Uma paixão comum. Seja para relaxar em um fim de semana, curtir um feriado prolongado ou se programar para as tão esperadas férias, viajar é algo que motiva grande parte das pessoas a enfrentarem os contratempos da rotina, visando um precioso tempo livre posteriormente. Normalmente, juntamos amigos ou o cônjuge para viajar juntos. Mas se você vai viajar sozinho existem certas questões para se levar em consideração. Veja a seguir.

1) Por que é preciso saber isso antes de viajar sozinho?

Mas há ainda uma certa crítica que percorre quando se fala em viajar sozinho. Muitos acreditam que esta não seja uma boa opção, e que de certa forma acabe sendo mais viável sacrificar suas férias, caso não haja companhia para seguir estrada à fora.

Bobagem! Viajar sozinho pode ser tão gratificante quanto com companhia, e porque não dizer que, em certos casos chega até mesmo a ser melhor? Desde poder escolher seus próprios destinos até ao fato de se conhecer melhor e dar-se ao luxo de fazer suas próprias vontades. viajar sozinho proporcionará a você vivências e experiências únicas e inesquecíveis.

Para aqueles que já romperam a barreira do medo e se convenceram dos bons e vários motivos para fazer as malas sem se preocupar com companhia, ou para quem ainda está na fase de “pagar para ver”, abaixo seguem dicas para quem deseja embarcar em uma aventura muito bem acompanhado de si mesmo.

2) Dicas para quem você viajar sozinho:

1) O destino

destino viajar sozinho

Acertar no destino é o primeiro passo para uma viagem de sucesso.

Se você ainda está em dúvida, tente escolher o real motivo pelo qual está indo viajar. Pensar sobre o local que se almeja estar e sobre porque se quer estar é essencial para a escolha do destino. Veja alguns motivos.

  • Curtir: conhecer pubs, shows.
  • Descansar: conhecer a natureza do local ou parques.
  • Estudar: algo bem específico para seu futuro.
  • Praticar esportes radicais: também se envolver com a natureza, mas não para descanso.
  • Cultura: conhecer cidades históricas, museus e atividades folclóricas. Embora você deva levar em conta que, as outras opções também podem te enriquecer culturalmente.

Conheça um pouco sobre o local utilizando as facilidades da internet e visitando sites como das prefeituras das cidades e blogs que falem sobre viagens que outras pessoas fizeram ao local que você tem em mente, e enriqueça seus argumentos a favor de uma escolha assertiva.

Utilize também alguns apps para viagem, ele irão te ajudar neste primeiro momento para adquirir o máximo de informação possível sobre o local para onde desejar ir.

2) Atenção aos detalhes

passagem viajar sozinho

Depois de acertar o destino, alguns detalhes também devem ser decididos de forma cuidadosa para que imprevistos não atrapalhem sua viagem.

Viajar sozinho tem peculiaridades. Saber sobre o clima do local para onde vai, planejar os acessório que irá levar, são detalhes que se não forem pensados de antemão, poderão prejudicar seu passeio.

Acabar com o zumbido no ouvido

Se estiver viajando sozinho, não poderá pedir um acessório emprestado para o amigo (ou cônjuge). A dica é separar bem o que terá que levar em sua bagagem e bagagem de mão. Se uma das duas forem perdidas, você precisa poder contar com o básico para sobrevivência de ambas as malas.

3) Prepare-se com antecedência

Calendario viajar sozinho

a) Passagem unitária:

Principalmente falando de avião, passagem aéreas unitárias podem ser mais cara. Certifique-se de comprar suas passagens com certa antecedência, principalmente se sua viagem estiver prevista para ocorrer em épocas de feriado. Antecipando-se você não correrá o risco de não encontrar passagens para a data que planejou, e também terá boas chances de conseguir melhores preços.

b) reserva para solteiro:

Reservar um quarto para solteiro, também pode ser mais caro do que um quarto para casal, dividindo o preço em dois. Por isso também é importante fazer a reserva antecipadamente no local onde pretende ficar hospedado. Busque saber se a data prevista será de alta temporada na região, caso seja, a reserva deve ser feita com uma maior antecedência ainda. Clique no link a seguir para conhecer apps para reservar hotel, podem te ajudar.

4) Guia Turístico

guia turistico viajar sozinho

a) Contratar um guia:

Se você estiver com pouco tempo e quiser conhecer cada lugar com mais profundidade, ao chegar ao destino, procure contratar serviços de guias turísticos certificados pelo órgão da classe.

Principalmente em cidades turísticas, muitas pessoas se apresentam como guias, porém não são regulamentados e por tanto não possuem a devida permissão e capacitação para exercer a função, o que pode fazer com que o barato acabe saindo caro.

Para evitar problemas, vá ao centro de informações turísticas do local e peça indicações de como usufruir da melhor maneira os passeios e visitas que pretende realizar.

b) Apps e guias impressos

Em muitos casos, apenas um guia de viagens e um GPS será o suficiente para te levar a aproveitar o que o local oferece de melhor. Confira no artigo mencionado acima, os principais apps de viagem que irão te ajudar a conhecer melhor a cidade.

5) Telefones úteis

telefones viajar sozinho

Independente de onde estiver tenha sempre em mãos telefones úteis da região onde está. Consiga-os no centro de informações turísticas do local, no hotel/hostel/pousada onde estiver ou até mesmo pela internet.

Se tiver alugado um apartamento ou quarto pelo Airbnb, procure deixar fácil o telefone, email e outros contatos do proprietário, bem como telefones de táxis são importantes. Em caso de viagens internacionais é interessante ter anotado o telefone da embaixada brasileira naquela região.

Acabar com o zumbido no ouvido

6) Administre bem seu dinheiro

7 Dicas que Você Precisa Saber Antes de Viajar Sozinho

 

Viajar sozinho requer uma atenção ainda maior quando o assunto é dinheiro.

Certifique-se de ter sempre uma quantidade de dinheiro em espécie com você, pois alguns lugares não aceitam pagamento por cartões e dependendo do local, pode não ser fácil localizar um caixa eletrônico 24hs. Se estiver viajando sozinho, não poderá pedir emprestado.

Também tome cuidado com os abusos. Sabemos que infelizmente os turistas muitas vezes acabam sendo alvos de preços abusivos. Se você não quer gastar mais do que havia planejado, procure ter atenção antes de sair desembolsando como se não houvesse amanhã.

7) Cuidados com a saúde

remedios medicamentos viajar

Geralmente uma viagem sempre traz empolgação, seja ela acompanhada ou não. Quando essa empolgação é grande demais, a tendência em nos desligarmos de coisas cotidianas acaba aumentando, e isso em alguns casos pode não ser favorável, como por exemplo, o descuido com a saúde.

Para que sua viagem seja fantástica é indispensável que sua saúde esteja em dia. Para tanto, Leve com você uma pequena farmacinha. Atente-se às seguintes dicas:

  • Medicamento para dores de cabeça.
  • Um bom digestivo estomacal.
  • Remédios para alergias.
  • Remédios prescritos: uma atenção especial. Para alguns remédios você terá que ter prescrição médica para, principalmente, realizar uma viagem internacional.

Planeje-se e previna-se da melhor maneira e então caia na estrada sem medo de ser feliz. Faça de você sua melhor companhia e tenha certeza que será uma experiência enriquecedora!

Fonte:

https://bicicletaamarela.com.br/

https://superestilodevida.com.br/


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br