vitiligo

Vitiligo é uma doença não contagiosa sem manifestação dolorosa que atinge a pele. Na doença as células responsáveis pela pigmentação (chamadas de melanócitos), ou seja, coloração da pele são destruídas, logo, a pele perde sua cor natural, resultando em manchas despigmentadas, ou brancas, seja na pele ou em qualquer local do corpo.

A despigmentação afeta todas as raças, assim como a ambos os sexos e está presente em 1% da população geral. Normalmente, sua condição prévia é desenvolvida até aos 40 anos de idade e cerca da metade dos portadores desenvolvem a condição antes dos 20 anos, sendo a maioria pertencente a faixa dos 10 aos 30.

1) Como se manifesta doença?

A doença ocorre gradativamente, iniciando por meio do surgimento de manchas poucos tons mais claros que o natural da pele do corpo, a medida que o tempo passa, essas manchas evoluem se tornando sem cor e com demarcação forte nas bordas.

A doença normalmente se manifesta nas  regiões dos punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, rosto, ao redor da boca e dos olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. Esses locais se tornam bastante sensíveis ao sol, pedindo assim, proteção redobrada.

2) Quais são as causas do vitiligo?

Não se tem conhecimento exato acerca da causa do porém, especialistas, em sua maioria, apontam:

  • A condição auto-imune do corpo, que por meio de um descontrole no sistema imunológico, leva o organismo a produzir anticorpos contra os melanócitos, que são atacados e destruídos.
  • Evento de disparo, como queimaduras solares, stress ou a exposição a produtos químicos industriais.
  • Tendência familiar ou hereditariedade (cerca de 20% indivíduos que possuem perda de pigmentação têm parentes de primeiro grau com as mesmas manifestações).
  • Condições médicas diversas, como a disfunção da tireóide por exemplo.

3) Existem tratamentos?

Por mais que o portador tenha maiores riscos de queimaduras solares a despigmentação não causa consequências importantes para a saúde, embora as alterações estéticas por muitas vezes, acalentarem distúrbios emocionais e psicológicos. Estudos apontam que pelo menos metade dos portadores de vitiligo sofre discriminação social decorrente as alterações físicas que a doença proporciona, esta relação entre o portador e a sociedade é o que torna o acompanhamento psicológico essencial ao tratamento.

Existem tratamentos que prometem reduzir a gravidade da condição variando de acordo com o tamanho, local e coloração da pele afetada, normalmente todas essas técnicas são bem demoradas. Outra possibilidade para cobrir as áreas mais resistentes é a micropigmentação com pigmento de oxidado – uma espécie de tatuagem definitiva, feita por diversas técnicas.

Em caso do chamado vitiligo universal (em que mais de 50% da superfície do corpo é afetada), a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele, para a obtenção de uma tonalidade uniforme. Para as pessoas que têm manchas estáveis há muito tempo é possível usar a cirurgia para o enxerto ou o transplante de melanócitos nas áreas afetadas.

Além de todas essas técnicas, ainda existem as terapias alternativas. Uma delas é o uso de imunomoduladores de última geração, por via oral, para inibir o descontrole do sistema imunológico que parece desencadear o ataque aos melanócitos. Os resultados desses medicamentos têm se mostrado positivos também em outras doenças de pele, embora não comprovado por instituições reguladoras da saúde.

4) Como prevenir?

Por conta da falta de conhecimento sobre as causas da doença não existem medidas efetivas de prevenção com as quais as chances de desenvolver a doença fossem realmente reduzidas. Porém, aconselha-se não abusar do sol, evitando o período das 10 às 16 horas e protegendo-se sempre com filtro solar, além de sempre ter cautela com a manipulação de produtos químicos.

O que se indica a quem possui alguma mancha esbranquiçada suspeita é procurar rapidamente um dermatologista para esclarecer sua origem. Quanto mais rápido sabe-se da doença mais fácil e rápido se torna o tratamento.

5) Como diagnosticar?

Para se obter um diagnóstico o médico  usará primeiramente seu histórico médico, depois ele fará exames físicos e testes para diagnosticar vitiligo. Uma das técnicas que podem ser usadas é pegar uma pequena amostra (biópsia) da pele afetada para exame, outros exames usados são os de sangue e o ocular.

Veja ainda: 10 Tratamentos de Limpeza de Pele para Remover as Manchas

Saiba mais sobre a doença nesta reportagem (13:57):

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br

Recently Published Stories

Soro Caseiro: Para que Serve e Como Preparar em Casa?

Soro Caseiro: Para que Serve e Como Preparar em Casa?

O soro caseiro é uma mistura de substâncias muito conhecidas e comuns, como água, sal e açúcar, que ajuda em

Como é Conviver com um Parceiro HIV Positivo Quando Você é HIV Negativo?

Como é Conviver com um Parceiro HIV Positivo Quando Você é HIV Negativo?

Ser soropositivo ao HIV não é mais uma sentença de morte automática. Na verdade, a medicina fez grandes avanços, permitindo

Saiba Tudo Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Saiba Tudo Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de ELA, é uma doença onde há degeneração do sistema nervoso, ou seja, há

Lipoproteínas de Baixa e Alta Densidade: O que São?

Lipoproteínas de Baixa e Alta Densidade: O que São?

As lipoproteínas são um conjunto de proteínas e lipídeos (gorduras e colesterol) que possuem o papel de transportar gorduras pelo

Primeiros Socorros em Casos de Infarto

Primeiros Socorros em Casos de Infarto

O infarto do miocárdio é um problema que decorre de uma interrupção do fluxo sanguíneo, levando a um acúmulo de

Saiba Tudo Sobre a Overdose!

Saiba Tudo Sobre a Overdose

A overdose é a reação causada pelo consumo excessivo de substâncias químicas, lícitas ou ilícitas, que levam a intoxicação, ou

glândulas prepuciais (Glandulas de Tyson)

Saiba Tudo Sobre as Glândulas Prepuciais (Glândulas de Tyson)

O órgão sexual masculino, o pênis, é um órgão que merece atenção assim como o da mulher. Você sabia que

parkinson capa

10 Perguntas Frequentes Sobre a Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa do sistema nervoso central que atinge cerca de 1% da população mundial

Como o Nervosismo e o Estresse Afetam o seu Estômago?

Como o Estresse Causa Queimação no Estômago?

Imagine a seguinte situação: faltam cinco minutos para você apresentar o projeto em que esteve trabalhando há seu chefe e

curar a gripe rapidamente capa

10 Formas de Curar a Gripe Rapidamente

Estamos em temporada de gripes e resfriados, você já pegou gripe esse ano? Poucas pessoas estão respondendo que não, porque