12 Principais Causas de Dor no Umbigo

12 Principais Causas de Dor no Umbigo

Você sente dor ao redor do seu umbigo? Por que o seu umbigo dói? A dor pode ser algo que você tem sentido por algum tempo ou pode ser algo que você está sentindo pela primeira vez. É comum que as pessoas reajam à dor no umbigo de maneiras diferentes.

Algumas pensam acham que vai aliviar logo enquanto outras temem que tenham algo de errado com seu corpo. Não importa sua reação, é importante avaliar a dor para determinar se você precisa de atenção médica.

1) Quais são os critérios da dor no umbigo?

A) Duração da dor

Primeiro você precisa ser capaz de descrever a persistência de sua dor no umbigo ou na área ao redor. É uma dor constante ou ela vem e vai? É mais intensa em certos momentos do dia, como quando você se levanta de manhã ou no final do dia, ou é mais dolorosa quando faz coisas específicas como comer uma refeição? Como a dor aparece, dará a você e seu médico, uma ideia melhor sobre o que está causando o desconforto.

B) Intensidade da dor

Em seguida, você precisa ser capaz de descrever o tipo de dor que você está sentindo. Qual é o seu nível de dor? É leve ou aguda? O impede a realizar certos movimentos? A sua dor no umbigo é mais na superfície de sua pele, ou a sente mais profunda? Ao identificar claramente o tipo de dor que você está sofrendo, o seu médico será capaz de diagnosticar melhor sua condição e avaliar o quão sério pode ser.

2) Quais são as causas mais comuns de dor no umbigo?

12 Principais Causas de Dor no Umbigo

1) Comer muito

Quando você come, seu estômago se expande para acomodar a quantidade da refeição que você está consumindo. A expansão faz pressão sobre seu abdômen. Isso pode causar dor na região do umbigo. Outra causa comum de dor no umbigo associado com comer é a intoxicação alimentar. Esta doença também pode fazer o estômago se expandir. Colônias bacterianas criam um acúmulo de gás, pressionando o estômago.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Efeitos de medicamentos

Se estiver tomando medicamentos para tratar algum problema de estômago, o remédio pode causar dor na região do umbigo. Seu corpo poderá estar reagindo negativamente à medicação. É importante contatar o seu médico, para que ele possa determinar se a sua dor no umbigo é causada pelo tratamento medicamentoso ou outro problema digestivo.

3) Hérnia

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Quando você tem uma hérnia, a dor e sensibilidade na área do umbigo são sintomas comuns. A dor torna-se pior quando você está de pé ou se curva. Outros sintomas que indicam uma hérnia incluem evacuações dolorosas, uma sensação de peso no abdômen, sensibilidade na área e dor ao urinar. Se você está sofrendo de hérnia, o médico irá avaliá-lo e determinar se precisa de cirurgia.

4) Gravidez

Meio óbvio, mas quando uma mulher está grávida, ela vai ter muitas vezes dor ao redor da área do umbigo. Não é algo para se preocupar, desde que a dor não seja constante ou intensa. Se continuar, certifique-se de consultar o seu médico o mais rapidamente possível, pois ele pode ser um sinal de que algo vai mal. No entanto, uma dor leve e ocasional nesta área é comum, devido ao crescimento do bebê.

5) Úlceras

Úlceras ocorrem quando o ácido presente do estômago corrói seu revestimento. Elas podem levar você a ter uma forte dor no umbigo. Se não forem tratadas, podem causar hemorragia interna. Alimentos ácidos, estresse ou hiperacidez podem agravar o tecido danificado e fazer com que a dor se torne pior. O seu médico pode prescrever medicamentos que podem ajudar, bem como orientá-lo no seu estilo de vida.

6) Problemas no pâncreas

Problemas pancreáticos podem causar febre, dores de cabeça e náuseas, bem como dores perto do umbigo. Se a sua dor vem e vai durante todo o dia, é importante falar com seu médico. Ele pode usar esta informação para fazer o diagnóstico certo.

7) Doença de Crohn

Doença de Crohn ocorre quando existe inflamação do intestino. Ela pode afetar áreas em qualquer lugar, desde a boca até o reto. Os sintomas incluem perda de apetite, dor na região do umbigo, cólicas do abdômen, úlceras na boca, diarreia ou sangramento retal. Não há cura para a doença de Crohn e muitas vezes é transmitida através da genética. O seu médico pode fornecer a medicação para ajudar com seus sintomas.

8) Infecção do trato urinário (cistite)

Esta infecção do trato urinário, causada por bactérias, se espalha para os rins. Cistite é muito mais comum em mulheres do que em homens. Às vezes, pode causar dor ao redor do umbigo, mas os sintomas mais comuns são dor ao urinar e a urina é turva ou com sangue. Você deve consultar o seu médico o mais rapidamente possível, uma vez que apenas os antibióticos podem curar esta infecção.

9) Cirurgia

Às vezes você pode sentir dor na região do umbigo, se você teve uma cirurgia abdominal recente. Ela varia de leve a grave, mas em qualquer caso, deve desaparecer à medida que seu corpo se recupera. O seu médico lhe dará a medicação para lidar com a dor. Se persistir por um período prolongado de tempo, informe o seu médico, pois pode ser uma indicação de um problema grave ou pode ser outra questão que nem sequer é relacionado com a sua cirurgia inicial.

Acabar com o zumbido no ouvido

10) Os cálculos biliares

A maioria das pessoas com cálculos biliares não experimentam sintomas até que haja uma complicação. Quando os sintomas ocorrem, você pode sentir dor que irradia do seu abdômen superior para o seu umbigo. Ela normalmente não é uma dor constante, mas uma que aparece de vez em quando. Você também pode ter vômitos, febre, náuseas, distensão abdominal e icterícia (pele amarela). O seu médico pode determinar se a medicação e mudanças no estilo de vida podem aliviar os sintomas ou se você precisa de cirurgia.

11) Transtorno do Intestino delgado

O intestino delgado fica abaixo da área abdominal, o que explica o porquê de sempre sentirmos dor ao surgir problemas nesse órgão. A doença pode progredir para uma infecção, e isto pode causar sensações de dor.

12) Apendicite

O apêndice pode ficar inflamado e isso pode causar apendicite. Se você sentir dor de barriga durante a caminhada ou logo depois de comer, podem ser devido a esta condição. A dor sentida pode ser semelhante à dor de estômago, embora esta seja muito mais grave. A dor vai se tornar pior com cada movimento e se não for dada uma atenção especial, há uma chance de que o apêndice venha a estourar.

As doenças acima mencionadas causam a dor no umbigo. Lembre-se que, além de mudanças no estilo de vida, existem algumas situações em que apenas a cirurgia é o principal tratamento. Por isso procure ajuda médica se você já está sentindo a dor por mais de 3 dias. Não ignore os sintomas presentes, além da dor no umbigo, porque podem representar alguma doença grave.

Fontes:

http://naturalremedyideas.com/belly-button-hurt/

http://www.newhealthguide.org/Pain-Behind-Belly-Button.html