Saiba Tudo Sobre as Glândulas Prepuciais (Glândulas de Tyson)

glândulas prepuciais (Glandulas de Tyson)

O órgão sexual masculino, o pênis, é um órgão que merece atenção assim como o da mulher. Você sabia que existem glândulas importantes que liberam substâncias para protegê-lo? Pois bem. Dentre as glândulas existem as glândulas prepuciais também chamadas de glândulas de Tyson, com suas particularidades e funcionalidades. Saiba abaixo o que são as glândulas de Tyson, para que servem, suas causas, se é possível removê-las e qual o procedimento:

1. O que são as glândulas prepuciais (glândulas de Tyson)?


As  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson) são glândulas sebáceas presentes em todos os homens, estando localizadas em torno da área do prepúcio ou em qualquer área da glande do pênis. Apresentam-se como pequenas bolinhas brancas em forma de linha e não causam qualquer sintoma.

Elas só são visíveis em apenas 8 a 12% dos homens e só quando aumentam de tamanho, principalmente durante a ereção. Muitos homens se preocupam imaginando serem prejudiciais e por vezes confundindo com , como ou verrugas genitais, porém, não são a mesma coisa. Portanto, não são motivo de alarde, pois não são tecidos cancerígenos e sim glândulas completamente normais.

Mesmo inofensivas, as  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson) necessitam de cuidados básicos, pois caso a higiene não seja realizada corretamente, pode aparecer a esmegma, uma secreção esbranquiçada, tipo um corrimento com forte cheiro, prejudicial à saúde do pênis.

2. Para que servem essas glândulas?

As  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson) possuem funções como:

  • Liberar substâncias benéficas que protegem o pênis;
  • Funcionar como um lubrificante natural que facilita a penetração no ato sexual.

3. O que causa o aparecimento dessas glândulas?

As  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson) aparecem sem causa aparente, porém, estudos apontam que em homens circuncidados as chances do surgimento dessas glândulas é muito maior do que aqueles que não foram.

De qualquer forma, estão presente em todos os homens, sem distinção alguma, podendo ser mais visíveis em uns do que em outros, e não são prejudiciais para o organismo.

4. É possível remover as  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson)?

Mesmo sendo inofensivas e até beneficiando a saúde masculina, muitos homens se sentem incomodados com a aparência das  glândulas prepuciais (glândulas de Tyson). Elas podem sim ser removidas, para fins estéticos, através da cauterização.

Para evitar correr riscos à saúde, NUNCA realize estas ações:

  • Espremer as glândulas;
  • Arrancá-las;
  • Aplicar qualquer substância ou medicamentos para verruga ou espinhas.

Alguns homens procuram notícias existentes na internet para remover as  glândulas prepuciais como, por exemplo, aplicar técnicas caseiras, ácidos ou cortar com tesoura, e acabam por gerar consequências graves e arriscadas, como alterações anatômicas e até mesmo necrose, em casos graves.

Se for algo que realmente incomoda, procure um médico especialista para avaliar o caso. Lembre-se que o pênis é um órgão sensível e as glândulas prepuciais têm sua função de proteção e lubrificação, por isso requer cuidados especiais de higiene.

5. Quais os procedimentos para removê-las?

Quando avaliadas corretamente pelo médico e sendo possível retirá-las por razões estéticas, as  glândulas prepuciais  são removidas através da cauterização. O procedimento é simples e rápido, da seguinte maneira:

  • O paciente realiza o procedimento em clínicas, hospital ou qualquer ambiente cirúrgico;
  • O médico aplica uma anestesia local;
  • Realiza-se a cauterização por eletrocautério (as glândulas são queimadas individualmente);
  • O processo é indolor e leva em torno 10 minutos;
  • O paciente pode ir para normalmente após o término da cauterização.

Leva-se até 10 dias para a recuperação. Alguns médicos dizem que o procedimento pode deixar cicatrizes, enquanto outros dizem que não. De qualquer forma, após a cauterização, a região pode apresentar fissuras e ressecamento.

A cauterização pode custar em média 400 reais e às vezes as glândulas podem retornar (se o procedimento não for realizado corretamente), sendo novamente realizada a cirurgia.

6. Há complicações ao retirar as glândulas prepuciais?

Especialistas na área dizem que as glândulas podem retornar caso a cauterização não tenha sido feita corretamente ou totalmente.

O ressecamento e rachaduras que podem aparecer depois ocorrem em casos específicos e desaparecem rapidamente, uma vez que outras glândulas do pênis lubrificam naturalmente o órgão, eliminando esses incômodos.

Veja este vídeo com o urologista falando sobre a cirurgia para glânduas prepuciais (1:10):

Fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Preputial_gland

Mariana de Andrade

Psicóloga E-mail: mary.drad@yahoo.com.br

Recently Published Stories

Soro Caseiro: Para que Serve e Como Preparar em Casa?

Soro Caseiro: Para que Serve e Como Preparar em Casa?

O soro caseiro é uma mistura de substâncias muito conhecidas e comuns, como água, sal e açúcar, que ajuda em

Como é Conviver com um Parceiro HIV Positivo Quando Você é HIV Negativo?

Como é Conviver com um Parceiro HIV Positivo Quando Você é HIV Negativo?

Ser soropositivo ao HIV não é mais uma sentença de morte automática. Na verdade, a medicina fez grandes avanços, permitindo

Saiba Tudo Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Saiba Tudo Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de ELA, é uma doença onde há degeneração do sistema nervoso, ou seja, há

Lipoproteínas de Baixa e Alta Densidade: O que São?

Lipoproteínas de Baixa e Alta Densidade: O que São?

As lipoproteínas são um conjunto de proteínas e lipídeos (gorduras e colesterol) que possuem o papel de transportar gorduras pelo

Primeiros Socorros em Casos de Infarto

Primeiros Socorros em Casos de Infarto

O infarto do miocárdio é um problema que decorre de uma interrupção do fluxo sanguíneo, levando a um acúmulo de

Saiba Tudo Sobre a Overdose!

Saiba Tudo Sobre a Overdose

A overdose é a reação causada pelo consumo excessivo de substâncias químicas, lícitas ou ilícitas, que levam a intoxicação, ou

parkinson capa

10 Perguntas Frequentes Sobre a Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa do sistema nervoso central que atinge cerca de 1% da população mundial

Como o Nervosismo e o Estresse Afetam o seu Estômago?

Como o Estresse Causa Queimação no Estômago?

Imagine a seguinte situação: faltam cinco minutos para você apresentar o projeto em que esteve trabalhando há seu chefe e

curar a gripe rapidamente capa

10 Formas de Curar a Gripe Rapidamente

Estamos em temporada de gripes e resfriados, você já pegou gripe esse ano? Poucas pessoas estão respondendo que não, porque

Saiba Tudo Sobre a Prostatite

A próstata é uma glândula localizada atrás do osso púbico, a frente do reto do homem e próxima da bexiga