Queda de Cabelo – Principais Causas e Remédios Naturais

Queda de Cabelo - Principais Causas e Remédios Naturais

Queda de cabelo pode levar à calvície, tecnicamente conhecida como alopecia. Ao contrário da crença popular é realmente um fenômeno bastante normal, onde você perde até 50 a 100 fios de cabelo a cada dia.

É quando começa a perder mais do que você precisa se preocupar. Se você está perdendo cabelo em tufos e é incapaz de manter o volume, você deve consultar imediatamente um médico.

A queda de cabelo acontece tanto em homens e em mulheres. O que também é comum é a falta de conhecimento sobre as maneiras maravilhosas e simples de como tratar esta condição.

Ir a uma clínica para examinar o seu couro cabeludo é importante, mas antes de fazer uma consulta, veja quais podem ser as principais causas da queda dos cabelos.

I) Quais são as Principais Causas da Queda de Cabelo?

Queda de Cabelo - Principais Causas e Remédios Naturais

1) Estresse

Estresse é um problema comum em nossos dias. Ele pode levar a vários problemas de saúde que vão desde uma estafa até condições médicas que ameaçam a vida. Estudos têm indicado que o alto nível de estresse é responsável por causar queda de cabelo na maioria das pessoas.

2) Causas hereditárias

Queda de cabelo que acontece devido a razões genéticas é também conhecida como alopecia androgenética. Este gene pode ser herdado de qualquer um de seus parentes. Você estará mais propenso a sofrer de queda de cabelo se ambos os seus pais sofreram com isso também.

3) Desequilíbrio hormonal

Desequilíbrios hormonais causados devido à menopausa, gravidez e mau funcionamento da glândula tireoide também são responsáveis por causar queda de cabelo.

4) Má alimentação

É considerada prejudicial porque dificilmente fornece ao corpo nutrientes importantes e o torna vulnerável doenças. Pode levar a deficiências nutricionais que podem causar queda de cabelo e calvície. Pessoas com transtornos alimentares também são suscetíveis a sofrer de queda excessiva de cabelo.

5) Químicos

O uso excessivo de quimicos oferecidos pelos salões podem enfraquecer seu folículo se feitos frequentemente. Não apenas estes químicos, os produtos de beleza como xampu, condicionador, gel podem contribuir para mais queda de cabelo.

6) Psoríase

Caspa é um problema comum nos dias de hoje que pode ser facilmente tratada. Mas se negligenciada, pode começar a se transformar em psoríase. Este problema de pele é causado quando as células da pele crescem rapidamente, levando a manchas espessas, brancas, prateadas ou vermelhas na pele.

7) Deficiência de Proteína

Nosso cabelo é feito de uma proteína chamada queratina. A deficiência desta proteína em sua dieta pode enfraquecer seu cabelo. Isso resulta em cabelo seco e quebradiço. Isso também pode ser um sintoma de problemas relacionados à tireoide, por isso consulte o seu médico.

8) Deficiência de Ferro ou Anemia

A anemia é um problema comum observado em mulheres que não se alimenta de ferro suficiente. É causada quando o sangue não tem suficientes glóbulos vermelhos. Estas células transportam oxigênio em todo o seu corpo, fornecendo a energia que você precisa. A anemia é uma das principais causas de perda de cabelo, pois, exigem um fornecimento adequado de sangue para o seu crescimento e manutenção.

II) Remédios Caseiros para Evitar Queda de Cabelo

Queda de Cabelo - Principais Causas e Remédios Naturais - Leite de Coco

 

Acabar com o zumbido no ouvido

1) Leite de coco:

O que fazer: Com 1 xícara de leite de coco, aplique no seu couro cabeludo usando uma escova de tingimento de cabelo. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha e deixe por cerca de 20 minutos. Depois disso, retire a toalha e lave o cabelo com água fria. Você pode fazer isso uma vez por semana.

Por que isso funciona: O leite de coco é rico em vitamina E, potássio e gorduras que ajudam a crescer, hidratar e mantê-lo saudável. O óleo de coco também contém os mesmos nutrientes e, portanto, fortalece o seu cabelo. Massagear seu couro cabeludo regularmente com este óleo fornece uma ação protetora contra a perda de cabelo. Ele também tem propriedades antibacterianas que protegem o cabelo de danos.

2) Aloe Vera (babosa)

Modo de Preparo: A receita mais indicada leva uma folha de babosa, 1/2 copo de água. Para preparar é importante bater os ingredientes no liquidificador e depois aplicar um pouquinho em todo couro cabeludo, com auxílio de um pedacinho de algodão. Deixe atuar por 24 horas e depois lave o cabelo normalmente.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O que você precisa: Uma folha (ou mesmo um talo) da planta de aloe vera. Extraia o conteúdo da polpa da folha ou caule e massageie em movimentos circulares. Certifique-se de que seu cabelo já está lavado antes de fazer isso. Deixe por 15 minutos e, em seguida, enxágue com água fria. Repita o processo três vezes por semana, idealmente, na parte da manhã.

Por que isso funciona: Aloe vera desempenha um papel crucial no equilíbrio dos níveis de pH do couro cabeludo. Ele penetra profundamente no cabelo e couro cabeludo, promovendo assim o crescimento do cabelo.

Cuidado: A seiva de cor amarela da planta de aloe vera contém toxinas, e pode irritar a pele se você é intolerante ao látex. Você pode ferver a planta (que converte as toxinas em ácido salicílico natural, que é inofensivo para a pele) antes de extrair o conteúdo de polpa.

3) Neem ou Nim seco

O que você precisa: 10 – 12 folhas de nim seco e um recipiente contendo água. Ferva as folhas e aguarde a mistura. Enxague seu cabelo com esta mistura. Você pode usar este remédio como um último enxague após lavar o cabelo. Pode ser feito uma vez por semana.

Por que isso funciona: Neem tem excelentes propriedades antibacterianas que ajudam a livrar da caspa. Ele também estimula o fluxo sanguíneo, alimentando assim as raízes do cabelo. Neem é usado para eliminar os piolhos e lêndeas.

Cuidado: Usando neem para o cabelo (especialmente no caso de caspa) pode causar ardência nos olhos. Portanto, tenha cuidado para que não entre em seus olhos.

4) Amla (groselha indiana)

O que você precisa: Com 4-5 groselhas indianas e 1 xícara de óleo de coco virgem, ferva as groselhas no óleo de coco até que o óleo fique preto. Espere até que esfrie e depois massageie o couro cabeludo com este óleo. Deixe-o por cerca de 20 minutos e, em seguida, use shampoo como de costume. Faça isso duas vezes por semana.

Por que isso funciona: Amla é rico em vitamina C, um nutriente que ajuda a absorver o ferro, mantendo assim suas raízes fortes e saudáveis. Fabrica colágeno que é vital para o crescimento do cabelo. E amla também ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro do cabelo. Consumi-la regularmente pode ser bastante útil no fortalecimento de seus folículos. Também pode ser aplicado topicamente na forma de suco ou pó disponível em lojas de ervas.

5) Iogurte Grego, Ovo e Leite

Além de realizar a limpeza do couro cabeludo e deixar os fios brilhosos, esses ingredientes também hidratarão.

O que você precisa: 2 colheres de sopa de iogurte grego, 1 colher de sopa de mel e 1 limão. Pegue as duas colheres de sopa de iogurte grego em uma tigela. Adicione o mel e o suco de limão. Misture bem os ingredientes e faça uma pasta. Usando uma escova de tingimento de cabelo, aplique no couro cabeludo. Deixe o preparo no cabelo por 30 minutos e depois enxague bem com água fria.  Aplique uma vez por semana. Mas se você tem cabelo seco, então você pode usar duas vezes por semana.

Outra receita é misturar bem um iogurte natural, 3 colheres de sopa de azeite e um ovo. Aplique por todo o cabelo e massageie suavemente. Deixe a mistura agir por uma hora e depois lave normalmente. Repita o procedimento uma vez por semana. Depois de 30 dias, pode realizar o tratamento uma vez por mês.

Por que isso funciona: O iogurte grego atua como um condicionador natural para o cabelo. Ele contém vitamina B5 e proteínas que são extremamente benéficas para o cabelo. O mel contém propriedades antibacterianas que protegem os cabelos de danos.

6) Methi (feno-grego)

O que você precisa: 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego, 4 colheres de sopa de iogurte e 1 ovo. Mergulhe sementes de feno-grego na água durante a noite. Na manhã seguinte, moa as sementes e faça uma pasta. Certifique-se de que a pasta esteja bem moída. Aplique no cabelo, da raiz à ponta e cubra. Deixe por cerca de 40 minutos e, em seguida, enxague com água fria. Você pode aplicar isso uma ou duas vezes por mês.

Por que isso funciona: Sementes de feno-grego melhoram o crescimento do cabelo e ajudar na reconstrução dos folículos pilosos. Eles também fazem o cabelo ser brilhante e forte.

Acabar com o zumbido no ouvido

7) Raiz de alcaçuz

O que você precisa: 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz, 1 xícara de leite e 1 colher de chá de açafrão. Adicione a raiz de alcaçuz e açafrão no copo de leite e misture bem. Antes de ir para a cama durante a noite, aplique esta mistura e deixe durante a noite. Lave o cabelo na manhã seguinte. Faça isso duas vezes por semana.

Por que isso funciona: A raiz tem propriedades curativas que acalmam o couro cabeludo e eliminam a irritação do couro cabeludo ou caspa. Isto ajuda na manutenção da saúde do couro cabeludo e promove no crescimento do cabelo.

8) Beterraba

O que você precisa: Algumas folhas de beterraba e 1 colher de sopa de henna. Em primeiro lugar, ferva as folhas de beterraba em água até que o nível de água se reduz a metade de sua quantidade. Moa as folhas e adicione a henna. Aplique no seu couro cabeludo. Deixe por cerca de 20 minutos e enxague com água. Faça isso três vezes por semana.

Por que isso funciona: Beterraba contém potássio, proteínas e vitaminas B e C que são essenciais para o cabelo saudável.

9) Suco de Cebola

O que você precisa: 1 cebola e 1 bola de algodão ou 1 cebola, 2 colheres de chá de mel e água de rosas.

  • Rale a cebola e extrair o suco. Mergulhe a bola de algodão no suco e aplique diretamente no seu couro cabeludo, dos fios até as pontas. Deixe por cerca de 30 minutos, após isso, você pode lavar com água fria.
  • Ou você pode espremer uma cebola para extrair o suco. Adicione de 1 a 2 colheres de chá de mel. Para se livrar do odor, você pode misturar água de rosas com cebola. Aplique isso em seu cabelo e deixe de 40 a 50 minutos e lave. Você também pode esmagar alguns dentes de alho e fervê-los em um pouco de óleo de coco por alguns minutos. Quando a mistura aquecer um pouco, massageie o couro cabeludo com ele. Faça isso uma vez por semana.

Por que isso funciona: Cebola tem propriedades antibacterianas que podem eliminar as bactérias que podem causar infecções do couro cabeludo. Ela também tem um alto teor de enxofre que melhora a circulação sanguínea para os folículos pilosos e estimula o crescimento do cabelo.

Cuidado: Tenha cuidado ao aplicar o suco no seu cabelo. Se o suco entrar em seus olhos, lave-os completamente com água fria. Embora não seja prejudicial para os olhos, o suco de cebola pode causar uma sensação de queimação e desconforto extremos.

10) Hibisco chinês

O que você precisa: 10 flores de hibisco chinês e 2 xícaras de óleo de coco virgem. Adicione as flores de hibisco chinês no óleo de coco e aqueça a mistura. Recolha o óleo. Aplique este óleo todas as noites e lave o cabelo na manhã seguinte. Faça isso duas a três vezes por semana durante cerca de um mês.

Por que isso funciona? Hibisco chinês contém vitamina C, fósforo e riboflavina, os nutrientes essenciais para o cabelo liso e forte. A flor também contribui para a eliminação de toxinas e promove a circulação, aumentando desse modo o crescimento do cabelo.

11) Quina

Considerado um remédio natural clássico e que pode ser feito em casa, a receita de quina é um importante aliado para o combate à queda de cabelo.  Para fazer a receita é necessário misturar cachaça, sal e casca de quina, ingredientes muito simples de encontrarmos em lojas. Colocar diretamente no couro cabeludo, fazer uma massagem, deixar agir por alguns minutos. Enxague com água morna.

Veja também este programa Você Bonita que aborda o tema “Queda de cabelo” (30:41):

Fontes:

http://www.stylecraze.com/articles/home-remedies-to-control-hair-fall/