Como Tratar a Tendinite em um Instante?

Como Tratar a Tendinite em um Instante?

Tendinite e Artrite fazem parte de uma família complexa de lesões musculares. Consistem mais de 100 doenças ou problemas relacionados às questões de articulações, aos ossos, músculos, cartilagem e outros tecidos conjuntivos.

O tendão é um “cordão de tecido” que liga o músculo ao osso. É envolvido por uma bainha que por sua vez é revestida por uma camada de células. Ocasionalmente, o tendão pode ficar inflamado, assim surgindo a tendinite.

I) O que é Tendinite?

Assista também o vídeo sobre como evitar e tratar a tendinite (10:51):

Tendinite geralmente é causada por uma lesão específica ou por movimento repetitivo. Pode ocorrer em jovens atléticos em resposta a lesões esportivas, bem como, em adultos de meia idade e idosos, já que os tendões tornam-se menos flexíveis com o passar da idade.

Em geral, a tendinite pode ocorrer de repente, pode durar dias, semanas ou mais, e depois desaparecer. Pode, no entanto, ocorrer de novo no mesmo lugar. Quando tratada adequadamente, normalmente, não resulta em danos permanentes.

Cada tendão, por todo o corpo, pode ficar inflamado. Incluindo ombros, cotovelos, pulsos, dedos, quadris, costas, joelhos, tornozelos e pés. Os sintomas geralmente são dor, rigidez e inchaço.

II) Como Diagnosticar?

O diagnostico é baseado, principalmente, em exame físico e histórico médico. O médico irá procurar por inchaço e sensibilidade na área que está incomodando e irá descartar infecção em caso de não existir vermelhidão associada com o inchaço.

Acabar com o zumbido no ouvido

O médico também irá perguntar que tipo de atividade o paciente exercido rotineiramente, afim de entender a origem da dor. Geralmente, isso é o suficiente para diagnosticar a tendinite.

Caso existam dúvidas, ou se o médico suspeitar de alguma doença inflamatória, ele irá pedir alguns testes laboratoriais e raio-x.

III) Quais são os Tratamentos Disponíveis?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Tendinite é comum em pessoas saudáveis e pode desaparecer sem nenhum tipo de tratamento. Mas na maior parte dos casos um médico de cuidados primários poderá tratar a tendinite. Em outros, pode ser necessário o encaminhamento para um reumatologista, ortopedista ou fisioterapeuta.

Abaixo, listamos algumas das principais abordagens para tratamento da tendinite.

1) Descanso:

O tendão afetado deve ficar em repouso. Você pode ter que parar de executar atividade costumeiras por um curto período de tempo.

2) Alteração de atividade:

A atividade que causou a lesão deve ser modificada de tal forma a aliviar a pressão sobre o tendão. Por exemplo, se o paciente costuma correr e adquiriu inflamação no tendão de Aquiles, pode ser necessário reduzir a distância que costumava correr.

3) Talas:

Às vezes, talas são usados para manter a articulação em questão imobilizada durante atividades físicas. Os tipos de talas mais conhecidas são munhequeiras, tornozeleiras e similares.

4) Compressas:

Compressas frias podem reduzir a dor e inchaço quando o ferimento no tendão é recente. Compressas quentes serão mais eficientes em casos de tendentes causadas por atividades de longo prazo. Ou seja, esforço, lesões etc.

5) Remédios:

Fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem servir para aliviar o inchaço. Outros analgésicos podem ser adicionados para alívio da dor. Em alguns casos, esteroides podem ser injetados na região afetada do tendão para aliviar uma dor bem específica.

Os médicos desaconselham a injetar esteroides em alguns tendões, como o de Aquiles, pois o coloca em risco de ruptura.

Acabar com o zumbido no ouvido

6) Fisioterapia:

Um fisioterapeuta pode ensinar técnicas para esticar o tendão afetado, reduzindo assim, o risco de uma nova lesão. Além disso, ele pode avaliar a mecânica corporal e ensinar melhores maneiras de executar as atividades que causam problemas.

Palmilhas especiais podem ser necessárias para ajustar o estilo de corrida, aliviando a pressão sobre o joelho e tendões.

7- Cirurgia:

E casos raros, uma cirurgia é necessária para aliviar os sintomas de tendinite.

IV) Como Prevenir a Tendinite?

prevencao_tendinite

Em resumo, a tendinite pode ser evitada se os movimentos rotineiros são realizados corretamente. Fique vigilante e procure não perder a postura das mãos.

Fonte:

https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001229.htm