Normalmente, as pessoas acreditam que o tímpano é a parte responsável pela audição no ouvido interno, mas essa informação é totalmente incorreta. O tímpano é uma membrana fina na porção terminal do conduto auditivo, que separa o ouvido externo do ouvido médio. Quando o som chega ao tímpano, ele aciona os ossículos (ouvido médio) que transmite o som para a cóclea (ouvido interno).

SEM TEMPO DE LER ESTE ARTÍGO? CLIQUE NO PLAY A BAIXO E APENAS OUÇA ENQUANTO FAZ OUTRA COISA!

1) Quais são as principais causas de perfuração de tímpano?

ruptura no tímpano

Veja a seguir a lista das principais casos:

  • A inserção de um objeto, como um cotonete.
  • Um ruído muito alto.
  • Um traumatismo craniano
  • Um golpe aplicado no região do ouvido
  • Uma lesão no ouvido causada por alterações súbitas na pressão atmosférica (barotraumas). Ex: mergulho no mar ou voo de avião

2) Quais são os tratamentos?

timpano perfurado

Quando o tímpano é perfurado, a pessoa sente dor, diminuição da audição, pode haver e sangramento pelo canal do ouvido. Além disso, o  e o externo ficam sem proteção e, consequentemente, tem grande possibilidade de ter uma infecção.

É importante manter ouvido seco e proteger com algodão embebido numa solução oleosa ou com tampões especiais para evitar a infecção. Nos casos de uma simples infecção, podem ser tratadas com gotas óticas com antibiótico. Normalmente, em perfurações simples, o tímpano pode ser curado sem tratamento e em algumas semanas a pessoa já poderá sentir a melhora, mas se for uma perfuração mais profunda será necessário que a pessoa recorra à um cirurgião (timpanoplastia).

3) Como diagnósticar?

otoscópio-tímpano-perfuração-diagnóstico

Normalmente, o médico faz um exame no interior do seu ouvido com um aparelho chamado otoscópio para verificar a perfuração do tímpano. Se não conseguir certificar com o otoscópio o médico confirmará o diagnóstico injetando uma pequena quantidade de ar comprimido utilizando um aparelho designado para isso.

A tecnologia que está disponível, atualmente, pode cuidar do caso em questão de semanas, mas a recomendação é que se previnam com as dicas mencionadas acima porque o ouvido é uma das parte mais sensíveis do nosso corpo humano.

Veja também este vídeo sobre a perfuração de tímpano (7:28). 

Fontes:

http://hmsportugal.wordpress.com/2011/05/06/perfuracao-do-timpano-2/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_timp%C3%A2nica

 

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br