Recrutamento – Tipo mais Comum de Hipersensibilidade Auditiva

Recrutamento - Tipo Mais Comum de Hipersensibilidade Auditiva

Recrutamento é tipo mais comum entre a . Ele ocorre em pessoas que têm algum grau de neurossensorial. As pessoas com este problema, tem dificuldade de ouvir sons baixos e sentem desconforto mesmo com nível de volume razoávelmente altos.

Para enteder melhor sobre o , é preciso entender como funciona o sistema auditivo. A audição é formada, principalmente, por três partes principais: o ouvido externo, o médio e o interno. A captação do som até sua interpretação é uma sequência complexa de transformações de energia, iniciando pela sonora (ouvido externo), passando pela mecânica (ouvido médio), hidráulica e finalizando em energia novamente (ouvido interno). O o qual é composto da cóclea. A cóclea assemelha-se a uma concha cheia de um líquido chamado perilinfa, esse líquido se move livremente na cóclea de um lado para outro. Quando o líquido movimenta-se, dentro da cóclea, milhares de célula ciliadas que são semelhantes a pelos, são estimuladas. Quando movimentadas transportam o estímulo sonoro através do nervo auditivo até o cérebro.

Quando as células ciliadas são danificadas surge a surdez classificada como sensorial. Ao receber os estimulos sonoras, essas células lesadas são incapazes de transformar a vibração mecânica em estímulos elétricos, por estarem danificadas, principalmente as agudas. Com lesões no nosso sistema auditivo, o corpo humano sempre procura uma forma de compensar aquela estrutura danificada, no caso da celulas ciliadas  a cóclea começa a recrutar outras células ciliadas para compensar. Ao recrutar outras células ciliadas para captar frequências, cria-se um estímulo auditivo exagerado e muitas vezes deturpado.

2) Quais são as maiores causas de lesões nas células cililias ?

  • Ruído;
  • Produtos químicos;
  • Vibração;
  • Pressão;
  • Herança genética;
  • Acidentes;
  • Uso indiscriminado de medicação ototóxica;

3) Qual é a principal queixa de pacientes que apresenta recrutamento?

 Recrutamento - Hipersensibilidade Auditiva que Provoca Desconforto

O principal sinal de recrutamento nos pacientes é a dificuldade de ouvir e compreender as vozes, quando faladas em intensidade fraca. E quando faladas em intensidade forte, os pacientes tendem a sentir um certo desconforto.

Sintomas de recrutamento:

  • Perda auditiva;
  • Zumbido;
  • Dificuldade em entender a fala;
  • Sensação de voz “abafada”;
  • Dificuldade na localização da fonte sonora;
  • Hipersensibilidade auditiva;

Os pacientes com recrutamento são portadores de neurossensorial moderada a severa. É muito importante a avaliação e o acompanhamento de médico otorrinolaringologista ou  fonoaudiólogo. O aparelho auditivo (AASI) quando mal regulado pode causar o recrutamento nos pacientes, complicando ainda mais o tratamento.

4) Qual é a solução para o recrutamento?

Hearing Guardian ajuda a detectar as frequências prejudicadas. Depois de detectar as células ciliadas que causam o recrutamente, o software passa a estimular a área afetada com sinais sonoros personalizados. Assim prevenindo que sistema auditivo cause recrutamento e fazendo com que as células ciliadas de toda cóclea trabalhem em harmonia.

Você poderá baixar o software gratuitamente no website da biosom!

Veja este vídeo animado que explica como o software atua na nossa audição (3:17): 

Fonoaudiólogo formado em 2008 pela Universidade Vale do rio Verde- Unincor Hipnoterapeuta como formação em 2018,certificado na escola da hipnose e Dave Elman Hypnosis Institute.