Otite é um termo geral para toda inflamação ou infecção no ouvido, em ambos humanos e animais.
Otite pode ser dividido em 3 partes:
Otite externa
Otite externa é uma infecção na região da orelha externa ou no canal auditivo e é mais comum em adolescentes e jovens. A infecção pode ter várias causas, por exemplo a infecção não bacterial como a alergia. Mas geralmente ocorrem por infecções pela bactéria ou fungos na pele do canal auditivo.
A infecção ocorre quando o ouvido possui alguma lesão mesmo que seja pequena. As pessoas que tem o costume de limpar com o cotonete ou qualquer outro objeto o ouvido externo e também coçar o ouvido estão muito propensos a lesionar o ouvido ficando expostos a infecções. Outra causa comum é o contato constante com a água que facilita a remoção do cerume (nossa proteção do canal auditivo) e como é comum a água do mar ou piscina estar contaminada a pessoa possui muitas chances de infeccionar. Por esse motivo, também é conhecido como otite do nadador ou ouvido de nadador.
1) Sintomas de otite externa
- Dores nos ouvidos;
- Coceira e irritação dentro ou ao redor do canal auditivo;
- Avermelhamento e inchaço no ouvido externo e canal auditivo;
- Pressão e ouvido tampado;
- Descascamento de pele ao redor do canal auditivo;
- Escorrimento de pus e água do ouvido;
- Tensão no movimento do queixo e ouvido;
- Inchaço e dor de garganta;
- Perda auditiva.
2) Recomendações
- Não inserir objetos pontudos para coçar ou limpar o ouvido, pois podem ferir o ouvido;
- Seque a orelha com cuidado, usando uma toalha;
- Evite o uso de cotonetes. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo;
- Utilize protetores na hora de nadar;
- Consulte um otorrinolaringologista caso tenha dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.
3) Como tratar?
A otite externa pode ser tratada com medicamentos tópicos; ou seja, pomadas ou gotas otológicas. E também antibióticos como neomicina, polimixina B, clorafenicol e ciprofloxacina associado a hidrocortizona. Cuidando de forma apropriada, a melhoria ocorre dentro de três dias. Para pacientes que praticam natação, deve acidificar a pele para prevenir infecção bacteriana. Pode-se usar ácido bórico, salicílico ou acético. Orienta-se a secar bem a orelha com a toalha .
Otite média
Otite média é uma inflamação do ouvido médio: a região depois da membrana timpânica. A otite média possui condições agudas e crônicas; todas envolvendo inflamação da membrana timpânica e, geralmente, associadas com o aparecimento de fluído no espaço atrás do tímpano que costumam ocorrer durante ou depois de uma gripe, resfriado, infecção na garganta ou doença respiratória que prejudicam o funcionamento da tuba auditiva, consequentemente há o acúmulo de líquidos facilitando a infecção das bactérias.
É mais comum na infância, pois o a tuba auditiva é pequena e ainda não funciona de maneira tão eficiente como nos adultos, assim a tuba fica mais exposta a ter contato com bactérias que infeccionam o ouvido médio.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo
Outra maneira das crianças contraírem a otite média é através da posição que mamam. Se a mãe posicionar de maneira que fique deitada estará facilitando a entrada de alimentos, sucos digestivos e bactérias na tuba auditiva, devendo ser necessário uma atenção extra nas crianças na hora de mamar, tanto no peito com o na mamadeira.
1) Sintomas de otite média
Os principais sinais e sintomas são:
- Dor severa;
- Diminuição da audição;
- Febre, choro constante (nos bebês), falta de apetite, irritabilidade, desconforto, perda de apetite e secreção local no caso de perfuração timpânica;
- Crianças podem ter sintomas de vômitos e diarreia;
- Pode também haver presença de pus na região externa do ouvido;
- Alguns casos são relatados em jovens e adultos também, com as mesmas características.
2) Recomendações
Algumas medidas para evitar a otite média nas crianças:
- A posição para amamentar a criança deve ser inclinada e não deitada;
- Evitar que a criança tenha contato com a fumaça do cigarro;
- Limpe as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados para o catarro não acumular no nariz e na garganta. Principalmente, em bebês e crianças pequenas;
- Vacinar a criança contra algumas das principais bactérias e vírus causadoras das otites médias, como Haemophilus influenza, Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e vírus Influenza (gripe).
3) Tratamento
O tratamento é feito através de antibióticos e analgésicos. Com alguns dias de tratamento, a audição volta ao normal e o líquido da infecção que se acumula atrás do tímpano é absorvido.
Nos casos em que a audição não melhora após três meses é necessário verificar se há sinais de secreção atrás da orelha média para fazer um procedimento cirúrgico, no qual é feita uma pequena incisão no tímpano para a retirada do líquido acumulado.
Otite interna ou labirintite
Envolve o ouvido interno. O ouvido interno é constituído por órgãos sensoriais que nos dão equilíbrio e audição. A tontura é um dos sintomas mais comuns na infecção do ouvido interno.
Comumente, resulta em tonturas e uma incapacidade de se manter em linha reta por um período longo. Além disso, pode causar zumbido no ouvido e, eventualmente, leva a uma perda auditiva temporária até que a infecção seja totalmente tratada. Leia mais >>
Não deixe de baixar o software Hearing Guardian v1 no seu computador
A alta exposição sonora tem sido uma das principais causas da perda auditiva e o zumbido no ouvido tem sido uma das principais consequências. Para que o usuário possa avaliar os resultados antes de fazer qualquer renovação, então, disponibilizamos 30 dias grátis do software para que utilize diariamente e sinta as melhorias em sua capacidade auditiva. Clique no link ao lado e visite o website para baixa o software. www.biosom.com.br
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Otitis