O que a Cor da Urina diz Sobre a sua Saúde?

cor da urina

A urina é uma parte importante do processo de eliminação do corpo. Sua função é remover resíduos do corpo que se acumulam e não tem utilidade. Alterações na urina – sua cor, cheiro e consistência – podem fornecer pistas importantes sobre a condição de saúde do corpo. A cor da urina pode revelar o que você está comendo, quanto você andou bebendo e quais as doenças que você tem.

No passado, os médicos provavam o gosto da urina para diagnosticar diabetes. Colocavam o dedo no penico para provar o gosto e verificavam que era adocicado. Daí o nome Diabetes Mellittus. Mellittus é uma palavra latina e significa “mel ou adocicado”.

1) Descubra a Condição da sua Saúde pela Cor da Urina

cor da urina

A quantidade de água ingerida influencia muito na cor da urina. Quanto mais água, mais clara será e o contrário também acontece, resultando em uma cor da urina escura e de cheiro forte. Sem falar que a alimentação também ajuda nas cores, alimentos muito coloridos, resultarão em urina de uma cor diferente.

  • Alimentos coloridos, como a beterraba
  • Infecção
  • Câncer (tumores da bexiga e rim)
  • Medicamentos, suplementos e vitaminas
  • Pedras nos rins
  • Diabetes
  • Corantes alimentícios
  • Exercícios em excesso
  • Histórico familiar

A) Vermelho ou rosa

Sinal de que há sangue na urina (hematúria). Quando há sangue na urina é um alerta de que há algo errado com o trato urinário, rins, bexiga, próstata ou uretra. Um pouco de sangue na urina pode ser um aviso de algo sério, como câncer, e merece uma visita ao seu médico ou urologista. Pode ser característica de Porfiria, uma doença rara que faz com da urina da pessoa vermelha ou de cor da urina acastanhada. Ou ainda, alimentos como a beterraba ou amoras, envenenamento por chumbo ou certos medicamentos.

B) Transparente

Se a sua urina é muito pálida, isto significa que ou você está bebendo muito líquido, ou você está tomando um diurético – uma droga que força o corpo a se livrar do excesso de água. Em alguns casos, isso pode significar que você precisa diminuir a quantidade de água que está bebendo. Converse com seu médico sobre a quantidade certa de água adequada para suas necessidades específicas.

C) Laranja

Especialmente se você também tem fezes claras e pele amarela e olhos – o fígado pode não estar funcionando ou do ducto biliar. Também pode ser causada pela desidratação, que pode tornar a urina concentrada e torná-la mais escura. Pode ser também suco de cenoura em quantidades elevadas ou medicamentos como vitaminas do complexo B

D) Pálida ou tons mais claro do amarelo

Esta é considerada a urina saudável de uma pessoa bem hidratada, sem grandes problemas de saúde.

Acabar com o zumbido no ouvido

E) Amarelo escuro, âmbar ou mel

É normal, mas pode ser devido a certos medicamentos, suplementos ou pílulas de vitaminas. Se, no entanto, você não está tomando qualquer um desses, você precisa aumentar a sua ingestão de água porque pode ser sinal de desidratação.

F) Castanho escuro ou marrom

Isto é geralmente indicativo de secreção de excesso de bilirrubina a partir do fígado para a urina. Certas doenças como câncer de fígado, cirrose ou hepatite aguda podem levar a urina a ser marrom escuro e medicamentos contendo sais ferrosos e laxantes também o fazem. Medicamentos e certos alimentos também causam essa cor ou a desidratação severa.

G) Azul ou verde

Urina desta cor é muito raro. Pode ser sinal doenças pouco conhecidas, incluindo a porfiria, que também pode resultar em uma pessoa ter urina azul ou verde. Às vezes, as pessoas podem urinar em cores diferentes depois de comer alimentos coloridos, como espargos, bem como corantes, de como são absorvidos pelo intestino e como passam para o rim. E certos medicamentos que também podem ser responsáveis por alterações na cor da urina. Ou condições como a hipercalcemia.

H) Branca ou turva

Pode ser sinal de pedras nos rins ou ação de alimentos. Outros testes podem ser necessários para procurar pus que poderiam ser sinais de infecção.

Veja o nosso infográfico:

O que a Cor da Urina diz Sobre a sua Saúde - infográfico

2) Por que às vezes tem um cheiro forte?

Urina normalmente não tem um cheiro muito forte. Porém, doenças, como diabetes, resultam numa urina com um cheiro doce, por causa do excesso de açúcar. Outro fator que deixa a urina com um odor forte é infecção no trato urinário. Para saber, é preciso consultar um médico para indicar o exame certo e o antibiótico.

Alguns alimentos também podem alterar o odor da urina. Espargos é um dos mais conhecidos. O que as pessoas cheiram quando comem espargos é a quebra de um composto de enxofre, chamado metil-mercaptano (o mesmo composto encontrado no alho). Caso você note um cheiro na urina após comer, isso significa que herdou o gene para a enzima que decompõe o mercaptano. Nem todo mundo tem essa enzima e, portanto, nem todos podem sentir o cheiro.

3) Por que às vezes tem tanta espuma? bubbles-in-urine-pictures

Urina espumosa pode simplesmente ser um resultado de urinar com mais força do que o normal ou excesso de proteína na dieta ou um problema renal. Se o problema persistir consulte um médico imediatamente.

4) Quantas vezes ir ao banheiro?

A maioria das pessoas vão cerca de seis a oito vezes por dia, mas você pode ir mais ou menos dependendo da quantidade de líquido que você bebe. Se você está constantemente sentindo o desejo de ir e não é porque você está bebendo líquido extra, tais fatores podem ser o motivo:

  • Bexiga hiperativa – involuntárias contrações da bexiga muscular
  • Infecção do trato urinário
  • Cistite intersticial – uma condição que faz com que a parede bexiga se torne inflamada e irritada
  • Alargamento da próstata – crescimento da próstata que comprime a uretra e bloqueia o fluxo normal de urina.
  • Doenças neurológicas, incluindo Acidente Vascular Cerebral e doença de Parkinson.

Não ir ao banheiro suficiente pode ocorrer quando há um bloqueio ou infecção. Ou, pode ser o resultado de hábitos de vida. Algumas pessoas – especialmente os professores, cirurgiões e qualquer outra pessoa que não tenha tempo para ir ao banheiro durante todo o dia – não urinam regularmente, causando vários problemas como a infecção urinária.

Acabar com o zumbido no ouvido

Se você está levantando-se muito durante a noite para usar o banheiro, limite a cafeína porque pode irritar a mucosa da bexiga e a sua ingestão de álcool.

5) Como prevenir?

  • Mantenha-se hidratado. Beba sempre quando você estiver com sede.
  • Finalmente, não “prenda” a urina. Assim que você sentir o desejo de ir, vá ao banheiro.
  • Faça exames de urina regulares, pelo menos, uma vez ao ano.

Veja também esta reportagem sobre a cor da urina (6:13):

https://youtu.be/axswLwxWRH4

Fontes:

http://www.webmd.com/urinary-incontinence-oab/features/the-truth-about-urine

http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/urine-color/basics/definition/con-20032831

http://www.urineinfection.net/your-urine-color-reveals-health-problems-see-what-each-color-means/


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br