer mais sobre a inteligência desses roedores, e evitar com que aconteça o pior. Manter a sua residência, canos e esgotos limpos, é um dos principais fatores, evitar papeis velhos jogados (ex: jornais), entulhos que possam se tornar o lar dos roedores, acúmulo de caixas e etc.

O essencial é evitar, mas também deixar claro que a pratica de utilizar o chumbinho é extremamente ilegal. O rato tem as suas artimanhas de se livrar de armadilhas, porém o ato deste produto é agrotóxico e clandestino. A limpeza sempre virá em primeiro lugar e a ratoeira está à venda sem problemas algum.

Este artigo é um alerta para todos nós, além da prevenção, mostraremos dez doenças transmissíveis pelos roedores, cuidado.

Veja Abaixo as 10 Principais Doenças Transmitidas pelos Ratos:

10 Principais Doenças Transmitidas pelos Ratos

1) Arenavírus:

A maioria dos casos está doença é transmitida por roedores adultos. A transmissão pode ser por mordidas ou por materiais infectados. Normalmente, está doença está mais presente em locais agrícolas.

2) Febre hemorrágica de OMSK:

Causada pelo vírus Flaviviridae, um vírus descoberto na Rússia em 1945. É transmitido aos roedores através de picadas de carrapatos ou outro. A transmissão para os humanos podem ser por meio do carrapato ou pelo contato do animal infectado, doente ou morto. Caso isso aconteça, a pessoa pode ficar encubada em um período de três a oito dias.

Acabar com o zumbido no ouvido

3) Febre de Lassa:

Descoberta em 1969 na África Ocidental, ela é endêmica e transmitida pelo rato multimático, se não for tratada de imediato, pode levar a óbito.

4) Febre da mordida do rato:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

É conhecida como febre de Haverhill, estão presentes na região da América do Norte, África e Europa. A febre é causada por meio das mordidas ou arranhões do rato. É uma doença que precisa ser tratada com urgência, pois pode levar à morte.

5) Hantavirose:

Um síndrome pulmonar transmitido por um vírus. A doença é transmitida por ratos silvestres através da urina ou fezes, também em outros casos, pode ocorrer através da mordida dos roedores ou até mesmo respirar a poeira contaminada, mas esses são casos bastante raros. Os ratos que possuem o vírus são: Rato de cervo; Rato de algodão; e Rato de arroz; São tipos comuns que vivem pela cidade e que só visitam lugares sujos.

6) Leptospirose:

É uma doença bacteriana transmitida pela bactéria Leptospira. Acontece quando a pessoa tem algum contato imediato com a água infectada com fezes ou urina do roedor, entrar em piscinas ou ingerir algum liquido. Os humanos podem ter diferenciados sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Caso não trate da doença, o risco de se tornar meningite ou ocorrer danos nos rins, é grande, pode levar à morte.

7) Meningite Linfocítica:

A doença é transmitida através de um vírus, a mesma situação que outras doenças, contato direto com o roedor. A meningite é uma inflamação nas membranas espinhais e cerebrais. Para evitar a doença sempre verifique o acumulo de bobeiras em casa, nesses locais em que os ratos se habitam.

8) Peste:

Conhecida como peste bubônica é uma manifestação comum, é uma doença que precisa ser tratada com urgência, se não ela se espalha pelas artérias causando a peste septicêmica, e mais tarde passa para os pulmões levando a pneumonia secundária. Os sintomas variam de pessoas para pessoas, ou seja, não há exatamente certeza.

9) Salmonela:

Ou salmonelose está presente no mundo inteiro, é transmitida por uma bactéria cujo nome é o mesmo que o da doença e que está presente nos camundongos. A salmonelose ocorre quando o humano ingere líquidos ou alimentos com resíduos de fezes ou urina dos roedores. Os sintomas geralmente são: diarreia, febre e cólicas. Sempre fique atendo ao que bebe e aos cuidados de sua casa.

Acabar com o zumbido no ouvido

10) Tularemia:

Causada por uma bactéria chamada Francisella tularensis, pode ser transmitido ao ser humano através de contato direto com o animal infectado, inalação do local infectado entre outros. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Fontes:

­http://www.victorpest.com/advice/rodents-101/rodent-dangers/rodent-transmitted-diseases

­http://www.onlinepestcontrol.com/5-diseases-transmitted-rodents-within-home/

­https://www.cdc.gov/rodents/diseases/direct.html

­https://www.orkin.com/rodents/rats/rat-borne-diseases/