10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos

É quase impossível impedir as crianças de utilizarem aparelhos tecnológicos hoje em dia. Com uma ampla variedade de apps, games e toda sorte de entretenimento online de fácil acesso, os pais possuem um árduo desafio quanto a nova infância. Por isso, é essencial que se use apps educacionais para direcionar essa tecnologia de forma mais segura.

Apps educacionais não só permitem um uso mais adequado da tecnologia mobile por parte das crianças, como facilita o acesso dos pais para elas. É necessário um equilíbrio entre o uso desses aparelhos e o que se deve permitir aos pequenos, já que as crianças também devem exercer sua autonomia e criatividade.

Para facilitar essa administração quanto o uso da tecnologia pelas crianças, selecionamos os melhores apps educacionais.

Veja os 10 melhores apps educacionais que os pais deveriam ter para os filhos.

1 – Nintendo Switch Parental Controls

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - NIntendo Switch

Esse é um aplicativo exclusivo para os pais e filhos que adquiriram o recente lançamento da Nintendo, o console Nintendo Switch. Com uma temática voltada tanto para os pequenos, como para os adultos, a empresa japonesa estabeleceu desde o novo lançamento os seus cuidados para com a forma nas quais as crianças aproveitam seus jogos.

O Parental Controls permite aos pais gerenciar o tempo de jogo dos pequenos, quais jogos são permitidos, bem como algum outro tipo de restrição, tudo através de smartphones e celulares. É possível colocar alertas no Nintendo Switch, bem como desligar o aparelho pelo celular caso as crianças não deixem o videogame de lado. É uma boa forma de equilibrar a jogatina de uma forma saudável.

2 – O Corpo e Educa Explorer Corpo Humano

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Corpo Humano

Esta é uma excelente opção para incentivar os estudos do corpo humano de uma forma prática. Tanto o Corpo, disponível para os sistemas Apple, como o Educa Explorer, para android, ensinam boas lições de anatomia através de minigames de perguntas e respostas, tudo de forma interativa.

Os pais podem usar apps desse tipo não apenas para brincar com os filhos e incentivar seus estudos, como eles próprios reverem seus conhecimentos e até descobrirem coisas novas. O aplicativo é excelente justamente por ser chamativo para ambas as faixas etárias.

3 – Meu Malvado Favorito: Minion Rush

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - MInion

O mercado de games mobile anda muito disputado, com uma quantidade tão grande de jogos que difícil de escolher – ou melhor, escolher os melhores, já que esta grande quantidade também é carregada de uma qualidade razoável para ruim. Felizmente, não é o caso de Meu Malvado Favorito: Minion Rush.

Acabar com o zumbido no ouvido

Focado nos asseclas atrapalhados de Gru, o jogo é bem simples: passando por diversas fases, os minions precisam coletar itens como moedas e bananas, desviando dos obstáculos sem parar um instante. O game é excelente para trabalhar a coordenação motora e os reflexos das crianças. Além de ser uma boa distração para alguns momentos do dia por parte dos adultos.

4 – Duolingo

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Duolingo

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Uma das melhores formas de aprender uma nova língua é praticando diariamente, seja em suas modalidades orais ou escritas. E o Duolingo trabalha tão bem esse aspecto, que hoje já é reconhecido por algumas faculdades internacionais como forma de adquirir o certificado de fluência.

O Duolingo tem uma interface interativa e muito fácil de ser usada. Tal como os aplicativos para biologia que citamos acima, ele é ótimo para ser utilizado tanto por adultos como por crianças, já que sua graduação e interação social é de fácil acesso para as duas faixas etárias. Além disso, ele usa técnicas conhecidas como Gamification, transformando seu aprendizado em um jogo desafiador.

5 – Drawing Desk

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Drawing Desk

Tem muitos pais que ficavam desesperados em ver seus pequenos pintando as paredes e o sofá de casa com toda a sorte de lápis de cor, giz de cera e outros utensílios escolares. com o Drawing Desk, o foco não é apenas direcionado para os tablets, como incentiva os pequenos a exercerem sua criatividade.

Além de contar com um quadro branco para que as crianças pintem e se divirtam como quiserem, ele também conta com uma opção de customização de fotos. É a chance perfeita para dar a eles a chance de brincar com as fotos de família sem nenhum risco.

6 – Sons Animais

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Sons animais

Esse é um aplicativo especificamente para crianças de 0 a 3 anos. Logo, é essencial que sejam utilizados apenas próximo de adultos, que podem ajudá-los a utilizar sem maiores problemas. Desde pequenos, é interessante que existam formas de mostrar os aspectos básicos do mundo, o que inclui algo simples como os sons dos animais.

Nesse app educacional exclusivo para iOS, você pode reproduzir com um bom grau de fidelidade os sons de diversas espécies. Dessa forma, o aprendizado dos pequenos se torna mais intuitivo e facilitado quando adquirirem maior consciência do mundo e de si mesmas quando estiverem mais velhas.

7 – Play Kids TV

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Playkids TV

A programação infantil nas televisões sempre foi considerada muito cuidadosa no que diz respeito a qualidade de suas produções e atividades para os pequenos. Mas os pais podem resolver essa parte com o Play Kids TV.

Acabar com o zumbido no ouvido

O aplicativo educacional reúne uma série de atividades, programas infantis, jogos, entre outros recursos para divertir os pequenos e ao mesmo tempo mostrar alguns ensinamentos divertidos. Desenhos como Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, e Barney fazem parte da programação.

8 – Pou

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - POU

Os adultos que viveram sua infância na década de 90 vão lembrar do clássico Tamagochi, um brinquedo eletrônico em que os pequenos tinham que cuidar de uma criaturinha tal como um animal de estimação, oferecendo todos os cuidados possíveis, de alimentação a um carinho.

O Pou pode ser considerado uma versão moderna do Tamagochi. Seguindo o mesmo propósito, a criança cuida de sua criaturinha oferecendo os alimentos que ela gosta, acariciando através da tela de toque do aparelho mobile, e brincando através de alguns minigames. É ótimo para ensinar a importância de ser responsável.

9 – Jurassic Life

Inspirado nas grandes produções cinematográficas envolvendo os dinos, além daquelas clássicas animações de aventura, o Jurassic Life incentiva o aspecto explorador das crianças, além de ensinar um pouco sobre os dinossauros e sua história.

Com diversos minigames relacionados aos dinos, de exploração de sítios arqueológicos até montagem o esqueleto de um dinossauro e colorir com um pincel mágico, ele pode ser uma ótima porta de entrada para os pequenos interessados.

10 – Primeiros-Socorros

10 Apps Educacionais que os Pais Deveriam Ter para os Filhos - Primeiros Socorros

Aplicável tanto para crianças como para adolescentes e adultos, este é um dos apps educacionais mais interessantes para quem deseja não apenas se antever a possíveis acidentes, como estar pronto para quando eles acontecerem.

Como bem se sabe, os cuidados de primeiros-socorros devem ser precisos e de acordo com seu nível de conhecimento – se você não sabe o que fazer, o melhor é buscar ajuda de quem sabe. De processos de atendimento até lições básicas para casos leves e graves, o usuário pode ajudar a salvar uma vida, desde que possua um cuidado de acordo.

  • Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/primeiros-socorros-brasil/id1031910381?mt=8
  • Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cube.gdpc.bra&hl=pt_BR

Gostou das dicas de apps educacionais? Existe uma variedade expressiva, então não deixe de investir bem o tempo de seus pequenos, e o seu próprio, da forma mais adequada. Até a próxima!