O que é Síndrome de Ménière?

Compartilhe este artigo

A Síndrome de Ménière é um distúrbio causado pelo aumento da quantidade de fluidos endolinfática no labirinto. Síndrome de Ménière causa episódios espontâneos de – a sensação de um movimento giratório – juntamente com , nos ouvidos e, às vezes, uma sensação de plenitude ou pressão no ouvido. Na maioria dos casos, a Síndrome de Ménière afeta apenas um ouvido.

Homens e mulheres na faixa dos 40 e 50 anos são mais propensos do que o resto para o desenvolvimento de Síndrome de Ménière, mas pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em crianças. 

Síndrome de Ménière

1) Primeiros Sinais e Sintomas da Síndrome de Ménière:

A) Vertigem

vertigem Síndrome de Ménière

A Vertigem é a sensação de forte tontura de início súbido. Além disso, durante a crise, há a perda de equilíbrio. Episódios de vertigem ocorrem sem aviso e, geralmente, duram 20 minutos a duas horas ou mais, até 24 horas. Vertigem severa pode causar náuseas e vômitos.

B) Perda Auditiva

perda auditiva Síndrome de Ménière

A perda auditiva na doença de Ménière pode variar, particularmente no início do curso da doença. Eventualmente, a maioria das pessoas experimenta algum grau de perda auditiva permanente.

C) Zumbido no Ouvido

zumbido Síndrome de Ménière

O zumbido no ouvido é a percepção de um ruído, assobio ou som de assobio no ouvido. Com a doença de Ménière, o zumbido é muitas vezes em tom grave.

D) Plenitude Auricular

plenitude auricular Síndrome de Ménière

Plenitude auricular é a sensação de plenitude ou pressão no ouvido.

Um episódio típico pode começar com uma sensação de plenitude no ouvido, zumbido aumentando, a audição diminuindo seguido de vertigem severa, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos. Tal episódio pode durar de duas a três horas, depois que sinais e sintomas melhoram.

Ainda assim, a gravidade, frequência e duração de cada um destes problemas variam, especialmente no início da doença. Por exemplo, você poderia ter episódios frequentes com vertigem severa e apenas distúrbios leves em outras sensações. Ou você pode sentir vertigens e perda auditiva leve, mas raramente têm que perturba o seu sono.

2) Quais são as causas da Síndrome de Ménière?

A causa da doença de Ménière não é bem compreendida. Parece ser o resultado de um volume anormal ou composição do fluído no .

O ouvido interno é um conjunto de passagens conectadas e cavidades, chamada labirinto. A parte exterior do ouvido interno é feito de osso (labirinto ósseo). Dentro é uma estrutura suave de membrana (labirinto membranoso) que é uma versão menor da forma de labirinto ósseo. O labirinto membranoso contém um fluido (endolinfa) e está alinhada com o cabelo, como sensores que reagem ao movimento do fluido.

A fim de que todos os sensores do ouvido interno funcionem adequadamente, o fluido precisa manter certa pressão, volume e composição química. Fatores que alteram as propriedades do fluido do ouvido interno podem ajudar a causar a doença de Ménière.

Os cientistas propuseram uma série de causas potenciais, incluindo:

  • Drenagem do líquido, talvez por causa de uma obstrução ou anormalidade
  • Resposta imune anormal
  • Alergias
  • Infecção viral
  • A predisposição genética
  • Traumatismo craniano

3) Quais são os Tratamentos para Síndrome de Ménière?

tratamento Síndrome de Ménière diagnostico

O tratamento da Síndrome de Ménière é feito por um controle de sintomas e pode ser necessário por toda a vida. Em casos de sintomas como vertigem podem ser controlados com medicamentos como meclizina ediazepam (Valium), diuréticos com hidroclorotiazida pode reduzir o edema/hidropisia e remédios para náusea. Durante esse período, recomenda-se reduzir o consumo de sódio, como sal de cozinha e refrigerantes e aumentar o consumo de , encontrado em muitas frutas e grãos. 

Existem uma série de tratamentos que podem ser feitos para aliviar os sintomas. Existem tratamentos como:

  • Terapias Preventivas: pacientes fazem uma dieta. Pede-se para evitar a fadiga, o esforço e a .
  • Medicamentos como Betahistine
  • Tratamento para vertigem e náusea
  • Tratamento de perda auditiva
  • Tratamento com cirurgia: essas são recomendadas para casos severos.

É recomendado o acompanhamento de um especialista, para que ele possa dar mais detalhes sobre. Caso sinta sintomas similares, procure um especialista. Pois, se este for o caso, quanto antes descobrir melhor será.

4) Não deixe de baixar o software Hearing Guardian v1 no seu computador

A alta exposição sonora tem sido uma das principais causas da perda auditiva, e o tem sido uma das principais consequências. Para que o usuário possa avaliar os resultados antes de fazer qualquer renovação, então, disponibilizamos 30 dias grátis do software para que utilize diariamente e sinta as melhorias em sua capacidade auditiva. Clique no link ao lado e visite o website para baixa o software. www.biosom.com.br

 

Fontes:

http://www.mayoclinic.com/health/menieres-disease/DS00535

http://www.webmd.com/brain/tc/menieres-disease-topic-overview

Compartilhe este artigo