10 Dicas Eficientes para Preparar um Pitch para a sua Startup

pitch

A apresentação de um pitch é um grande divisor de águas para qualquer empreendedor, afinal é nesse momento em que os investidores decidirão se sua ideia vale a pena ou não – tudo em um curto espaço de tempo.

Portanto o empreendedor deve preparar um bom pitch para convence-los de que sua ideia pode ser um bom negócio, ele deve saber condensar bem as informações, ser claro e preciso em cada aspecto envolvendo sua ideia de startup, e claro, procurar sempre manter a autoestima durante a apresentação.

Existem diversos outros aspectos que podem deixar seu pitch ainda mais interessante, por isso reunimos 10 dicas que poderão ajuda-lo, confira:

10 Dicas Eficientes para Preparar um Pitch para o seu Startup

1) Fale o que eles querem ouvir

Saiba direcionar bem a sua apresentação, ou seja, não apresente informações desinteressantes aos investidores. Procure fazer essa pergunta previamente: O que eles querem ouvir? Eles querem saber como eles vão ganhar dinheiro. Elimine todas as informações que você acha que não são válidas se colocando no lugar de quem vai assistir sua apresentação.

2) Monte um bom slide

É recomendável que você monte uma apresentação com no máximo 10 slides e tente ser o mais breve possível em cada um deles, para dessa forma não acabar entediando os espectadores.

Procure também deixar o slide mais ilustrativo e com poucas informações, pois ele deve servir apenas como base para o assunto principal e para ajudá-lo a manter o seu raciocínio.

3) Seja conciso

Lembre-se que você tem pouco tempo, então é importante que você se atenha ao que é fundamental, um pitch de sucesso deve ser bastante conciso e descrever com precisão o seu startup. Apresente todas as informações de bandeja para não haverem dúvidas.

Acabar com o zumbido no ouvido

4) Elabore uma frase de efeito

Essa dica pode atrair bastante a atenção das pessoas, ela deve exemplificar exatamente a função do seu projeto. Um exemplo bastante famoso é o do Steve Jobs sobre a definição do iPod: “Mil Músicas em seu bolso”. Só isso quer dizer muita coisa, não é mesmo?

5) Não seja técnico demais

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O Pitch é para os investidores e não para cientistas. Utilize termos acessíveis que facilitam a compreensão da sua ideia. Então exclua do seu vocabulário por um tempo palavras que sejam muito difíceis e técnicas demais, por mais que você queira os impressionar demonstrando todo seu conhecimento.

6) Conte uma história

Você melhorará sua apresentação se souber ser criativo e conseguir introduzir uma história durante a explicação. Justamente porque histórias possuem o poder de prender a atenção do público mais facilmente, além de deixar a apresentação mais interessante. É uma dica válida para qualquer situação, então faça bom uso dela.

7) Faça perguntas

É importante também ter esse tipo de interação durante sua apresentação, então saiba ouvir também. Dessa forma você terá a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas e fornecer mais informações que podem eventualmente terem sido deixadas de lado.

8) Treine seu discurso

É como qualquer outra apresentação. Você precisa demonstrar confiança nas palavras e saber apresenta-las adequadamente, e isso não é um talento, é uma habilidade que se adquire com o tempo.

Então pratique bastante antes da apresentação de seu pitch, se apresente para amigos e familiares ou simplesmente treine na frente do espelho em um tempo curto. Pergunte a si mesmo e as pessoas se sua ideia vale um investimento.

9) Faça previsões

Oferecer previsões aos seus investidores é importante, então quando estiver quase encerrando sua apresentação procure falar um pouco sobre faturamento, estipular uma média de clientes por ano e outras metas.

Aumente a sua previsão mas ao mesmo tempo mantenha o pé no chão, nada de algo irreal, procure ser bastante franco, até porque eles são muito céticos quanto a isso e saberão se você tiver passando dos limites.

10) Termine com chave de ouro!

No encerramento do seu pitch você pode retomar – de maneira resumida – os principais pontos que foram ditos, falar o quanto sua ideia é importante para o mercado, se quiser você pode até repetir aquele slogan que você elaborou. Assim sua apresentação terminará com um ar a mais de positividade.

Acabar com o zumbido no ouvido

Conheça alguns passos que melhorarão a apresentação seu pitch nesse vídeo (11:20):

 

Fonte:

https://www.gsb.stanford.edu/insights/10-steps-perfect-your-startup-pitch

http://www.smartalk.com.br/9-dicas-para-apresentar-o-pitch-da-sua-startup/