10 Alimentos Incríveis para Combater o Inchaço

O inchaço pode ocorrer com certa frequência e, geralmente, causa incômodo e um desconforto nas pessoas que sofrem deste mal. Pode ser causado por diversos fatores como uma rotina de maus hábitos alimentares, ou a prisão de ventre gerada através do acúmulo de gases que podem causar um aumento na região abdominal.

Mas a grande maioria dos inchaços acontece pela retenção de líquidos, causado pelo acúmulo excessivo de água no organismo em diversas regiões, como mãos, pés, barriga, tornozelos, coxas e mamas.

A retenção de líquidos também pode levar a um repentino aumento do peso corporal, sendo possível um aumento no número da balança em até 2kg em um único dia, o que pode acabar gerando ansiedade e atrapalhar o cotidiano de uma pessoa.

1) Quais são as Causas mais Comuns de Inchaço?

  • Consumo de bebidas alcoólicas
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Sobrepeso
  • Oscilação hormonal
  • Alimentação inadequada

Algumas mudanças simples no hábito alimentar no dia a dia pode eliminar esses desconfortos e fazer com que seu organismo trabalhe melhor. Confira a seguir dicas para conseguir eliminar este mal:

2) Conheça os 10 Alimentos para Combater o Inchaço

10 Alimentos Excelentes para Combater o Inchaço

1 – Aveia

Rica em minerais e proteínas, a aveia desempenha um ótimo papel na estabilização dos níveis de estrogênio, ajudando a acabar com o inchaço no organismo, além de fornecer energia e fortalecer os ossos, dentes e tecido conjuntivo.

Acabar com o zumbido no ouvido

2 – Iogurte Desnatado

Além de conter cálcio e probióticos importantes ao organismo, o iogurte desnatado auxilia no bom funcionamento do intestino, ajudando a combater o inchaço principalmente na região abdominal.

3 – Frutas

Sabemos os vários benefícios que as frutas trazem ao organismo e contra o inchaço não é diferente. Invista em frutas como abacaxi, morango, laranja, melão e melancia e perceba seu corpo diminuindo naturalmente.

4 – Chás diuréticos

Como bons exemplos de tipos de chás, podemos citar o chá verde, chá branco, chá de cavalinha, hibisco e de carqueja. Eles possuem propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo e auxiliam na diminuição do inchaço.

5 – Pepino e chuchu

Esses alimentos são ricos em água e por tanto possuem propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina e reduzem a retenção de água, diminuindo assim o inchaço do corpo.

6 – Granola

Combate a retenção de líquidos no corpo, pois é composta por zinco e selênio, minerais que agem como antioxidantes no organismo, além de regular o intestino e auxiliar na digestão, evitando a prisão de ventre.

7 – Água

Mesmo que pareça contraditório, a água é a principal aliada no combate à retenção de líquidos, logo, diminuindo o inchaço. O consumo adequado de água por dia (cerca de 2 litros), além de hidratar o corpo, irá estimular o funcionamento dos rins, essenciais para eliminar as toxinas do organismo ajudando a aliviar o inchaço do corpo.

O mais importante aqui é que beber a maior parte de uma vez, também não ajuda tanto. O indicado é beber 250ml de água diversas vezes ao longo do dia.

8 – Hortaliças

Uma das causas de inchaço pode ser o acúmulo de sódio no organismo. Neste caso, faça uso preferencialmente dos vegetais de cor verde escuro que são ricos em potássio e magnésio e ajudarão a eliminar o líquido retido no organismo e amenizar o inchaço do corpo.

Acabar com o zumbido no ouvido

9 – Legumes

Alguns deles são ricos em propriedades antioxidantes, excelentes no combate à retenção de líquidos, grande responsável pelo inchaço. Consuma algumas vezes por semana um suco de beterraba, cenoura e laranja. Essa é uma ótima mistura antioxidante para seu organismo.

10 – Temperos

Uma ótima opção é deixar o sal de lado quando for cozinhar. Temperos como alho, cebola, pimenta, salsa, manjericão, nós moscada e gengibre são ótimos substitutos, eles agem contra o inchaço por possuírem ação antiinflamatória.

Confira: 10 Alimentos para Combater a Retenção de Líquido

Veja também este vídeo sobre como combater o inchaço no corpo (6:42)


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br