10 Dicas Eficientes para Promover o seu Aplicativo

Ei desenvolvedor! Quer que seu aplicativo ganhe destaque e possa figurar entre os mais baixados? Saiba que existem diversos passos essências a serem seguidos para promover seu app, e assim consequentemente conquistar novos usuários.

Confira aqui as 10 dicas eficientes para promover o seu aplicativo e aumentar o número de usuários:

10 Dicas Eficientes para Promover o seu Aplicativo

1) Localização

A localização é um ponto fundamental, seu aplicativo tem de estar disponível nas principais lojas, como o Google Play e a Apple Store. É o ponto de partida, pois muitos usuários buscam novos aplicativos por meio dessas plataformas. Com esse tipo de espaço disponível você também poderá fazer atualização de informações e funcionalidades que forem aprimoradas no futuro.

2) Relações Públicas

Querendo ou não a mídia é uma ferramenta influenciadora e cumpre um papel fundamental de divulgação. Menções na mídia especializada, como sites ou outros veículos de comunicação, podem atribuir reconhecimento e atenção de possíveis novos usuários.

Defina o conceito do seu aplicativo, e escreva um press release. Crie uma lista de techbloggers e envie este press release interessante para chamar a atenção deles.

Envie-nos o seu release para nós que promoveremos o seu aplicativo com a nossa opinião. O nosso portal tem aproximadamente 1 milhão de visitantes por mês. Email: contato@biosom.com.br

3) Reviews

Reviews são importantes, pois é por meio delas que o público pode conhecer seu aplicativo afundo, como suas funcionalidades e de que forma ele pode vir a ser útil. Existem muitos sites, blogs e canais no YouTube específicos para essa função. Procure entrar em contato!

Acabar com o zumbido no ouvido

Existem também os reviews deixados pelos usuários no App Store. Nessa parte você precisará de consistência. Quando você for lançar um aplicativo, peça aos seus amigos e familiares deixar um review no app store ou google play para melhorar a reputação do seu aplicativo. Depois disso, peça aos usuários a deixarem os reviews. Defina um número de reviews por dia, e faça acontecer.

4) ASO

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Nas lojas online existem milhares de aplicativos disponíveis, o que torna a disputa por visibilidade ainda mais difícil. Por isso devemos nos atentar ao ASO – ou Otimização de Aplicativos para App Store – que nada mais é do que uma otimização dos resultados de busca nas lojas.

É uma estratégia muito comum no mercado atual, por isso é fundamental que os desenvolvedores conheçam as principais tarefas ligadas à ASO:

  • Nome do aplicativo: Tenha o cuidado de criar um nome original e exclusivo;
  • Palavras-chave: Atribua palavras-chave que se relacionem com seu aplicativo;
  • Descrição: A descrição deve ser fiel ao que o aplicativo oferece e deve também ser atualizada frequentemente conforme as novidades forem surgindo;
  • Capturas de tela: Procure adicionar alguns screenshots exemplificando os principais recursos de seu aplicativo, ou até mesmo um vídeo tutorial;
  • Classificações: Peça que seus usuários avaliem positivamente o aplicativo, pois isso vai permitir que ele ganhe mais notoriedade.

5) Website

Possuir um Website exclusivo para seu aplicativo também pode garantir mais downloads, além de transmitir profissionalismo e legitimidade ao seu app. Com o site você pode escrever livremente sobre seu app e vender seu “peixe” por meio de banners chamativos, promoções de incentivo, entre outras estratégias de marketing básicas.

O segredo é manter o site simples e usual e oferecer o devido protagonismo ao seu aplicativo – nada que uma página inicial de destaque e um enorme botão de download não resolvam.

6) Vídeo

Faça um vídeo promocional para promover o seu aplicativo, pois de certa forma, vídeos são mais palatáveis e possuem um enorme alcance. Seja chamativo, inovador e apresente as informações sobre seu app de forma direta – acrescentar o vídeo no site respectivo não seria uma má ideia.

7) Redes Sociais

Hoje em dia tudo está associado as redes sociais, então é quase impossível não cogitar essa possibilidade e acabar abrindo mão de alcançar um grande número de pessoas.

Procure criar uma página no Facebook e perfis no Twitter e no Instagram, isso facilitará a proximidade com outras pessoas do meio e com seus usuários – também é uma forma de difundir sua marca. Apenas tenha cuidado para não propagandear demais, busque também publicar sobre assuntos de interesse de seu público-alvo. Existe websites como Vintepila para achar profissinais que possam te ajudar com este trabalho.

8) Search Ads

Faça com que seu aplicativo apareça entre os primeiros nas ferramentas de busca na App Store. Como? Calma que eu explico: junto ao lançamento do iOS 10, a Apple introduziu o sistema de Search Ads, que é pago dentro da loja.

Acabar com o zumbido no ouvido

Isso significa que quando um usuário estiver pesquisando sobre um termo especifico, seu aplicativo pode ser um dos primeiros a serem exibidos nas ferramentas de busca por meio do uso das palavras-chave.

9) Influenciadores e Celebridades

Se você tiver – em seu ciclo de amizade ou apenas conhecidos – pessoas do meio tecnológico ou conhecer alguma celebridade que possa oferecer apoio ao seu aplicativo: pode ser uma ótima oportunidade para alcançar novos usuários – Melhor ainda se vocês tiverem um público em comum.

10) Parcerias como associações e outros

Você pode iniciar parcerias com sites, blogs, canais ou outras mídias que possam promover seu aplicativo. Parcerias são sempre uma ótima opção para alavancar o número de usuários, pois por meio de artigos, notícias ou vídeos é possível exaltar seu aplicativo e acabar atingindo uma outra esfera de pessoas com interesses em comum.

 

 10 Dicas Eficientes para Promover o seu Aplicativo

Se você gostou das dicas e quer uma consultoria para promover o seu aplicativo, envie-nos um email no contato@biosom.com.br que te daremos dicas mais específicos para fazer o seu aplicativo bombar.